Brado conquista novos clientes e quebra recordes em suas operações logísticas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Scheid
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

• Mesmo com os desafios impostos pela COVID-19, a empresa de logística firmou novos contratos nos primeiros quatro meses deste ano.

• Transporte de produtos de limpeza, proteína animal e fertilizantes foram os destaques em crescimento.

A Brado expandiu ainda mais as suas operações nos primeiros meses de 2020, mesmo com os impactos gerados pela coronavírus em diversos setores da economia do país. Entre janeiro e abril, a Companhia registrou recordes no transporte de produtos de limpeza, na exportação de proteína animal para o exterior e na importação de fertilizantes. E conquistou 21 novos clientes, sendo que mais da metade atuam no mercado interno. Os diferenciais dos serviços oferecidos pela Brado vão ao encontro das necessidades do mercado em um cenário como o atual, que reforça as necessidades de um transporte seguro, de qualidade e com previsibilidade.

"Nossa equipe nunca esteve tão motivada para superar desafios. Primeiro, protegemos a nossa gente: quem atua nas áreas operacionais distribuímos álcool em gel, máscaras de proteção e estamos cuidando da higienização correta dos ambientes e equipamentos de trabalho. Em áreas administrativas, adotamos home-office. E mesmo com as adversidades temos conseguido crescer", diz Marcelo Saraiva, presidente da Brado. "Acreditamos fortemente que a nossa sociedade vai superar essa crise de saúde. E prevemos que a retomada do consumo poderá impactar positivamente ainda mais as nossas operações", avalia.

Dos 21 novos clientes conquistados neste ano, cerca de 12 são de Mercado Interno. Alguns já faziam testes com a Brado, outros vieram neste ano por conta do cenário econômico, como aconteceu no segmento específico de transporte de embalagens de papelão para alimentos congelados. "Isso ocorre no trecho ferroviário de Sumaré a Rondonópolis. Devido ao aumento de vendas de alimentos e com mais pessoas vivendo e trabalhando em suas casas, veio o impacto positivo em toda uma cadeia que apostou na multimodalidade (rodovia e ferrovia) para vencer as longas distâncias", conta Douglas Goetten, diretor comercial da Companhia.

Entre os destaques nas movimentações, está o aumento do fluxo das carnes bovinas e de aves que abastecem o mercado externo. "Tivemos crescimento nos dois portos onde atuamos, que é Santos (SP) e Paranaguá (PR). Vindas de Rondonópolis (MT) e Cambé (PR), os produtos congelados foram embarcados para a Europa, Ásia e Oriente Médio", conta Goetten. A empresa realizou o seu melhor primeiro trimestre no segmento de proteína animal. "Neste ano, 19.012 TEUs Reefer foram movimentados. No ano passado, chegamos a 15.110 TEUs. Ou seja, foi um aumento de 25,8%", destaca o executivo.

Ainda no setor agrícola, a empresa bateu dois recordes, um trimestral e outro mensal com os fertilizantes importados que chegam ao Porto de Paranaguá (PR). No trecho ferroviário entre o cais e Cambé, cidade na região norte do estado do Paraná, a Brado movimentou 1.212 TEUs no primeiro trimestre de 2020 ante 538 movimentados no mesmo período de 2019, chegando a um crescimento de 125%. E no mês de março deste ano, foram 382 TEUs ante 70 em março de 2019, um aumento de 446%.

No segmento de transporte de produtos de limpeza, a Brado quebrou o seu recorde na movimentação de detergente e sabão em pó no trecho ferroviário entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT). "Para atender o mercado interno, tivemos um crescimento de 87% em março deste ano ante o mesmo mês de 2019, com 176 TEUs frente a 94", fala Douglas Goetten.

"O crescimento no atendimento aos mercados interno e externo acompanham a percepção de muitas empresas com relação à competitividade logística da Brado", diz Marcelo Saraiva, presidente da Brado. "Como ligamos a produção ao consumo, somos a melhor distância entre gente que produz e gente que consome. Seguiremos firmes no nosso propósito de abastecer o mercado".

Sobre a Brado

A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Possui estrutura própria composta por 19 locomotivas, mais de 4,6 mil contêineres e 2,4 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focado na integração multimodal.