Brasil,

Mais Autonomia entrega o OrCam MyEye, a mais avançada tecnologia para auxiliar pessoas com deficiência visual, na SEDUC, em Goiânia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Orlando Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Iniciativa da Seduc GO fornece 68 dispositivos aos alunos de escolas estaduais; OrCam MyEye tem câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário e fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio, além de reconhecer rostos e produtos; Aparelho pode ser financiado em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, representante exclusiva do OrCam MyEye no Brasil, vai entregar 68 dispositivos ao Estado de Goiás - desse número, 17 são de doação do Movimento Bem Maior. A ação acontece no próximo dia 5 de agosto, na Seduc GO, localizada em Goiânia. A Secretaria de Educação é a idealizadora da ação.

Dotado de tecnologia revolucionária, o OrCam MyEye oferece independência às pessoas cegas ou com deficiência visual. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há mais de 250 milhões de pessoas com deficiência visual em todo o mundo. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que essa população é de 582 mil cegos e 6 milhões de pessoas com baixa visão. E, em sua maioria, elas têm acesso mais restrito à educação, à cultura e ao mercado de trabalho.

“Cerca de 80% das atividades que realizamos no dia a dia estão relacionadas à leitura. O OrCam MyEye proporciona, como ferramenta de visão artificial, o acesso à informação, esteja a pessoa onde estiver, e sem a necessidade de conexão à internet”, avalia Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia, empresa que tem como missão disponibilizar no país o que existe de mais avançado no mundo para pessoas com deficiência.

O equipamento pode ser utilizado para permitir a leitura tanto de livros, quanto jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular, placas de sinalização e folhetos. Trata-se de uma pequena câmera inteligente que, acoplada nas hastes de qualquer par de óculos, escaneia e lê instantaneamente textos em português, inglês e espanhol, em qualquer superfície. Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto; permite escolher entre voz masculina e feminina; e tem comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura - tudo isso offline.

O aparelho consegue ainda identificar cores e tonalidades, reconhecer pessoas e gêneros, rostos, informar a data e hora com um simples gesto de girar o pulso, cédulas de dinheiro (reais, dólares e euros). Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário.

Doron Sadka explica que o OrCam MyEye amplia as possibilidades dos deficientes visuais de inclusão no acesso a escolas e universidades e também no mercado de trabalho, permitindo que ocupem funções até então desafiadoras e oferecendo mais independência. “Uma pessoa cega pode, com o uso do aparelho, trabalhar de maneira mais adaptada em diversas funções. Para o recepcionista de uma empresa, por exemplo, o dispositivo auxilia revelando quantas pessoas estão à sua frente, se são homens, mulheres, meninos, meninas ou crianças e, caso já seja alguém cadastrado, o aparelho informa o nome por meio da identificação memorizada”, conta. O OrCam MyEye possibilita também o desenvolvimento de pessoas com dislexia, déficit de leitura ou analfabetismo.

O OrCam MyEye pode ser financiado em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas, através do Banco do Brasil.

Mais informações sobre os produtos estão disponíveis no site www.maisautonomia.com.br.

Serviço:
Local: Sede da Secretária de Estado da Educação
Data: 05/08/2020, quarta-feira
Horário: 10h
Endereço: Avenida Anhanguera, 1630 - Setor Leste Vila Nova - Goiânia - GO

Sobre a Mais Autonomia

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva é a representante exclusiva da WeWALK Smart Cane no Brasil. Focada em proporcionar mais independência às pessoas com deficiência visual, a empresa já vende com exclusividade o Orcam MyEye, revolucionário dispositivo vestível de visão artificial. Ambos os produtos podem ser financiados em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar