Volkswagen T-Cross completa 1 ano de sucesso no Brasil e define novos padrões no segmento de SUV

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano Severo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Volkswagen T-Cross Volkswagen T-Cross

Além de tecnologias inéditas, o T-Cross inaugurou também novas experiências digitais, como o VW Connect e a Concessionária Digital

O T-Cross está fazendo história no Brasil. O primeiro SUV produzido pela Volkswagen no País chegou ao mercado há 1 ano, com a missão de elevar o patamar de tecnologia e conectividade no segmento de SUVs compactos. E o T-Cross foi além: inaugurou também uma nova experiência de venda para o consumidor, totalmente digital e conectada às novas demandas do mercado. O sucesso de vendas do modelo ratifica o acerto na estratégia da Nova Volkswagen -desenvolver produtos com o perfil do brasileiro e estar cada vez mais próximo dos clientes da marca. Não é á toa que o T-Cross foi o SUV mais premiado do País nos últimos 12 meses.

Neste período, a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) produziu mais de 80 mil unidades do T-Cross, sendo cerca de 50 mil unidades destinadas ao mercado brasileiro. São números excelentes, capazes de posicionar o T-Cross por vários meses como o SUV compacto mais vendido do País. O modelo também obteve excelente aceitação nos países da América Latina, somando quase 23 mil unidades na região.

A Volkswagen investiu R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e produção do T-Cross, sendo R$ 600 milhões utilizados para o desenvolvimento, testes e validação do produto e R$ 1,4 bilhão para ampliação e modernização da fábrica em São José dos Pinhais (PR). A planta adota as inovações da Indústria 4.0, com diversos benefícios, como redução no tempo de ajuste das ferramentas, dimensionamento enxuto, redução de custos, fluxo logístico otimizado e novas tecnologias nos processos. O T-Cross é feito na Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo.

1º carro conectado da América Latina - Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança. Esse avanço permite ao T-Cross oferecer benefícios de categorias superiores para o segmento de SUVs compactos. Um exemplo é o VW Connect, primeira plataforma digital que conecta as principais informações do veículo em um aplicativo. O T-Cross também inovou com o "Manual Cognitivo", que utiliza o sistema IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Tudo isso fez do T-Cross o primeiro carro conectado da América Latina.

Experiência totalmente digital - O Brasil foi o primeiro mercado a implementar a Concessionária Digital Volkswagen, um conceito totalmente inovador de venda de automóveis. Equipadas com ferramentas digitais - como tela touch e óculos de realidade virtual -, elas proporcionam uma nova experiência do cliente com a Marca. Em linha com a Nova VW, o projeto é voltado a um novo perfil de consumidor, que busca tecnologia, sofisticação, design e conectividade. Com os óculos de realidade virtual, os clientes podem ‘entrar’ nos veículos do portfólio VW. Por meio de totens, os clientes pesquisam detalhes e diferenciais dos veículos, condições de compra e financiamento. Uma experiência totalmente nova e digital.

O cliente pede, a VW atende - No T-Cross 2020/2020, a estrutura de oferta das versões 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI ficou mais exuta e atratente. A maior parte dos itens passou a ser de série, e não mais opcionais. Essa redução de configurações e otimização de processos é uma meta da Volkswagen, para entregar versões cada vez mais completas para os clientes, sem abrir mão de itens de tecnologia, segurança, conforto e eficiência energética. O T-Cross Comfortline 200 TSI, por exemplo, passou a ser equipado de série com algumas exclusividades do segmento, como o painel digital (Active Info Display) de 10,25’’. Com isso, o T-Cross oferece uma relação custo-benefício ainda melhor.

Design marcante - O design do T-Cross também merece atenção. Faróis com luz de condução diurna e lanternas traseiras, todos em LED, junto aos acentuados vincos da lataria e opcional teto solar panorâmico, trazem à tona o ar de arrojado, potente e moderno dos novos Volkswagen. Além da marcante cor exclusiva, o Bronze Namíbia, o modelo também está disponível em mais 7 cores, além das possíveis combinações em dual color, com o teto em uma cor e o restante do carro em outra, o que acrescenta em sofisticação.

Segurança e conforto - O T-Cross, que é 5 estrelas - nota máxima - no Latin NCAP, programa que avalia a segurança dos automóveis, também conta com uma série de diferenciais que, além de garantir a segurança dos passageiros, trazem extremo conforto e dirigibilidade para o cliente. Alguns destes itens exclusivos são o XDS+ (Sistema de bloqueio eletrônico do diferencial), que permite uma melhor distribuição da tração nas quatro rodas, o que previne, por exemplo, acidentes em curva; o ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que evita a perda de estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direção; sensores dianteiros e traseiros de estacionamento; opcionais de modo de condução; e o aclamado Park Assist 3.0, que auxilia em manobras de estacionamento.

Desempenho e baixo consumo - Em termos de motorização, o T-Cross está disponível nas versões 200 TSI Total Flex, manual ou automático, que alcança a potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol, ou, com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação; ou 250 TSI Total Flex, que gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm. O torque máximo do 200 TSI é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm, enquanto do 250 TSI, também com ambos os combustíveis, é de 250 Nm (25,5 kgfm) - o maior torque da categoria.

SUV mais premiado - O T-Cross acaba de ser eleito a "Compra do Ano 2020", na categoria SUV compacto, pela Motorshow. No ano passado, o T-Cross também foi eleito o melhor SUV do mercado pelo portal UOL Carros, Car Magazine, L’Auto Preferita e Americar (Associação América Latina da Imprensa de Carros). Além disso, em 2019, o T-Cross superou todos os rivais no maior comparativo da história da Quatro Rodas. A revista também elegeu o T-Cross Sense como a melhor opção no segmento PcD entre todos os modelos disponíveis no mercado.

Sobre a Volkswagen do Brasil

Há 67 anos presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. A Nova Volkswagen faz parte de uma estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões. A marca detém o maior portfólio de produtos no País e acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com quatro milhões de carros embarcados. No Brasil, são 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas (Anchieta/SP, Taubaté/SP, São José dos Pinhais/PR e São Carlos/SP), um centro de peças em Vinhedo/SP e escritórios regionais com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas. A Volkswagen conta com mais de 500 concessionárias em todas as regiões do país.