Audi revela o Q4 Sportback e-tron concept

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Romero
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Audi Q4 and Sportback e-tron concept Audi Q4 and Sportback e-tron concept

· Marca das quatro argolas apresenta a versão Coupé do Q4 e-tron como carro conceito

· Tecnologias versáteis de eficiência permitem rodar mais de 500 km

· Versão de produção será lançada em 2021 como o sétimo modelo elétrico da empresa

A partir de uma perspectiva técnica, eles são gêmeos idênticos, porém em termos de formato, cada um tem suas características inconfundíveis: o Audi Q4 e-tron concept deu aos visitantes do Salão do Automóvel de Genebra de 2019 um sabor do primeiro SUV elétrico compacto da Audi. Com o Q4 Sportback e-tron, a marca está apresentando agora o segundo modelo da linha de produtos que entrará em produção em 2021 como um SUV Coupé.

Isto dá aos clientes potenciais do Q4 a oportunidade de começar a pensar sobre qual versão eles preferem aproximadamente um ano antes da entrega dos primeiros veículos: a versatilidade e robustez de um SUV clássico ou a elegância dinâmica da versão Coupé. As dimensões dos dois modelos do Q4 são praticamente idênticas: com um comprimento externo de 4,60 metros e uma altura de 1,60 m, o Sportback é 1 centímetro mais comprido e mais plano. As versões do Q4 são idênticas em termos de largura, 1,90 m, e sua distância entre eixos é de 2,77 m.

Os dois veículos conceito, que já oferecem uma boa visão da linha de motores com autonomia elevada que estarão na produção em série do modelo, também têm a mesma tecnologia de direção. Dois motores elétricos mobilizam 225 kW de potência do sistema nos conceitos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron. Como é típico da Audi, o trem de força vem com a tração quattro nas quatro rodas. Graças à excelente tração, as duas versões do Q4 aceleram de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. A velocidade máxima é restrita a 180 km/h.

Uma grande bateria, com capacidade de 82 kWh ocupa quase todo o espaço na área inferior da carroceria, entre os eixos. A autonomia de mais de 450 quilômetros – de acordo com o padrão WLTP – se torna referência em sua classe. Versões com tração traseira oferecerão uma autonomia superior a 500 km, segundo o WLTP. A tecnologia do Q4 e-tron concept é fornecida pela plataforma modular de eletrificação (MEB), que será integrada em inúmeros veículos elétricos produzidos futuramente pelo Grupo Volkswagen, desde a classe compacta até a classe superior média. O Audi Q4 Sportback e-tron concept oferece uma visão futura sobre como será o sétimo veículo elétrico de produção em série, que será introduzido em 2021 – além dos dois conceitos Q4 e-tron, há ainda e-tron e e-tron S, e-tron Sportback e e-tron S Sportback e o e-tron GT.

Traseira sexy: o exterior

A silhueta do Sportback se inclina para baixo na traseira em uma curva sutil e dinâmica. As transições da linha do teto nas colunas D significativamente inclinadas e terminam em um aerofólio horizontal no nível da borda inferior do vidro. Como resultado, o futuro Audi Q4 Sportback parece muito mais comprido do que seu irmão, o Q4 e-tron concept.

A larga e impactante faixa de luz que conecta as duas unidades das luzes na extremidade traseira do Audi Q4 Sportback e-tron concept foi incorporada para refletir um elemento do Audi Q4 e-tron concept. É fácil de identificar que esses dois modelos pertençam à família e-tron, pois as semelhanças com o e-tron Sportback são óbvias. Isto se aplica também na assinatura ótica do modelo, onde linhas horizontais em LED remetem ao padrão e-tron nas luzes diurnas, remanescentes do irmão mais velho. O projeto impactante do difusor do para-choque, com suas lâminas horizontais e o logotipo e-tron iluminado no meio, é um elemento que as duas versões do Q4 compartilham.

Ao contemplar o Q4 pela frente, a grade frontal Singleframe com o logotipo da marca das quatro argolas identifica o Q4 Sportback e-tron concept como um veículo Audi. E não demora mais de duas olhadas para ver que este é um elétrico da marca: como a primeira produção com tração elétrica, o novo veículo conceito apresenta também uma superfície estruturada fechada dentro de uma moldura octogonal quase vertical no lugar de uma grade tradicional de radiador.

Os para-lamas modelados de forma proeminente em todas as rodas são mais uma característica clássica do projeto que tem diferenciado a marca desde o lendário Audi quattro 1980. As características ampliadas do Q4 e-tron concept e Q4 Sportback e-tron concept são projetadas para serem altamente orgânicas e fluidas. O assoalho do modelo reforçado contra impacto de pedras entre os eixos, onde a bateria e também a central elétrica deste SUV estão localizadas, é uma característica típica do e-tron. Grandes rodas de 22” não deixam dúvida quanto ao potencial do mais novo membro da família Audi.

O Q4 Sportback e-tron concept vem pintado na nova Cinza Kinetic, uma cor metálica leve e perolizada que adquire um tom esverdeado distinto, dependendo do ângulo da luz. Em contraste, as seções inferiores da carroceria são pintadas em cor cinza escura. Esta segmentação enfatiza a largura e a orientação horizontal da arquitetura do veículo.

Sensação de amplitude: o interior

Com suas dimensões, o Audi Q4 Sportback e-tron concept também assume excelente posição na classe compacta. Seu espaço qualifica o SUV elétrico como um ágil polivalente e sua distância entre eixos de 2,77 metros o coloca uma classe acima. Como não existe um túnel da transmissão restringindo o espaço, o Q4 Sportback e-tron concept oferece amplitude e conforto, principalmente em termos de espaço para as pernas na frente e mais ainda na traseira.

A esquematização de cores enfatiza a sensação de espaço. Enquanto cores leves e quentes dominam a seção superior da cabine, o tapete escuro no assoalho fornece contraste. O forro do teto, as colunas dos vidros e a seção superior do trilho da porta e painel de instrumentos são instalados com tecidos de microfibra branca e bege.

A sustentabilidade é a principal prioridade, não somente pela motorização elétrica no Audi Q4 e Q4 Sportback: a cobertura do assoalho é feita de materiais reciclados. Em vez de molduras decorativas cromadas, as superfícies são revestidas com acabamento de tinta multicamadas de alta qualidade. O plexiglas com pintura fosca sobre as aplicações cria um efeito intenso de profundidade. Quatro bancos com apoios para cabeça integrados são revestidos com material Alcantara confortável, produzido com mão-de-obra aprimorada. Costuras duplas com fios espessos adornam o revestimento.

O display do Audi virtual cockpit com exibição dos elementos mais importantes de velocidade, nível de carga e navegação está localizado atrás do volante de direção. O head-up display de grande formato, com uma função de realidade aumentada, é uma novidade. Ele pode exibir importantes informações gráficas, tais como setas direcionais para conversão, diretamente no curso da via. Painéis de controle projetados como elementos sensíveis ao toque nos raios do volante de direção podem ser usados para escolher as funções utilizadas com mais frequência.

No centro, sobre o console central, existe um tela sensível ao toque de 12.3” pela qual o infotainment e as funções do veículo são exibidos e acionados. Ela é inclinada à frente do motorista para facilitar o acionamento. Uma fileira de botões para controlar o ar-condicionado está localizada abaixo dele.

Como o console central não precisa ter elementos funcionais como o acionamento da alavanca de mudança ou freio de estacionamento, ele é projetado como um espaçoso compartimento de armazenagem que inclui um berço de carga para celular. Existe uma área horizontal com design de alta qualidade na qual o botão seletor para o modo de transmissão está integrado e que também serve como uma tampa para a seção dianteira do console. Além do compartimento de armazenagem inferior convencional, agora as portas fornecem a possibilidade de guardar garrafas na seção superior especialmente moldada, onde elas são mais fáceis de alcançar.

Desempenho eficiente: sistema de tração e suspensão

A plataforma modular de eletrificação (MEB) oferece uma ampla gama de variações de direção e níveis de potência. A versão performance da tração elétrica é instalada no Audi Q4 Sportback e-tron concept. Os eixos dianteiro e traseiro são acionados por um motor elétrico – o Q4 Sportback tem tração quattro. Não existe conexão mecânica entre os eixos. Em vez disso, um controle eletrônico garante que a distribuição de torque seja coordenada de forma otimizada em frações de segundo. Isto permite que o SUV Coupé obtenha ótima tração em todas as condições climáticas e em qualquer tipo de superfície.

Na maioria dos casos, o Q4 Sportback e-tron concept usa principalmente o motor elétrico traseiro síncrono para obter a mais alta eficiência. Se o motorista demandar mais potência do que o motor elétrico traseiro pode fornecer, a tração elétrica nas quatro rodas usa o motor assíncrono dianteiro para redistribuir o torque ao eixo dianteiro, conforme necessário. Isto acontece também de forma preditiva antes que ocorra a patinação em condições de gelo, em curvas rápidas ou se o veículo subesterçar ou sobresterçar.

O motor elétrico na traseira tem uma potência de 150 kW e mobiliza um torque de 310 Nm, enquanto o motor dianteiro fornece às rodas dianteiras até 75 kW e 150 Nm. A potência do sistema é 225 kW. A bateria no assoalho do veículo armazena 82 kWh, o que permite uma autonomia superior a 450 km de acordo com o padrão WLTP. A bateria é carregada com no máximo 125 kW. Portanto, demora um pouco mais de 30 minutos para atingir 80% da capacidade total.

A receita para esta excelente autonomia envolve muito mais do que somente uma unidade de armazenamento de energia com grande capacidade. Como o primeiro membro da família, o Audi Q4 e-tron concept, o Audi Q4 Sportback e-tron concept apresenta alta eficiência, com baixo arrasto aerodinâmico da carroceria, cujo coeficiente é 0,26 e, assim, fica 0,01 abaixo do SUV Q4 e-tron. A linha de produtos elétricos compactos apresenta também uma estratégia sofisticada de recuperação. A complexa gestão térmica da tração e bateria, que envolve uma bomba de calor de CO2, também contribui para isto.

Dirigibilidade esportiva e precisa

Um fator-chave para o caráter esportivo e a dinâmica transversal excelente é a posição baixa e central na qual os componentes são instalados. O sistema de bateria de alta voltagem combina muito bem com as dimensões do Audi Q4 Sportback e está localizado entre os eixos na forma de um bloco largo e plano atrás do compartimento de passageiros. O sistema de bateria pesa 510 kg. Portanto, o centro de gravidade do Audi Q4 Sportback e-tron concept está em nível semelhante ao de um sedan sem o sistema de tração convencional.

A distribuição da carga nos eixos é perfeitamente balanceada em quase 50:50. As rodas dianteiras do Q4 Sportback e-tron concept são guiadas por um eixo MacPherson com amortecedores adaptativos. Na traseira, existe um eixo multilink com molas separadas e amortecedores adaptativos.

A plataforma modular de eletrificação MEB: a base

MLB, MQB – plataforma modular longitudinal e plataforma modular lateral: esses sistemas de componentes para o desenvolvimento de veículos representam uma história de grande sucesso em todos os segmentos da Audi e Grupo Volkswagen. As plataformas anteriores foram projetadas primariamente para o uso de motores a combustão. O que é novo e diferente sobre a MEB, plataforma modular de eletrificação? Ela foi projetada especificamente e com exclusividade para veículos com sistemas elétricos de tração. Eixos, transmissões, chassis e a interação entre todos os componentes são selecionados e adaptados especificamente para a mobilidade elétrica.

Portanto, a colocação das unidades das bateiras de grande volume e sua geometria podem ser otimizadas sem precisar fazer concessões a outros sistemas de tração que precisam sempre ser considerados em MLB e MQB.

Ao mesmo tempo, a MEB abre um enorme potencial de sinergia. Esta plataforma serve como base principalmente para veículos elétricos no segmento A de alto volume. Ela permite o desenvolvimento da melhor tecnologia disponível conjuntamente entre as marcas e é usada em muitos veículos elétricos diferentes. Assim, a MEB ajuda também a mobilidade elétrica a participar mesmo no segmento compacto, mais sensível a preço.

E-initiative: mais de 20 modelos com tração elétrica até 2025

A marca das quatro argolas iniciou sua ofensiva elétrica com o lançamento mundial do SUV Audi e-tron totalmente elétrico em setembro de 2018. Por volta de 2025, a Audi oferecerá mais de 20 veículos com tração totalmente elétrica mundialmente, que representará aproximadamente 40% das vendas de modelos eletrificados. Os SUVs dentro deste portfólio incluem o Audi e-tron e o Audi e-tron Sportback. Além disso, haverá uma gama de modelos com carroceria clássica, tais como Avant e Sportback. A oferta cobrirá cada segmento relevante do mercado, desde a classe compacta até a classe de luxo.

Sobre a Audi

O Grupo Audi, com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é um dos fabricantes mais bem sucedidos de automóveis e motos no segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados mundialmente e produz em 18 localidades de 13 países. Subsidiárias 100% da AUDI AG incluem Audi Sport GmbH (Neckarsulm, Alemanha), Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália) e Ducati Motor Holding S.p.A. (Bolonha, Itália). Em 2019, o Grupo Audi entregou aos clientes cerca de 1.846.000 veículos da marca Audi. No ano fiscal de 2018, a AUDI AG atingiu um faturamento total de 59,2 bilhões de euros e um lucro operacional antes de itens especiais de 4,7 bilhões de euros. Atualmente, cerca de 90.000 pessoas trabalham para a empresa no mundo todo, sendo mais de 60.000 na Alemanha. A Audi está focada em produtos e tecnologias sustentáveis para o futuro da mobilidade.