Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Time multifuncional brasileiro desenvolve o VW Play

Time multifuncional brasileiro desenvolve o VW Play

Mais de 50 empregados da VW e centenas de fornecedores e parceiros viabilizaram o projeto

Há três anos, um grupo multifuncional formado por diferentes profissionais de diversas áreas entendeu que, após o lançamento do Active Info Display, apresentado pela primeira vez no VW Polo, e sua excelente receptividade, estavam em um caminho sem volta. Mais de 50 profissionais de Design, Engenharia, Qualidade, Tecnologia de hardware e software, Modelação, Mecânica, Protótipo, Manufatura, Compras, Planejamento de Projetos, User Experience unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, e América Latina, somado a centenas de fornecedores e parceiros da América do Norte, Europa e Ásia começaram, nesta época, a projetar o VW Play, apresentado no último dia 29 de abril.

"O brasileiro é muito conectado e a tecnologia já era um fator de decisão importante na aquisição de um automóvel. Já tinha ultrapassado, por exemplo, o quesito ‘potência do motor’", lembra Matheus Arantes, gerente de engenharia elétrica e eletrônica da Volkswagen do Brasil e líder do projeto VW Play. Mais do que isso, por meio de pesquisas e clínicas com consumidores, constataram que o desejo deles era ter no carro a mesma experiência de uso de tecnologia que já usufruíam no dia-a-dia. Por esta razão, por exemplo, fazia mais sentido, ao invés de desenvolver um programa de GPS ou de música, criar uma loja de aplicativos - VW Play Apps - e fechar parcerias com aquelas empresas ou marcas nas quais as pessoas já estivessem familiarizadas e acostumadas em utilizar em seus respectivos mercados. "Esta tendência nós apostamos lá atrás e fomos abrindo portas para as parcerias mais relevantes e que fizessem sentido para o mercado brasileiro", explica Arantes.

VW Play foi desenvolvido pensando no cliente

Todos os processos, conceitos e protótipos foram sendo compartilhados ao longo do trabalho e validado pelos clientes, que apontavam os feedbacks para que a equipe fosse aplicando as melhorias e de fato desenvolvesse uma central multimídia de acordo com o desejo dos consumidores. Um exemplo prático foi a concepção do botão de volume do VW Play. Inicialmente, ele foi projetado para ser na vertical, mas durante as clínicas, a usabilidade mostrou que na horizontal seria a melhor opção. O teste também ia além, pois era preciso garantir, por exemplo, que mesmo se o veículo estivesse passando por uma rua com buracos ou em alguma trepidação, a sensibilidade de aumentar o volume precisava ser "compreendida" pelo sistema.

Foram mais de sete mil horas de entrevistas quantitativas e qualitativas e pesquisas em nove estados brasileiros, que incluiu capitais e cidades do interior do Brasil. Mais 700 clientes foram ouvidos e mais de 25 clínicas de usabilidade foram realizadas.

Outra premissa importante que também norteou o grupo que trabalhou neste projeto foi a democratização da tecnologia. Prova disso, é que o "Modo Vallet", presente em veículos de luxo, agora também é oferecido no VW Play. Isso foi possível graças à qualidade da Estratégia Modular MQB dos veículos unido ao fato da equipe de Engenharia da Volkswagen conseguir viabilizar esta funcionalidade dentro do sistema. "Os clientes também manifestaram a preocupação com a privacidade de seus dados e conseguimos responder a esta demanda com essa nova função", afirma Arantes. Para utilizar o "Modo Vallet", basta clicar no ícone desta função (é possível também programá-la para entrar em funcionamento automaticamente todas as vezes que se abre a porta do motorista, por exemplo) que o sistema bloqueará todas as informações. O VW Play só desbloqueará o sistema se a senha de quatro dígitos (definida previamente) for inserida.

Importante também destacar a robustez e a capacidade de software, com um sistema de armazenamento interno de 10 GB para salvar mídias e aplicativos (esse espaço é suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo). Um ótimo benefício de conveniência e conforto, sem falar que poupa bateria e espaço do seu smartphone.

O VW Play é uma das principais inovações do modelo Nivus, que vai revolucionar o mercado e inaugurar um novo segmento ainda neste primeiro semestre de 2020. Esse novo veículo foi desenvolvido no Brasil e será produzido em São Bernardo do Campo e também na Europa. Assim como o Nivus, o VW Play estreará no Brasil e, em breve, estará em muitos mercados no mundo.

Sobre a Volkswagen do Brasil

Há 67 anos presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. A Nova Volkswagen faz parte de uma estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões. A marca detém o maior portfólio de produtos no País e acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com quatro milhões de carros embarcados. No Brasil, são 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas (São Bernardo do Campo/SP, Taubaté/SP, São José dos Pinhais/PR e São Carlos/SP), um centro de peças em Vinhedo/SP e escritórios regionais com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas. A Volkswagen conta com mais de 500 concessionárias em todas as regiões do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo