Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como preparar seu veículo para o pós-quarentena

Como preparar seu veículo para o pós-quarentena

Depois de passarem vários meses estacionados devido ao isolamento social, os veículos precisam de cuidados para manterem a boa performance na rua. Por isso, é importante que, antes de voltar a usá-los, passem por uma breve revisão de itens fundamentais, como fluidos e pintura da lataria.

Luis Fernando Sabino, gerente do negócio de Aditivos e Lubrificantes da BASF, cita dois itens importantes a serem verificados: o fluido de freio e o de arrefecimento do radiador. “No caso de se utilizar um fluido refrigerante recomendado pelo fabricante do veículo, não se faz necessário sua substituição, já que este é armazenado em um circuito/sistema fechado”, explica.

No entanto, há quem utilize água para resfriar o motor e essa prática pode causar grandes danos. “O fluido substituído por água é capaz de provocar corrosão e formação de depósitos no sistema de refrigeração do motor. Portanto nesse caso recomenda-se a substituição da água pelo fluido de radiador indicado pelo fabricante do motor”, esclarece Sabino.

Já o fluido de freio é o grande responsável por transmitir a pressão feita no pedal durante a frenagem para as 4 rodas do veículo. Isso ocorre por meio de mangueiras conectadas ao cilindro mestre, que bombeiam o líquido de maneira uniforme até as lonas e pastilhas de freio, causando por sua vez, a desaceleração do veículo .“Se não for trocado com a quilometragem e o tempo corretos, o fluido vai absorvendo umidade dentro do conjunto, podendo acarretar falhas na ação dos freios”, alerta o gerente.

Outra questão que exige atenção é a sujeira do veículo, fator que vai além da estética. Ao tirar o veículo da garagem, a exposição direta aos raios UV, somada ao excesso de pó e terra, podem resultar em sérios danos à pintura. “É importante avaliar o estado da superfície, verificar se há sujeira acumulada para evitar danos à pintura devido a exposição à luz solar que não acontecia durante a quarentena e garagem coberta, por exemplo. Isso porque, além dos nocivos raios UV há o aquecimento da superfície que, dependendo do dia, pode atingir acima de 50°C em um dia ensolarado”, ressalta Fábio Shimozato, gerente do Laboratório de Desenvolvimento de Tintas Automotivas da BASF. “Lavar e encerar o carro é muito importante para criar uma barreira protetora e reparar possíveis arranhões que exponham a lataria do veículo que podem sofrer corrosão do metal sem a devida proteção”, explica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo