Brasil,

Ferramenta lançada hoje monitora frotas de ônibus zero emissão no transporte público das cidades latino-americanas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isis Diniz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

IEMA colaborou com o método de cálculo de emissões de CO2 evitadas devido ao uso desse tipo de veículo

Lançada hoje, dia 14 de maio, a plataforma E-BUS RADAR que promove e monitora frotas de ônibus elétricos no transporte público das cidades latino-americanas. Os objetivos dela são: monitorar e georreferenciar as frotas de ônibus elétricos em operação; promover a transparência de dados; e, quantificar as emissões de gás carbônico (CO2) evitadas por ano por meio da operação desses veículos. Além disso, a ferramenta apoia os governos locais e nacionais a atingirem suas metas climáticas promovendo os ônibus elétricos como solução para viabilizar áreas urbanas mais limpas e saudáveis. Entre no site: ebusradar.org

Os dados da E-BUS RADAR são referentes aos sistemas em funcionamento em abril de 2020 nas cidades latino-americanas que já contavam com ônibus elétricos em sua frota urbana. À medida que as frotas de ônibus zero emissões da região forem crescendo, a plataforma será atualizada e novas cidades serão adicionadas.

Por que ônibus elétricos?

As emissões do setor de transportes geram mais de 1 trilhão de dólares em danos à saúde por ano. O crescimento desse setor também contribui para o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) associado à elevação do nível do mar, aumentos de temperaturas, incêndios e outros impactos associados às mudanças climáticas.

As frotas de ônibus urbanos são o meio principal de mobilidade urbana para centenas de milhões de cidadãos na América Latina. Porém, essas frotas ainda são movidas a diesel, uma tecnologia altamente poluente. Para enfrentar o duplo desafio imposto à qualidade do ar e ao clima devido ao emprego de motores a diesel, as cidades devem fazer uma transição energética e tecnológica.

Ônibus elétricos são uma das soluções para a promoção de áreas urbanas mais limpas e saudáveis, ao mesmo tempo que apoiam os governos locais e nacionais a atingirem as suas metas climáticas. Assim, a ampliação da frota de ônibus elétricos nas cidades latino-americanas é relevante para o futuro local e do planeta.

Instituições envolvidas

A E-BUS RADAR é um trabalho colaborativo que envolve diversas instituições reconhecidas pelo seu trabalho na área de clima, mobilidade e qualidade de vida. O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) colaborou organizando a metodologia de cálculo de emissões de carbono. Trata-se de um método que estima as emissões de CO2 evitadas devido ao uso de ônibus elétricos no lugar de veículos movidos a diesel.

O Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o responsável pelo desenvolvimento da plataforma e conta com a parceria do Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator (ZEBRA), coliderada pela C40 Cities (C40) e pelo International Council on Clean Transportation (ICCT). O projeto também conta com a colaboração do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar