Brasil,

MiX Telematics lança sensor de fadiga para aumentar segurança nas estradas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Claudia Proença
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

MiX Telematics lança sensor de fadiga para aumentar segurança nas estradas

Mix CareDrive chega para detectar cansaço e sonolência de motoristas e, assim, reduzir número de acidentes nas estradas

Cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em parceria como a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina.

O estudo mostra também que cansaço e a fadiga são grandes vilões nas estradas brasileiras, pois juntos causam 60% dos acidentes de trânsito.

Sensor de fadiga

Diante desse cenário preocupante, a MiX Telematics acaba de lançar o MiX CareDrive, solução integrada de telemetria e detecção de fadiga de condutores. O objetivo da tecnologia é aumentar a segurança ao volante e atender frotas de veículos comerciais leves e pesados, ônibus, bem como linha amarela e máquinas.

A solução possui uma câmera especial, que consegue identificar a fadiga mesmo que o motorista use óculos de grau, de sol ou lentes.

A partir da aplicação de tecnologia de imagens dos olhos, é possível determinar a condição de fadiga do motorista e, caso ela seja detectada, é emitido alarme sonoro e áudio de esclarecimento para despertar o motorista.

Como é feita a detecção da fadiga?

O sensor de fadiga é uma câmera infra vermelho, instalada sobre o painel do veículo e direcionada para o rosto do motorista. Assim que os sinais de sonolência são detectados, ele emite alarme sono para chamar a atenção do motorista, alertando sobre o risco de continuar ao volante.

Simultaneamente, o sensor de fadiga se comunica com o computador de bordo, que informa o centro de controle da frota, informando sobre a situação do motorista e possibilitando a tomada de ações para evitar acidentes.

O MiX CareDrive também emite alertas sonoros e mensagens de áudio em caso de distração ao volante (olhos voltados para a estrada, conversa com passageiro, uso de celular etc.), excesso de velocidade, posicionamento incorreto da câmera, devido a mudança de motorista ou tentativa de burlar a solução e falta de conexão GSP.

O lançamento faz parte da solução MiX Fleet Manager Premium, que permite gerir controle de consumo de combustível, condução segura, jornada de trabalho, informações do barramento CAN, eventos programáveis, acessórios e app para smartphone e tablet.

“A telemetria é fundamental para prevenir e reduzir índices de acidentes no trânsito, pois ela permite acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece durante o trajeto percorrido pelo motorista. Assim, gestores podem tomar decisões rapidamente e tornar a viagem segura e eficiente. Além disso, é importante para aprimorar o comportamento dos motoristas, por meio de treinamentos constantes”, diz Alexandre Fagundes, gerente de Produtos e Marketing da MiX Telematics.

Sobre MiX Telematics - A MiX Telematics é a líder global no fornecimento de informações para gestão de frotas, segurança do motorista, melhoria da utilização e redução de consumo e manutenção, bem como de soluções de rastreamento de veículos. A empresa disponibiliza soluções de telemetria para mais de 818 mil veículos em 120 países por meio de extensa rede de escritórios, ajudando clientes em todo o mundo a gerir eficazmente seus veículos e ativos. Os produtos e serviços fornecem a frotas empresariais, pequenas frotas e consumidores soluções que visam aumentar a segurança, eficiência e conformidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar