Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mercedes-Benz cria unidade móvel de tomografia para combate à Covid-19

Mercedes-Benz cria unidade móvel de tomografia para combate à Covid-19

· Exames serão destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

· Puxada pelo Novo Actros, “Carreta Tomografia” foi desenvolvida em conjunto com a CIES Global e outros parceiros

· Unidade móvel teve aporte financeiro do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha), com apoio da DEG e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

· Mercedes-Benz coordena este projeto, que irá ampliar o volume de exames realizados em hospitais públicos de São Paulo

· Clique aqui e conheça o projeto

A Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de caminhões e ônibus do País, tem o propósito de trabalhar “para todos que movem o mundo”. Seguindo esse princípio, a Empresa desenvolveu e coordena, em conjunto com a Associação Beneficente Ebenezer (CIES Global) e outros parceiros, um projeto que deu origem à Unidade Móvel de Tomografia, utilizada para diagnosticar a Covid-19. A Empresa fará o serviço de mobilidade, uma vez que a “Carreta Tomografia” será puxada pelo caminhão Novo Actros.

Por meio da parceria com o CIES Global, que presta serviços à Prefeitura de São Paulo, o objetivo dessa iniciativa é ampliar o volume de exames de tomografia para pacientes do SUS (Sistema único de Saúde) em hospitais públicos do município, principalmente na época de pandemia.

Com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), a proposta chegou ao conhecimento do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha), que ofereceu aporte de cerca de 190 mil Euros para a produção da Unidade Móvel de Tomografia - o que envolve a carroçaria sobre o semirreboque e toda a sua estrutura interna.

O aporte do BMZ foi viabilizado por meio do DEG, órgão ligado ao Banco de Desenvolvimento KfW, que, entre várias ações globais, destina verba a programas em países emergentes e em desenvolvimento voltados a questões sociais, ambientais e econômicas. Participam ativamente do projeto também a Siemens Healthineers e a Fleximedical.

Mercedes-Benz do Brasil gerencia o projeto

Além de disponibilizar o Novo Actros para puxar a “Carreta Tomografia”, a Mercedes-Benz do Brasil é responsável pelo gerenciamento do projeto, mão de obra, direcionamento dos investimentos do DEG e identidade visual do veículo. A Empresa atua como uma integradora de soluções de saúde e mobilidade sobre rodas, trabalho que teve a participação de colaboradores de várias áreas da Companhia.

O CIES Global é uma organização com ampla experiência e reconhecimento na realização de atendimentos de saúde em unidades móveis e modulares. Na “Carreta Tomografia”, o CIES responde por todo e qualquer serviço e equipamento médico a ser empregado, disponibilizando toda a equipe necessária para o atendimento dos pacientes que forem realizar os exames de tomografia. O tomógrafo da marca Siemens Healthineers, que compõe a carreta, foi adquirido pelo CIES Global, com recurso financeiro fornecido pelo Ministério da Saúde para atuação no combate à Covid-19.

Para fomentar o projeto, a Siemens concedeu isenção nos custos de transporte e de instalação do equipamento. A Fleximedical executou toda a manufatura e construção técnica da carreta, assim como a preparação e estrutura física da unidade móvel.

“Puxada pelo Novo Actros, a ‘Carreta Tomografia’ ficará à disposição no Hospital Municipal Dr. Benedicto Montenegro (Zona Leste), para ser utilizada de acordo com as necessidades de saúde do município de São Paulo, avaliadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A capacidade é realizar até 1.000 exames de tomografia por mês”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com essa ação, vamos oferecer exames para um maior número de pessoas. Estamos muito felizes e satisfeitos em contribuir com uma causa social tão necessária para a população”.

Projeto é fruto de trabalho de um grupo multifuncional focado em inovações disruptivas da Mercedes-Benz

O executivo explica que a satisfação é maior porque a “Carreta Tomografia” é fruto de uma iniciativa de colaboradores da própria Empresa. “O pontapé inicial foi dado aqui na Mercedes-Benz, com um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios - e essa é uma de suas ideias. Um grupo de participantes gera, dentro da nossa casa, as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia”, ressalta Leoncini. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, na responsabilidade social e no ecossistema do transporte. A Unidade Móvel de Tomografia é um case admirável, como mostram a adesão dos parceiros e o apoio de entidades como BMZ e DEG”.

Os primeiros passos para a concretização da carreta surgiram em fevereiro deste ano, a partir de um encontro entre profissionais da Mercedes-Benz e do CIES Global. O início da pandemia do coronavírus no País, em março, direcionou o projeto para ações de combate à Covid-19, culminando com a apresentação do projeto ao BMZ em abril - o que foi feito com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Após a aprovação e liberação da verba, ocorreu o envolvimento dos demais parceiros.

Carroçaria amplia espaço e garante acessibilidade

A Unidade Móvel de Tomografia tem cerca de 18,5 metros de comprimento e 2,60 metros de largura. Para ampliar o espaço interno e oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes, parte da carroçaria é extensível, avançando mais 2,25 metros de largura e recebendo rampa de acesso. Isso traz mais comodidade e segurança para cadeirantes e para pessoas com dificuldade de locomoção. O espaço interno é formado pelas salas de tomografia, comando dos exames, ambientes multiuso, além do hall de entrada.

Sobre os parceiros

CIES Global – Organização sem fins lucrativos que oferece atendimento de saúde a usuários do SUS, por meio de parcerias com o Poder Público. É reconhecida pelo emprego de unidades móveis e modulares, como carretas e contêineres, adaptadas para esse serviço. Em seus 12 anos de atuação já atendeu mais de 2 milhões de pacientes, realizando 4,5 milhões de atendimentos, 4,3 milhões de exames e mais de 170 mil cirurgias.

Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo – a SMS-SP é o órgão gestor do Sistema Único de Saúde no Município de São Paulo, responsável por executar a política municipal de saúde na busca por garantias de acesso universal da população aos serviços de saúde, assim como a integralidade e equidade em seu atendimento, princípios básicos do SUS.

DEG e KfW – A DEG é subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo, contribui para os três pilares da sustentabilidade: a atividade econômica, o meio ambiente e a coesão social. Fundado em 1948 como uma instituição pública, o KfW pertence hoje à República Federal da Alemanha (80%) e aos estados federados (20%). O KfW é um dos maiores bancos alemães e capta os recursos para suas atividades de fomento quase exclusivamente nos mercados de capitais internacionais.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) -Instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o País, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Suas atividades englobam eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de formação profissional, inovação, inclusão, mineração, meio ambiente, energia e eficiência energética.

A AHK São Paulo congrega 800 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, que, juntas, representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs em 92 países.

Fleximedical – Certificada pelo Sistema B, que identifica empresas com foco social e ambiental, é pioneira em soluções de saúde, como construção de contêineres, carretas, carretas e vans, entre outros tipos de unidades portáteis e fixas, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao atendimento de saúde. Surgida em 2005 como empresa de tecnologia na área da saúde, a Fleximedical inovou criando instrumentos e mobiliários médicos, consolidando-se no mercado com o apoio de instituições como a FAPESP, Rede Yunus de Negócios Sociais, CNPQ e CIETEC/USP.

Siemens Healthineers – A empresa colabora para que os profissionais da saúde em todo o mundo alcancem melhores resultados, capacitando-os em sua jornada para expandir a medicina de precisão, transformando o atendimento, melhorando a experiência do paciente e digitalizando a Saúde. Líder em tecnologia médica, a Siemens Healthineers está constantemente inovando seu portfólio de produtos e serviços em suas principais áreas de diagnóstico por imagem, em diagnósticos laboratoriais e medicina molecular. Também desenvolve ativamente seus serviços digitais de saúde e serviços corporativos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo