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Como cuidar dos pneus dos caminhões para continuar rodando de maneira tranquila no cenário atual

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Samy
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Como cuidar dos pneus dos caminhões para continuar rodando de maneira tranquila no cenário atual

À medida que o transporte de cargas reforça a sua importância para garantir o abastecimento, a Goodyear mostra como aumentar a autonomia dos pneus dos pesados

Considerado atividade essencial, o transporte de cargas é um dos setores que não pode parar durante o período atual de distanciamento social, com uma frota de caminhões que continua rodando para garantir o abastecimento de produtos em todo o País. Nesse cenário, é ainda mais importante que os condutores dos pesados se mantenham muito atentos à manutenção dos caminhões.

No caso dos pneus, que junto com o combustível representam os maiores investimentos de manutenção de uma frota, a Goodyear dá algumas dicas que contribuem para uma performance otimizada e uma viagem sem contra-tempos. Lembrando que, para quem precisa de atendimento, a Goodyear e sua ampla rede de revendedores e recauchutadores mantém uma rede de Truck Centers funcionando para atender o caminhoneiro e o frotista, com 90% das 75 unidades abertas em território nacional.

Escolhendo o pneu certo

Na hora de comprar um pneu novo, o ideal é escolher um modelo desenhado para o tipo de serviço que o caminhão irá desempenhar, para garantir performance e segurança elevados. Na Goodyear os pneus são produzidos de acordo com o perfil de cada serviço: rodoviários, regional, regional severo, urbano, misto e severo. Outro ponto importante para garantir maior durabilidade dos pneus é o rodízio, aconselhável a ser feito, em média, a cada 10.000 km (porém, é importante consultar o manual do veículo, pois, em alguns casos, é possível ocorrer exceções para esse número, sendo recomendável o rodízio com menos ou mais quilometragem). Por isso, esteja atento aos desgastes irregulares e as diferenças de profundidade de borracha que possam ocorrer entre os eixos.

Os pneus Goodyear de caminhões e ônibus são projetados para entregar o menor custo por quilometro rodado ao transportador, e por serem pneus de construção robusta permitem que sejam recapados várias vezes. A recapagem proporciona redução significativa nos custos operacionais do transporte e confiabilidade absoluta. Uma dica importante é sempre procurar um reformador autorizado da rede Goodyear que são certificados pelo INMETRO, utilizam bandas de rodagem fabricadas com a mesma tecnologia dos pneus novos e com desenhos indicados para cada aplicação.

A Goodyear possui uma rede credenciada de Recapadores Autorizados com mais de 80 pontos em todo o território nacional, que possui todo o respaldo técnico e capacitação do fabricante para obter o melhor em qualidade na recapagem dos pneus.

Quais são os danos de pressão baixa em um pneu?

A pressão de inflação dos pneus interfere diretamente na segurança, durabilidade e desempenho do produto. A baixa pressão impacta negativamente na dirigibilidade do veículo, performance, no aumento do consumo de combustível, aquecimento excessivo e redução da vida útil. A soma dos fatores citados ocasiona um desgaste acelerado do pneu, comprometendo a durabilidade da carcaça, resultando em um menor número de recapagens. Para evitar a baixa pressão, o recomendado é que o usuário mantenha o pneu calibrado conforme recomendação de pressão disponível no manual do veículo fornecido pelo seu fabricante. Também é importante respeitar o peso da carga transportada, verificando a pressão do pneu no menor prazo possível.

Quais são as causas mais comuns de pressão baixa no pneu?

As principais causas para a baixa pressão são vazamentos nas válvulas dos pneus, muitas vezes ocasionados pela não utilização de tampas de vedação, bloqueio e/ou sujeiras nos bicos e ainda pelo excesso de uso. Outro fator impactante é a montagem inadequada dos pneus, fazendo com que ocorra vazamentos entre o talão do pneu e a roda. Vale ainda destacar a importância de verificar a pressão do pneu enquanto não está quente, dessa forma se evita a "sangria" (perda da pressão).

O que é fazer sangria em um pneu?

A "sangria" dos pneus se caracteriza quando os pneus estão quentes e o usuário retira parte de sua pressão. Este procedimento não é recomendado e ocasiona diversos danos ao pneu. Para exemplificar, ao rodar com o veículo, os pneus naturalmente esquentam - fazendo com que o ar em seu interior se expanda, aumentando assim sua pressão. Caso a pressão seja verificada neste momento, o usuário observará que a pressão está elevada e poderá concluir que é necessário reduzir sua pressão, por este motivo é fundamental que a pressão seja verificada somente quando o pneu estiver frio antes de iniciar uma viagem.

Quais são os danos de pressão alta em um pneu?

Da mesma forma que a pressão baixa, a alta pressão resulta também em instabilidade na dirigibilidade do veículo, gerando maior vulnerabilidade às quebras por impactos, em virtude de buracos nas estradas e desníveis de pistas. Outro ponto é o desgaste irregular, pois faz com que o pneu tenha maior contato com o solo na região central da banda de rodagem, diminuindo a performance quilométrica, aumentando o custo por quilômetro da frota e ainda reduzindo sua vida útil. Dessa forma, é fundamental que a pressão seja realizada de forma periódica e no menor espaço de tempo possível, pois com este cuidado o usuário evita a perda de segurança do veículo, como também aumenta a performance do produto.

Quais são as causas mais comuns de pressão alta no pneu?

Geralmente, ao carregar o veículo com peso, os motoristas verificam a pressão e calibram os pneus para possam suportar a carga transportada. Após o descarregamento da carga, é comum que a pressão não seja verificada novamente em virtude do aquecimento gerado nos pneus pelo deslocamento do veículo. Com o veículo sem carga, a alta pressão começa a impactar nos pneus. É preciso observar a capacidade máxima de peso por pneu, como também respeitar os limites de pressão descritos em seu costado (lateral do pneu).

Como manter a pressão correta do pneu?

A principal recomendação é verificar a pressão dos pneus com frequência (no menor intervalo possível), sempre calibrá-los antes da utilização e ainda frios. Outro ponto relevante é respeitar as recomendações de pressão que estão no manual do veículo, fornecido pelo seu fabricante. Vale destacar que a Goodyear e sua rede de revendedores e recauchutadores possui uma abrangente Rede de Truck Centers espalhados por todo o Brasil, permitindo ao usuário a facilidade de acesso à assistência técnica e suporte quando o assunto é pneu.

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, empilhadeiras, equipamentos industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há mais de 100 anos. No mundo, emprega cerca de 63.000 pessoas e fabrica seus produtos em 47 instalações em 21 países. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos, e Colmar-Berg, em Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços que definem o padrão de tecnologia e desempenho para o setor.

No Brasil, a companhia possui três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.


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