Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Em tempos de pandemia, a tecnologia é uma das aliadas para a segurança nas praças de pedágio

Em tempos de pandemia, a tecnologia é uma das aliadas para a segurança nas praças de pedágio

Cobrança eletrônica, via utilização de pistas automáticas, é uma alternativa segura tanto aos motoristas quanto aos colaboradores das concessionárias

Em tempos de pandemia e isolamento social, as concessionárias têm tomado algumas medidas preventivas para a segurança dos usuários e de seus colaboradores. Além do uso de EPI´s pelos funcionários, as concessionárias têm distribuído kits de higiene pessoal, álcool em gel e, até mesmo, lanches aos caminhoneiros que passam pelas praças de pedágio. Do ponto de vista operacional, houve o estímulo ao pagamento da tarifa pelos meios eletrônicos, evitando a cobrança manual.

De acordo com o consultor da Pumatronix Fabio Avila, as pistas automáticas possibilitam o pagamento da tarifa sem que os usuários tenham que parar nas cabines. Para isso, é instalada uma etiqueta (TAG) no para-brisa do veículo, que é utilizada como elemento identificador. Além disso, as concessionárias utilizam câmeras e softwares de reconhecimento automático de placas, que permitem a validação da cobrança eletrônica.

“Toda TAG tem associada a ela um veículo e, consequentemente, uma placa. Caso essa etiqueta esteja sendo utilizada por outro automóvel ou em algum veículo de categoria divergente, por meio do reconhecimento automático de placas, o sistema de cobrança do pedágio consegue detectar a fraude em potencial”, explica.

O OCR Jidosha desempenha essa função, conforme o consultor exemplifica. Em tempo real, por meio de algoritmos de inteligência artificial, o software analisa as imagens e identifica a placa veicular registrada na foto. Esse dado é incorporado pelo sistema de arrecadação, e passa a compor uma base de dados de veículos que efetuam o pagamento. Além disso, a partir da placa, o sistema de arrecadação também faz a validação da TAG utilizada pelo veículo, a fim de garantir a integridade da transação.

“Outra importante funcionalidade é que esse software permite a liberação do automóvel, caso ocorra algum erro de leitura da TAG. Se ela falhar, mas a placa for reconhecida, o sistema de arrecadação fará a verificação, confrontando com a base de dados e liberando o veículo sem que ele tenha que parar”, complementa.

Segundo ele, as câmeras e sistemas de reconhecimento de placas são utilizados nos pedágios como uma contingência ao sistema de TAGs. “No Brasil, por questões legais, não é permitido um meio de pagamento automático baseado exclusivamente em placas, dada a vulnerabilidade desse elemento e devido à necessidade de um sistema de dupla checagem, por exemplo: TAG RFID mais a placa”, expõe o consultor comercial.

Avila ainda faz uma avaliação sobre o uso de meios de pagamento automático, que, em sua visão, é uma das melhores e mais efetivas ações no combate à disseminação do coronavírus, no âmbito das rodovias concessionadas. “Além de evitar o contato do usuário com os arrecadadores, essa é uma alternativa que propicia conforto e economia de tempo de viagem, pois o veículo não precisa parar nas praças de pedágios. Hoje, existem operadoras que oferecem soluções pré-pagas ou pós-pagas, que podem ser utilizadas em pedágios, em estacionamentos, para abastecimento de veículos e, até mesmo, drive-thru de redes de fast food. Essa versatilidade, somada às políticas de distanciamento social necessárias no período de pandemia da COVID-19, representa grande apelo à conquista de novos consumidores. Para quem quer experimentar o serviço, esse é o momento mais indicado”, conclui o consultor da Pumatronix.

Sobre a empresa - A Pumatronix é uma empresa brasileira de alta tecnologia que fabrica e desenvolve soluções para ITS (Intelligent Transportation Systems) de alta acuracidade na captação e processamento de imagens. Os constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento resultam em um portfólio de produtos eficientes que visam facilitar a gestão do tráfego urbano e rodoviário. Desta forma, a companhia contribui para a modernização das cidades inteligentes e mobilidade urbana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS