Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

As cores do Nivus têm um caráter mais esportivo e moderno

As cores do Nivus têm um caráter mais esportivo e moderno

"As cores do Nivus têm um caráter mais esportivo e moderno"

- Telma Blasquez, Especialista em Color & Trim

Tecnologia, conectividade e performance são alguns atributos que marcaram a estreia do Volkswagen Nivus. No entanto, uma característica que não passa desapercebida é o seu design arrojado, com linhas marcantes e porte musculoso, que conferem personalidade única ao modelo. Além do excepcional trabalho do Chefe de Design para América do Sul, José Carlos Pavone ( veja a entrevista com Pavone), parte deste visual marcante se deve ao trabalho detalhista e de alta qualidade do time de cores e acabamentos, escolhendo os melhores revestimentos e as tonalidades perfeitas para o Nivus. Então, para entender melhor como foi esse processo, conversamos com Telma Blasquez, Especialista em Color & Trim da Volkswagen do Brasil.

VW News - Qual foi o principal desafio no trabalho de desenvolvimento das cores e acabamentos do Volkswagen Nivus?

Telma Blasquez - O desafio principal foi dar personalidade única ao Nivus, diferenciando-o de qualquer outro modelo da marca. A busca sempre foi, a partir das cores e dos materiais, entregar a mesma esportividade que o shape sugere. As combinações de tonalidades precisavam ser coerentes para que o Nivus assumisse um perfil para agradar o público mais jovem. E olhando o resultado final, devo admitir que superamos este desafio.

VW News - O objetivo era entregar, a partir do Color & Trim, mais esportividade ou requinte ao Nivus?

Telma - O caminho sempre foi em direção da esportividade. No entanto, a necessidade de entregar um carro com maior valor agregado a partir da adoção de materiais nobres e de qualidade superior, que agradassem não apenas ao olhar, mas ao toque também, fez com que buscássemos essas duas características, esportividade e requinte, simultaneamente. Unir estes dois mundos não é simples e acaba exigindo pesquisas mais profundas, propostas muito mais elaboradas e as decisões precisam ser certeiras.

Veja também:
José Loureiro: "Nivus é o primeiro carro da VW do Brasil desenvolvido todo virtualmente"
Priscilla Cortezze: "De forma 100% digital, lançamento do Nivus repercutiu em 56 países"
José Carlos Pavone: "O Nivus chegou para fazer história"
Fabio Rabelo: "O VW Play é um dispositivo de tecnologia à frente de seu tempo"

VW News - E como foram os processos de desenvolvimento especificamente para o Nivus?

Telma - Um trabalho interessante que realizamos para o Nivus foi a adoção de novos processos a partir das tecnologias que já temos à disposição em nosso Centro de Design aqui na fábrica da Volkswagen em São Bernardo. Desta maneira, conseguimos implementar uma percepção de maior valor nos acabamentos do modelo, especialmente na versão Comfortline, como a aplicação do pad do painel pintado com um efeito inox, agregando requinte à versão. Nos bancos revestidos em tecido adotamos um processo de gravação a quente (embossed) sobre o tecido com desenho exclusivo e aplicamos uma costura azul para trazer mais personalidade. No caso do Highline, que tem bancos em vinil, utilizamos uma estratégia de dois tons de cinza e a parte de traz revestimos em vinil preto para trazer a ideia de um ‘banco concha’, característica dos carros esportivos.

VW News - E como foi o processo de escolha das cores do Nivus?

Telma - Como disse, a proposta era entregar esportividade ao modelo. Este processo passa pela escolha correta das cores a partir de muitos estudos de tendências, que resultam em uma série de propostas. E para o Nivus escolhemos duas cores que realmente causaram um impacto extremamente positivo. O Sunset Red, que utilizamos nas Lives da World Première e no Lançamento Oficial, e que foi trazida exclusivamente para o modelo. E a Moonstone Grey, que tem sido muito elogiada pela imprensa especializada e que acertou em cheio nesta premissa de agregar apelo esportivo ao Nivus. A ideia de sugerir essa cor foi muito interessante, pois durante o período em que fiquei na Alemanha também trabalhando nos materiais e cores do Nivus, eu vi muitos superesportivos em cinza sólido- fotografei vários com meu celular - e então resolvi sugerir para o Nivus. O Moonstone é o mesmo cinza utilizado pelo novo Golf Mk8, mas não é o mesmo do cinza do Jetta GLI. Esta cor, aliada às peças pretas e rodas escurecidas enriqueceu o conceito Hero, muito elogiado pela imprensa automotiva. Definitivamente, o Nivus é a materialização da ousadia. Ousadia, por exemplo, em democratizar uma combinação de cor bem sucedida em carros superesportivos economicamente intangíveis, a essa nova categoria mais acessível que estamos estreando com o Nivus.

