Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ZF desenvolve processo de produção de volantes veiculares e reduz impactos ambientais em Limeira, SP

Solução interna implantada em 2018 reduz o descarte de materiais em 80%

Iniciativa da ZF, na unidade industrial de Limeira, SP, agregou ainda mais qualidade e segurança ao produto e maior otimização no uso de materiais

Novo conceito de produção de volantes passou a ser estudado e adotado em plantas na Romênia, Portugal, China, México e Ásia Oriental

A ZF, por meio de sua equipe de Engenharia de Manufatura, suportada pela área de Meio Ambiente da unidade de Limeira, SP, viabilizou um novo método sustentável para a produção de volantes veiculares. A solução resultou na redução no descarte de materiais em cerca de 80%, com otimização no uso de materiais.

No procedimento de fabricação dos volantes anterior, o poliuretano injetado, ou PU, era depositado em um molde que gerava uma reação química e permitia a expansão do material e criação do volante. Por outro lado, o mecanismo utilizava 24 saídas de gás para se chegar à formação do volante injetado, levando à emissão de poluentes e baixa produtividade. Além disso, por meio desse processo, em um período de um ano a produção de volantes da ZF Limeira vinha gerando até 60 caçambas de resíduos de PU com 5 toneladas cada.

A diminuição da emissão de gases e de descarte de materiais, além da melhoria de qualidade do produto, passou a ser o grande desafio para a equipe de meio ambiente e de processos envolvida com o novo método de produção. “Em menos de um ano, ao criar uma nova concepção de injeção à vácuo para retirada forçada dos gases resultantes da reação química, foi possível adotar apenas quatro saídas de gás, gerando menos impacto ao meio ambiente e diminuição no descarte de materiais”, explica Dasayév Moraes, engenheiro ambiental da ZF. Para obter este resultado, a equipe de Engenharia de Manufatura da ZF Limeira criou um gerador a vácuo e novos moldes para a fabricação dos volantes. Com apenas quatro saídas de gases, a fabricação dos produtos ficou mais limpa, já que os gases são retirados rapidamente no processo.

"Além disso, houve a vantagem em termos de qualidade, pois o volante sai de produção com melhor acabamento, sem falhas de injeção provenientes da reação química. Com o menor índice de descarte possível, a movimentação de caçambas também diminuiu drasticamente no interior da fábrica”, complementa Sildson Corrêa, Gerente Sênior de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da ZF América do Sul.

O projeto foi vice-campeão global do ZF Excellence Award, concurso global de melhoria contínua da ZF, que é distribuído em diversas categorias. Por esse destaque, o novo processo ganhou relevância em várias plantas da empresa ao redor do mundo. De acordo com Sildson Corrêa, o novo conceito de produção de volantes passou a ser estudado e também adotado em plantas na Romênia, Portugal, China, México e Ásia Oriental.

ZF Friedrichshafen AG

A ZF é uma empresa global de tecnologia e fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, permitindo a próxima geração de mobilidade. A ZF permite que os veículos vejam, pensem e ajam. Por meio dos quatro campos de tecnologia, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções abrangentes para montadoras de veículos estabelecidas e provedores de serviços de transporte e mobilidade emergentes. A ZF eletrifica diferentes tipos de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões e proteger o clima.

A ZF, que adquiriu a WABCO Holdings Inc. em 29 de maio de 2020, conta agora com 160 mil colaboradores em todo o mundo, com aproximadamente 260 localidades em 41 países. Em 2019, as duas empresas, então independentes, alcançaram vendas de 36,5 bilhões de euros (ZF) e 3,4 bilhões de dólares (WABCO).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS