Arteris intensifica ações preventivas para direção segura

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Gouveia
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Concessionária reforça a conscientização dos motoristas para um bom comportamento no trânsito e os cuidados com veículos para uma viagem tranquila

A Arteris, uma das principais empresas de concessões de rodovias do Brasil, está promovendo uma série de atividades de conscientização para celebrar a Semana Nacional do Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro. As atividades reforçam a importância de uma conduta segura nas rodovias, alertando motociclistas, motoristas, caminhoneiros, pedestres e ciclistas sobre a segurança no trânsito.

Em todas as iniciativas, a Arteris orienta aos usuários para um bom comportamento no trânsito e sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança, revisão constante dos veículos e motocicletas. “Nossos projetos buscam um melhor uso da mobilidade e estimulam os motoristas a viver em sociedade com respeito e harmonia, promovendo a integralidade do exercício da cidadania e do direito de ir e vir”, afirma Christiana de Almeida Costa, gerente de Sustentabilidade da Arteris.

Nas ações desenvolvidas pelas Arteris, os programas indicam aos motoristas para o bom comportamento na pista, os cuidados com a saúde e às condições do veículo, para um trajeto seguro e sem acidentes. Dentro das ações de conscientização desenvolvidas pelas concessionárias, estão os programas:

Acorda Motorista: orienta o condutor sobre os riscos de dirigir sob determinadas condições, tais como cansaço, sonolência e longas jornadas.

Serra Segura: fiscaliza e conscientiza caminhoneiros sobre as condições de conservação e de manutenção do caminhão, que afetam diretamente a segurança das pessoas.

Passarela Viva: iniciativa que leva informações aos pedestres sobre seus direitos e deveres.

Viva Ciclista: orientações dirigidas aos ciclistas que trafegam nas vias próximas às rodovias.

Viva Motociclista: programa com foco em informações sobre saúde dos motociclistas e itens de segurança das motos.

Viva Pedestre: orientação de pedestres e andarilhos ao trafegar na via para a redução de atropelamentos.

To de cinto, To Seguro: conscientização de passageiros de ônibus e veículos de passeio sobre o uso do acessório de segurança.

A concessionária também promove ações de conscientização, de forma online, com estudantes sobre educação no trânsito por meio do Projeto Escola Arteris. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, as escolas parceiras estão realizando 109 atividades como vídeo-aulas sobre educação no trânsito, atividades lúdicas para toda a família e rodas de leitura digital. O Projeto Escola é voltado para alunos de escolas públicas da Educação infantil, fundamental ciclo 1 e ciclo 2, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e APAE’s há 18 anos. Cerca de 1.580 professores foram capacitados e mais 22 mil alunos envolvidos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

O programas de conscientização da Arteris impactaram diretamente, só em 2019, 55.502 pessoas, em 451 ações. Neste ano, já foram realizadas 159 ações que impactaram 13.687 pessoas.

Sobre a Arteris – A Arteris, uma das principais empresas de concessões de rodovias do Brasil, administra cerca de 3.200 km de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, ligando importantes eixos econômicos do País. É responsável pela operação de cinco concessões federais: Fernão Dias, Régis Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul e Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Intervias e ViaPaulista, no interior de São Paulo. O compromisso da empresa, que é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield, é com a valorização do ser humano, seja na segurança da rodovia, nos impactos socioeconômicos positivos na sociedade e na conservação ambiental. A Arteris também desenvolve projetos educacionais em comunidades próximas à área de atuação da empresa, que já beneficiaram mais de 300 mil alunos e formaram cerca de 18 mil educadores em mais de 660 escolas da rede pública de ensino municipal e estadual.