Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

NGK dá dicas sobre cuidados com o carro parado durante e pós-quarentena

A NGK, especialista em sistema de ignição, está atenta aos desdobramentos da pandemia do Coronavírus e dá algumas dicas sobre os cuidados com o carro durante e após a quarentena, devido ao período prolongado em que o mesmo fica desligado.

De modo geral, o fato de um veículo ficar parado por muito tempo, não traz grandes prejuízos às velas, cabos e bobina. Mas, há uma prática muito comum de ligar o veículo na garagem de casa por alguns minutos, para evitar o descarregamento da bateria. No entanto, o recomendável é evitar essa iniciativa, pois pode ocorrer o acúmulo de gases contaminantes em ambientes fechados, além de poder acarretar problemas para as velas de ignição.

No caso de veículos mais antigos e carburados, o nível de emissões é naturalmente maior e o cuidado deve ser redobrado. “Os veículos carburados apresentam ainda outro problema, que é o uso do afogador. Isso pode levar à carbonização de velas, no caso de veículos a gasolina, e ao encharcamento, naqueles movidos a etanol”, explica Hiromori Mori, consultor da Assistência técnica da NGK do Brasil.

Outro ponto de atenção é quanto a colocar o motor para funcionar sem que ele faça força, o que pode provocar a carbonização das velas. “Além disso, o ideal é fazer com que todos os fluidos do veículo circulem e atinjam a temperatura ideal de trabalho, entre eles o óleo de motor, transmissão, fluido de arrefecimento, entre outros. É comum que, principalmente, a bateria, apresente falhas, quando não está em perfeito estado. Sistema de ignição e, principalmente, velas em bom estado facilitam a partida e diminuem o estresse sobre a bateria no momento da partida”, enfatiza Mori.

Cuidados

Uma alternativa para evitar problemas no sistema de ignição é, por exemplo, nas cidades nas quais não há severas restrições à locomoção, dar uma volta rápida com o veículo, mantendo a rotação do motor constante, próxima de 3 mil rpm, por 10 a 15 minutos. “Ao fazer isso, quinzenalmente, evita-se uma série de problemas. Já em cidades onde há uma forte restrição ao deslocamento, não é possível colocar o veículo em funcionamento”, comenta o consultor.

No momento em que for decretado o fim da quarentena, é necessário avaliar as condições do automóvel. “O recomendável para veículos novos, é seguir o plano de manutenção preconizado pela montadora. Já para aqueles veículos mais antigos, no qual não temos uma referência das manutenções realizadas, o mais prudente é antes de retomar o uso normal do veículo, levá-lo a um mecânico de confiança, para avaliar a necessidade de realizar alguma manutenção preventiva. Caso o usuário note alguma irregularidade no funcionamento do veículo, ele deve procurar o seu mecânico para uma avaliação, garantindo um retorno às ruas sem surpresas desagradáveis”, complementa Mori.

Dessa forma, a principal dica é manter a manutenção periódica do veículo. “Automóveis em bom estado de conservação têm menos chances de apresentar problemas, quando passam algum tempo parados. A correta manutenção do sistema de ignição de velas, cabos e bobinas, facilita a partida do motor e garante um retorno às atividades mais tranquilo”, finaliza Mori.

Sobre a NGK

A NGK, referência mundial nos setores automotivo e de revestimentos porcelanizados, completou 60 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2019. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Ferramentas de Corte) e Belamari e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de mais de 1.300 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes. Mais informações em www.ngkntk.com.br. A página também disponibiliza dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS