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Como a automação pode auxiliar empresas de logística e frotistas a gerenciarem multas de trânsito

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Prado
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
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Por André Scher*

Se você é motorista sabe o quão atento é preciso estar no trânsito para não ser multado e o trabalho que dá recorrer e não perder os prazos de pagamento. Agora, imagine administrar tudo isso dentro de uma empresa de logística, cujo trabalho essencial é rodar pelas rodovias, estradas e cidades deste país? Ou de uma empresa ou indústria com frota própria? A automação pode e deve ser uma grande aliada nesse processo e facilitar a identificação de infrações, condutores, pontos na carteira, de necessidade de recursos e pagamentos das multas de trânsito, independentemente do local em que ela foi emitida.

Em caso de empresas que trabalham com transporte ou têm frota própria, é grande a probabilidade do motorista cometer uma infração de trânsito, não somente por imprudência ou desrespeito às leis, mas também em alguns casos por desatenção, falta do conhecimento de algumas ações específicas, como o uso da máscara dentro dos veículos, do farol em estradas e rodovias ou ter farol ou lanterna queimada sem a percepção do condutor.

Os prazos a serem cumpridos também podem ser um desafio para esses tipos de empresa. Muitas vezes o tempo de se entrar com recurso ou identificar o condutor do veículo no momento da infração passa, seja por desatenção ou pela notificação não chegar a tempo. A somatória de pontos indevidos na carteira pode levar, dependendo a infração, o motorista perder sua habilitação e a empresa, seu funcionário.

Uma das causas mais comuns é para o atraso na chegada das multas de trânsito é que elas são enviadas por correspondência, e como não há uma identificação de entrega com data e recebedor, provar esse atraso não é fácil. Apesar de hoje já existir a notificação eletrônica, o motorista do veículo, ao cadastrar sua CNH do Detran de seu Estado, só fica sabendo das notificações após os pontos serem imputados na sua carteira. Ou seja, não há mais o que fazer, não há mais tempo para recursos.

É importante lembrar que, além da questão da falta de tempo para recorrer no caso de uma notificação indevida ou da pontuação na carteira, o pagamento é outro problema no caso do aviso de infração chegar atrasado ou não chegar. No caso de pessoas jurídicas, ou seja, empresas de logística ou com frota própria, o valor da multa é dobrado caso o condutor não seja identificado em tempo hábil.

A automação pode ser uma aliada no processamento dessas multas dentro de uma empresa. Hoje é possível usar uma plataforma automática interligada com todos os órgãos de trânsito do país, capaz de consultar de forma rápida e eficiente o status e a pontuação de uma CNH, como também qualquer infração de trânsito veicular através do RENAVAM ou da placa e notificar o responsável. É possível de uma só vez consultar as multas de trânsito em rodovias federais, estaduais e municipais e em órgãos de fiscalização, como Polícia Rodoviária Federal, Estadual, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), órgãos de trânsito municipais.

Com os dispositivos e a tecnologia corretos é possível auxiliar uma empresa a minimizar perdas e erros de operação, notificar sempre os responsáveis e, com isso, evitar o pagamento da multa em dobro por não identificar o condutor, e perder o prazo de recurso estipulado pelo órgão de trânsito.

No caso de dispensa de um motorista, por exemplo, caso ele tenha tomado uma multa que chegue após seu desligamento, a empresa consegue responsabilizá-lo pelo ressarcimento da multa, e em caso de uma locadora de veículos, evita o transtorno de cobrança do condutor/infrator após a entrega do veículo.

A plataforma de busca cognitiva de informações tem um papel importante em processos onde buscamos existência de infrações, mas também de status de processos jurídicos e situações cadastrais, certidões imobiliárias ou validades de certificados ou certidões de forma automática na frequência que é necessária para cada negócio.

Automação está a serviço do bom desempenho e da maior eficácia das empresas. Basta apenas você conhecer os mecanismos disponíveis e agregá-los ao seu negócio.

* André Scher é Sócio fundador e CEO da auctus Inteligência Aumentada. Formado em Engenharia Elétrica pela Unicamp, com MBA na Business School São Paulo, tem mais de 20 anos de experiência em empresas de pesquisa e serviços de TI e Telecom, onde adquiriu conhecimentos em soluções e uso de tecnologias de ponta como Inteligência Artificial, data & analytics, automação de processos e infraestrutura em nuvem.

André Scher é sócio fundadador da auctus Inteligência Aumentada. Clique na foto para baixá-la em alta resolução.

Sobre a auctus.ai – Inteligência Aumentada

É uma empresa de tecnologia que oferece serviços de consultoria e desenvolvimento de soluções baseadas em ciência de dados, inteligência artificial e automação de processos de negócios (RPA).

A proposta da auctus.ai é desenvolver soluções inovadoras, capazes de gerar aumento de eficiência, diminuição de custos e melhoria da experiência dos clientes de nossos clientes a partir de aplicação de ciência de dados e automação inteligentes de processos, onde automatizamos não apenas tarefas repetitivas, mas também integração entre sistemas, utilização de dados não-estruturados e geração de insights e predições para tomada de decisões de negócios.

As soluções da auctus.ai podem ser aplicadas desde pequenas até grandes empresas, em processos de negócios comuns a todas as empresas financeiro e administrativos, atendimento ao cliente, recursos humanos, TI, entre outros.


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