Pandemia do novo coronavírus aumenta uso de carro no país e aquece debate sobre segurança automotiva
Levantamento do Conselho Federal de Medicina estima que acidentes de trânsito custaram R$3 bilhões ao SUS na última década
Os primeiros meses de pandemia foram marcados por ruas mais vazias e, consequentemente, diminuição no número de acidentes de trânsito. Em São Paulo, por exemplo, o Instituto Sou da Paz registrou queda de 21% nas ocorrências durante o mês de maio. Entretanto, isso não significa que o trânsito ficou mais seguro. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, durante os cinco primeiros meses do ano foram registrados mais de 1900 mortes e 62 mil acidentes apenas no estado paulista.
Houve, ainda, uma mudança de comportamento dos usuários de transporte público e um crescimento do uso do veículo pessoal nas grandes cidades com o objetivo de evitar aglomerações e o risco de contágio. Este novo cenário implica na possibilidade da volta dos acidentes, o que reforça a necessidade de investir em veículos seguros.
A prática da direção defensiva e a escolha de automóveis com alto desempenho em segurança salvam muitas vidas e devem ser considerados pelo consumidor. Para Everton de Souza, gerente de engenharia de produto da Autoliv, líder mundial em segurança automotiva, é extremamente necessário avaliar quais são e a procedência dos itens de segurança presentes no automóvel.
“Muitas vezes os consumidores priorizam características como conectividade e design na hora de comprar um carro e não conferem a nota de segurança que o veículo teve em um teste de colisão, por exemplo. Essa mudança de mentalidade é importante para que as montadoras busquem não só atender aos desejos do público, mas principalmente, desenvolver automóveis melhores e mais seguros”, afirma.
Hoje, a Autoliv oferece produtos capazes de transformar as estatísticas no trânsito: a combinação de cinto de segurança e airbags, por exemplo, aumenta a chance de uma pessoa sobreviver a um acidente frontal em 61%.
“Globalmente, a Autoliv conta com um time focado em pesquisa e desenvolvimento para garantir a busca constante por produtos que realmente façam a diferença em um acidente. O avanço da tecnologia permite que soluções inovadoras sejam desenvolvidas, antecipando possíveis riscos e contribuindo para que mais vidas sejam preservadas”, conclui o gerente de engenharia de produto.
Por conta de um sistema de produção único e integrado, a Autoliv consegue reproduzir a qualidade de seus produtos em qualquer planta do mundo. No Brasil, a empresa conta com operação em Taubaté (SP) para a produção de volantes, airbags e cintos de segurança, além de possuir um laboratório de testes para qualificação dos produtos em sua fase de desenvolvimento e certificação dos lotes de produção.
Sobre Autoliv
A Autoliv é líder mundial em sistemas de segurança veicular, e por meio de subsidiárias desenvolve sistemas de proteção, como airbags, cintos de segurança, volantes e sistemas de proteção de pedestres para todos os principais fabricantes automotivos do mundo. Os produtos desenvolvidos salvam mais de 30.000 vidas por ano e aumentam em 10 vezes a prevenção de lesões graves.
Com mais de 65.000 associados em 27 países, a visão da empresa de salvar mais vidas e a qualidade está no centro de tudo o que é desenvolvido. A empresa conta com 14 centros de desenvolvimento e 20 laboratórios para realização de testes de colisão. As vendas em 2019 somaram US$ 8,5 bilhões. As ações estão listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ALV) e na Sueca Depository Receipts na Nasdaq Estocolmo (ALIV sdb).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário