Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Preços de carros seminovos e usados se desvalorizam em junho

Movimento de queda, que já era percebido em maio, acentuou-se entre os seminovos. Os 0 km acompanharam a tendência em menor intensidade

O Monitor de Variação de Preços – Autos (MVP) da KBB Brasil aponta que os preços de automóveis e comerciais leves vendidos em junho sofreram desvalorização em todas as faixas de idade analisadas pelo estudo. Com exceção dos usados os modelos 0 km e seminovos observados pela amostra de 22.070 versões do estudo obtiveram variação negativa acima da registada no mês anterior e as três faixas de idade superaram a referência média mensal de todo o ano de 2019.

Embora os resultados de emplacamentos e transações de venda tenham sido positivos em junho, segundo os relatórios da Fenabrave e da Fenauto (federações que representam as concessionárias e as associações de revendedores de veículos, respectivamente), a situação acumulada deste primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2019 ainda preocupa. Se no mês passado o crescimento de emplacamentos de modelos 0 km em relação ao anterior foi de 116%, no acumulado de 2020 ainda há queda de -38,88% (Fenabrave). No caso dos seminovos e usados, o resultado de junho em relação a maio deste ano foi de 71,7% no aumento das transações, porém, a diferença entre os dois primeiros semestres (2019 e 2020) é de -34,3% atualmente (Fenauto).

Este contexto ajuda a indicar que a demanda por carros, apesar de mostrar avanços, ainda não foi suficiente para absorver os estoques parados nas concessionárias e lojas multimarcas. Logo, a maior oferta de veículos acaba forçando a queda dos preços, seja pela preocupação com o capital de giro das lojas e caixa das famílias, seja para estimular as vendas. Os números do MVP de junho também apontam estabilização na tendência de aumento de preços dos carros 0 km, cujas variações positivas foram expressivas em maio, mas mostraram leve queda no mês passado.

A tabela acima mostra que os modelos 0 km tiveram variação de -0,85% em junho, recuo insuficiente para reparar o movimento em maio, porém levemente superior à média de variação mensal observada em 2019. Os seminovos, que também tiveram valorização no início da pandemia, hoje demonstram queda de -1,52%, acentuando o movimento de maio e acima, também, da média do ano passado, de -0,79%. Já os usados, que já vinham se desvalorizando, mantiveram a tendência em -1,73%, também superior ao -0,75% de média de 2019, mas abaixo dos -2,24% de maio deste ano.

Entre as marcas, a Fiat foi a que apresentou a maior desvalorização de modelos 0 km em junho, com recuo de -4,22%, praticamente anulando o efeito inflacionário de maio (4,46%). Na outra ponta, Toyota (1,44%), Nissan (1,88%), Volvo (2,52%) e Peugeot (2,91%) foram as marcas que mais aumentaram os preços de modelos novos em relação à média.

Quanto aos seminovos, os carros da Ford foram os mais desvalorizados em junho: -6,38%, acentuando uma tendência vista já em maio e porcentagem bem superior à média de variação mensal da marca em 2019 (-1,15%). A Peugeot apareceu em seguida (-3,63%), depois vieram as marcas da FCA: Fiat (-2,96%) e Jeep (-2,31%). Os modelos seminovos da Volvo e da Porsche foram os que mais se valorizaram no período: 3,36% e 4,40%, respectivamente.

No caso dos usados, destacaram-se com desvalorização superior à média da idade as marcas Peugeot (-2,58%), Ford (-2,38%) e Volkswagen (-2,39%). De todas, apenas a Porsche teve seus carros usados valorizados consideravelmente: 3,33% em junho.

O MVP – Autos completo do mês de junho pode ser encontrado em anexo ou entre em contato conosco para recebê-lo!

Sobre a Kelley Blue Book

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre Cox Automotive

A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. - uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações.

Através de nossas principais divisões - Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.

A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.

A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortememnte consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS