Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

NGK alerta: qualidade da gasolina pode interferir no consumo do automóvel

Óxido de ferro, quando presente na gasolina, é prejudicial às velas de ignição e automóvel Óxido de ferro, quando presente na gasolina, é prejudicial às velas de ignição e automóvel

Queda no preço da gasolina pode fazer com que antigos problemas nas velas de ignição retornem com maior frequência

No atual cenário nacional e mundial, o preço das commodities internacionais tem reduzido muito, em especial do petróleo. Com isso, o preço da gasolina já está baixando nos postos de combustíveis. Esta mudança no valor do combustível está levando a uma alteração no consumo de combustíveis, em muitas cidades, nas quais o etanol era competitivo, pois acabou se tornando menos competitivo ou deixou de ser.

No entanto, o aumento de consumo de gasolina pode provocar o uso desse combustível com contaminação por óxido de ferro. “Esse produto é utilizado para aumentar a octanagem da gasolina de baixa qualidade. O problema é que o uso de metais pesados, como o ferro, na gasolina é proibido, segundo as regulamentações a ANP (Agência Nacional do Petróleo). A presença de óxido de ferro na gasolina interfere na isolação elétrica da vela, provocando aumento de consumo de combustível e falhas de funcionamento”, alerta Hiromori Mori, consultor de Assistencia Técnica da NGK do Brasil.

A presença de óxido de ferro na gasolina pode ser evidenciada nas velas de ignição, com uma simples inspeção visual. “Com a checagem visual, podemos notar uma coloração, que varia do marrom claro ao avermelhado”, complementa Mori. Confira a imagem abaixo:

Com isso, uma dúvida muito comum dos reparadores automotivos é sobre como diferenciar uma vela com óxido de ferro de uma com queima normal. A NGK ressalta que uma forma de fácil identificação, é que além do isolador, a parte cerâmica da vela, o eletrodo lateral e o castelo metálico, parte da rosca da vela, também apresentam coloração vermelha quando há contaminação por óxido de ferro.

Como proceder em caso de contaminação?

Além de substituir as velas de ignição, é fundamental alertar o proprietário do veículo sobre os problemas detectados no automóvel. Outro ponto é que, nem sempre, o último combustível abastecido é o gerador do problema, pois a contaminação é um efeito acumulativo, que acaba se tornando aparente no momento da revisão ou inspeção.

Para mais informações, basta consultar o informativo técnico que a NGK disponibiliza em seu site www.ngkntk.com.br

Sobre a NGK

A NGK, referência mundial nos setores automotivo e de revestimentos porcelanizados, completou 60 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2019. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Ferramentas de Corte) e Belamari e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de mais de 1.300 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes. Mais informações em www.ngkntk.com.br. A página também disponibiliza dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS