Brasil,

Translift desenvolve AGVs Empilhadeiras exclusivos para Volkswagen na Argentina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Espirito Santo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Fabricado no Brasil, o sistema faz parte de um processo de automatização entre linhas de produção de motores. Esse é o primeiro projeto de AGV da empresa naquele país da América do Sul.

A Translift Sistemas de Movimentação e Armazenagem, especializada no projeto, fabricação e integração de sistemas, automação e soluções para produção industrial, foi eleita pela Volkswagen para desenvolver um sistema exclusivo de AGVs Empilhadeira e transportadores automáticos para sua linha de motores na planta de Córdoba, Argentina. Os sistemas estão sendo fabricados no Brasil.

A decisão de automatizar a movimentação de paletes com peças entre as linhas de produção da área de Usinagem da montadora ocorreu após uma reestruturação, propondo a mudança para substituir empilhadeiras e dar maior produtividade no processo, adicionando também segurança e eliminando problemas de saúde aos operadores.

O sistema de AGVs da Volkswagen Córdoba vai movimentar estimadamente 250 paletes por dia e é composto por cinco equipamentos com capacidade de 500 kg de carga cada. A elevação será feita a 500 mm do piso, graças a um conjunto de garfos elevados com cilindro hidráulico e encoder de precisão.

O guiamento do sistema pelas linhas é o ótico, em que os veículos trafegarão por uma rota instalada no piso com auxílio de faixas coloridas e a leitura será feita através de uma câmera: o controlador de bordo reconhece a trajetória e processa o sinal, conduzindo assim cada AGV. O sistema será gerenciado por um sistema PLC externo.

“Na ausência de sinal da câmera, o AGV para imediatamente, o que garante máxima segurança. Nos pontos de bifurcação, as rotas são definidas através da leitura de tags RFID, onde constam informações de qual caminho deve ser seguido”, explica Anselmo Torresan, gerente Comercial Translift.

Os motores fabricados na linha da Volkswagen Córdoba atendem à produção naquele país e estará instalado ao término do período de quarentena, quando as viagens entre Brasil e Argentina estarão liberadas.

“O ponto forte desse sistema é nossa proposta sob medida em que os AGVs fazem também empilhamento, atendendo o transporte tanto na horizontal e quanto na elevação dos paletes, contando com dispositivos de controle de peso e permitindo monitoramento dos equipamentos via internet, bem como realizar download e upload de sistemas”, destaca Jair Alves, presidente da Translift, acrescentando que a empresa desenvolve projetos para montadoras na Argentina, mas que este é o primeiro de AGVs. “É um sistema dotado de inteligência que permite sua conectividade com outros equipamentos da linha, como os transportadores automáticos de rolos, automatizando todo o processo, um projeto diferenciado para a montadora”, conclui.

Sobre a TRANSLIFT

A TRANSLIFT Sistemas de Movimentação e Armazenagem (www.transliftbr.com ) é uma empresa 100% brasileira, especializada em projeto, fabricação e integração de sistemas de movimentação de materiais (Intralogística), automação e sistemas de produção industrial. Com sede em São Bernardo do Campo, São Paulo, a empresa foi fundada em 2006 e está atualmente sob comando de Jair Alves, seu presidente, e atua fortemente na indústria automotiva, onde tem ampla experiência em projetos de equipamentos e soluções de menor complexidade às mais sofisticadas e totalmente automatizadas, em regime Turn Key.

O portfólio da TRANSLIFT reúne, ainda, soluções em Transportadores Automotivo & Pesado e em Transportadores Leves para o segmento de Intralogística. Entre as indústrias que atende estão a de bebidas & alimentos, cosméticos & perfumaria, eletroeletrônicos, ferroviário, implementos agrícolas, vestuário, aeroespacial, autopeças, e-commerce, farmacêutico, galpões industriais, tabaco.

Recentemente, a empresa apostou em alta tecnologia como meio de se diferenciar no mercado, e lançou uma solução que tem como proposta automatizar a movimentação de materiais focando a produtividade, a segurança e a conectividade entre os sistemas em centros logísticos, os Sistemas AGVs (automated guided vehicles, veículos automaticamente guiados).

Com mais de 500 projetos distribuídos em cinco países da América Latina além do Brasil, a TRANSLIFT é associada à ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Mantém parcerias internacionais com empresas chinesas e norte americanas.

Principais clientes: Mercedes Benz; Ford; Fiat; Embraer; ZF; Chep; Volvo; Honda; Nissan; Scania, Volkswagen; Renault; Pirelli; Saint Gobain; General Motors; ABB; Case New Rolland; Tupperware.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar