Brasil,

Levantamento aponta diminuição do valor médio do frete e mais lojas oferecendo entrega grátis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Galdino
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De acordo com Felipe Dellacqua, sócio e VP de vendas da Vtex, o frete grátis ou qualquer outro tipo de desconto é fundamental nesse momento de crise para incentivar as compras

De acordo com um levantamento feito pela Reduza, o valor médio do frete para entregas do e-commerce caiu para R$ 70,63 no mês de abril em relação aos três primeiros meses do ano, que teve a média de R$ 82 reais. A queda foi de 13,86%.

Segundo o levantamento, esse número reflete o aumento de lojas oferecendo fretes grátis para incentivar as compras em meio a pandemia.

Em média, 19,09% dos produtos nos meses de janeiro, fevereiro e março tinham opções com frete gratuito. Em abril, esse número saltou para 25,06%. Dessa forma, de cada 1.000 itens vendidos pelas lojas, 250 possuem a opção com frete grátis.

Segundo a empresa, o frete é um dos grandes vilões para o e-commerce, responsável por 70% do abandono do carrinho de compras, como mostra o Estudo de Propensão ao Consumo da SAP de 2018.

De acordo com Felipe Dellacqua, VP de vendas e sócio da VTEX, o frete grátis ou qualquer outro tipo de desconto é fundamental nesse momento de crise.

"Qualquer percentual de desconto na venda implica em perda de margem, mas estamos passando por um momento que o principal é deixar a roda girar. Com isso, teremos sim que sacrificar parte da nossa margem em prol da venda", diz.

Para Felipe, vale apostar em promoções agressivas com prazo curto simulando flash sale. "Se não tiver margem para promoção, vale aumentar o parcelamento e depois negociar com as adquirentes menores taxas de antecipação. O consumidor também está no mesmo barco da crise, sem poder trabalhar e gerar renda", explica.

O estudo da Reduza feito para a Exame monitorou valores de frete de mais de 120 mil buscas no site para mais de 2.400 cidades diferentes dos 26 estados e Distrito Federal.

Sobre Felipe Dellacqua: É sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Presidente da ABECOM-CB. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.

Sobre VTEX:

A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. Com uma infraestrutura "cloud auto-scaling" e um poderoso conjunto de aplicações, a plataforma acelera a transformação digital de operações complexas. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. Como resultado da infraestrutura de ponta da plataforma, bem como de suas inúmeras soluções nativas integradas (mais de 1.000 parceiros estrategicamente posicionados globalmente, incluindo marketplaces, agências de implementação, empresas de pagamento e logística), a VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais.


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