VW News - A responsabilidade foi maior por ser um projeto 100% desenvolvido no Brasil e que, pela primeira vez, será fabricado e comercializado na Europa?

Telma - Com certeza. O projeto do Nivus sempre contou com o acompanhamento da Volkswagen da Alemanha, especialmente por ser um produto completamente novo, inovador e disruptivo. Eu estava na Alemanha neste período de concepção. Troquei muitas ideias com o time de Color & Trim de lá, que aos poucos foram entrando no mood que queríamos trazer para o Nivus. Um exemplo é este pad do painel preto alto brilho no Highline para interagir com a central de infotainment VW Play, proporcionando uma ilha digital ampliada e única no segmento dos compactos. Cores e outros acabamentos também foram debatidos com a matriz, sempre com nosso time propondo as ideias e batalhando por elas. Um processo longo, muito enriquecedor e que mostrou que a Volks do Brasil é extremamente capaz.

VW News - É verdade que o time de Color & Trim teve participação também no desenvolvimento do VW Play?

Telma - Sim, é verdade. Há cerca de três anos os colegas as Engenharia Elétrica fizeram contato conosco, a respeito do desenvolvimento de algumas propostas de visual para o projeto que estavam em início de desenvolvimento. O Marcelo Pereira, um dos designers que fazem parte do nosso time, estava começando a estudar o tema e passou a trabalhar mais próximo do time de Engenharia, contribuindo com ideias e apresentando algumas propostas em termos de design no desenvolvimento do que viria a ser o VW Play. É uma parceria que está começando, mas que já permitiu uma troca intensa de conhecimentos e experiências em diversos pontos, como por exemplo a interação que as pessoas terão com um produto. Podemos projetar um futuro muito promissor para o VW Play, com o estreitamento do relacionamento entre as áreas, juntando os esforços para que todos os envolvidos entendam melhor os usuários e busquem ter empatia com suas necessidades, para então desenvolver as soluções que melhor se adaptem ao cotidiano.

VW News - Qual a sensação de participar de algo tão grandioso e histórico para a Volkswagen do Brasil?

Telma - É surpreendente. A gente não tinha dimensão de que este projeto chegaria tão longe, pelo menos em Color & Trim. Conseguir passar a mensagem que o shape passou, para nós, foi super desafiador. A repercussão foi realmente muito positiva, tanto no Brasil quanto no exterior, como Espanha, Argentina, Alemanha e Estados Unidos. A gente trata todos (projetos) com igualdade de importância e eu não vejo nada de diferente no caso do Nivus. Talvez o impacto tenha sido tão grande por termos descoberto um nicho que não existia, que mexeu com todo o mercado e até mesmo dentro da própria Volks. Muito bom olhar para trás, rever nossos brainstorms e lembrar que foram feitas 10 propostas de cores e não duas, que o painel começou de uma cor e virou outra. Todas as batalhas que travamos por cada detalhe. Por isso, sim, tenho muito orgulho de ter participado deste projeto tão grandioso. É um sinal de que a Volkswagen do Brasil está no caminho certo.

VW News - A sua importância estratégica no projeto do Nivus é a prova de que na Volkswagen as mulheres estão conquistando cada vez mais destaque. Como você vê isso?

Telma - Eu acho que esse é o reconhecimento de que as mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço de direito e que a Volkswagen é uma empresa que está sim no caminho certo, dando voz às mulheres, pois temos background sobre carros, influenciamos a compra de carros e também compramos carros. Faz todo sentido valorizar tudo o que a mulheres falam e dar visibilidade a isso. Sou extremamente grata pelo meu reconhecimento profissional e acredito que o Nivus tenha tido um papel fundamental nisso, pois depois do seu tão comentado sucesso em termos de Shape e Color & Trim, o empoderamento feminino é um dos assuntos mais comentados hoje em dia.

Sobre a Volkswagen do Brasil

Há 67 anos presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. A Nova Volkswagen faz parte de uma estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões. A marca detém o maior portfólio de produtos no País e acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com quatro milhões de carros embarcados. No Brasil, são 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas (Anchieta/SP, Taubaté/SP, São José dos Pinhais/PR e São Carlos/SP), um centro de peças em Vinhedo/SP e escritórios regionais com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas. A Volkswagen conta com mais de 500 concessionárias em todas as regiões do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS