Brasil,

Maio Amarelo: Segurança no trânsito começa com o condutor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

César Urnhani, piloto da marca - Rafael Catelan César Urnhani, piloto da marca - Rafael Catelan

Cesar Urnhani, piloto automotivo da YPF Brasil, explica o que pode contribuir para uma direção segura

Com o lema “Perceba o risco. Proteja a vida”, a campanha do Maio Amarelo deste ano pretende, mais uma vez, alertar as pessoas sobre a importância da segurança no trânsito. Segundo o piloto da YPF Brasil, empresa de energia, Cesar Urnhani, 95% dos acidentes na via podem ser evitados quando o condutor dirige de maneira preventiva.

Respeitar as regras da via, no que diz respeito a velocidade e conversões, faz parte de uma direção defensiva. Revisar o veículo periodicamente também traz mais segurança ao volante. “Manter o cuidado e zelo para com o próximo faz parte de uma direção segura. Sempre vale o exemplo de que ‘o maior cuida do menor’ quando comparamos veículos pesados, leves e pedestres”, explica o especialista técnico da YPF Brasil Pablo Bueno.

Entre muitos itens importantes, como pneus, parte elétrica e suspensão, a atenção ao lubrificante automotivo é fundamental. “Quando não observado da maneira correta, a ausência desse fluído no motor é algo muito grave para o carro”, explica Urnhani.

O piloto de corridas e testes da YPF Brasil acrescenta que, se o veículo chegar no limite, sem lubrificante, pode parar de uma vez na pista. Nesse contexto, além de soltar óleo no piso, fazendo com o carro derrape, parte desse fluído pode atingir as áreas internas mais quentes do carro.

“Um dos principais riscos é o automóvel pegar fogo. Além disso, caso o motor pare de funcionar, o condutor perde pressão de freio, sendo mais difícil parar o carro”, reforça Urnhani. Para evitar esses e outros problemas, Bueno ressalta que a troca do lubrificante automotivo deve seguir o recomendado pela montadora – orientação presente no manual do carro.

Dados e tecnologia

Um carro revisado e em bom estado é essencial para uma direção segura, mas não evita, por si só, acidentes na via. Apenas no ano de 2018, mais de 33 mil pessoas perderam a vida no trânsito, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Maio Amarelo existe desde 2011 e foi criado a partir de uma resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) contando com forte protagonismo do Brasil. “Começamos essa iniciativa e, hoje, mais de 26 países fazem parte das ações da campanha. Isso faz com que o nosso país tenha relevância no tema e nas atitudes para diminuir acidentes de trânsito”, explica o piloto da YPF Brasil.

Novas tecnologias têm sido desenvolvidas na busca por um trânsito mais seguro. Urnhani explica que o ambiente das pistas realiza testes e leva, para o dia a dia, soluções permanentes aos carros. “Um exemplo disso é a tentativa de desenvolver veículos que, em uma colisão, tenham capacidade de deformação programável, a fim de fazer com que as pessoas dentro do carro sofram cada vez menos impactos”, explica o piloto.

Desenvolver produtos que tragam desempenho e preservação dos veículos é algo que também impacta a direção segura. A YPF Brasil, por exemplo, conta com a tecnologia anti-stress - TAS® -, criada e homologada em conformidade com os padrões específicos de cada uma das grandes montadoras, como Porsche, Volkswagen, GM, Ford, Mercedes, dentre outras.

Ao mesmo tempo que apoia as medidas de trânsito seguro, a YPF Brasil acompanha de perto o que as pistas de corrida têm a trazer para o dia a dia dos condutores. “O controle eletrônico de estabilidade é um exemplo. A principal função é voltada para que o carro não derrape em curvas ou desvios de trajetórias. Isso evita que o motorista perca o controle do veículo”, explica Bueno.

Urnhani ressalta que o constante aprimoramento de métodos de frenagem é essencial tanto para as pistas de corrida quanto no dia a dia dos motoristas. “Temos trabalhado em novas tecnologias para ABS e frenagem mais segura, trazendo uma renovação para o que vem sendo praticado há 20 ou 30 anos”, acrescenta Urnhani.

Sobre a YPF

A YPF é a empresa líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina. É a maior empresa do país e lidera o mercado de lubrificantes com 40% de market share. É também a 3ª maior petrolífera das Américas e soma mais de 1500 postos de combustíveis. Sua planta de lubrificantes, em La Plata, é uma das mais modernas da América, com excelência em qualidade e as certificações ISO 9001, 14001 e TS 16496. Atuando no Brasil desde 1998, a YPF tem de sede e fábrica em Diadema (SP) e distribuidores nos principais centros consumidores do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar