Brasil,

Práticas sustentáveis na logística

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  LogistikBand
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Cinta LOGISTIKBAND® ajuda empresas a reduzir geração de resíduos na cadeia produtiva

Reduzir a geração de resíduos, reutilizar materiais e reciclar matérias-primas na cadeia produtiva é um dos desafios das indústrias que hoje se preocupam com a sustentabilidade na gestão dos seus negócios. Alinhadas a essa conduta responsável não apenas com o meio ambiente, mas com as pessoas, indústrias e cooperativas de laticínios multimarcas estão incorporando cada vez mais novas e boas práticas em sua operação.

Uma delas é o uso da cinta LOGISTIKBAND® para fixação de cargas sobre pallets, o que tem gerado uma economia significativa. No caso da Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda. - Piá, em Nova Petrópolis (RS), a redução foi de pelo menos 49,93% no custo mensal da logística da indústria gaúcha só com a substituição do uso de filme plástico strech e de fita adesiva para a paletização da carga. O gasto mensal com a compra de filme stretch era até o início de 2019 de R﹩ 12.960,00 e, de lá pra cá, com a substituição pela cinta, esse valor caiu praticamente à metade, R﹩ 6.489,08. No total, entre 2018 e 2019, a economia na substituição do uso de plástico strech (20,4 mil kg) pela cinta foi de R﹩ 163,118,43.

"Começamos a usar a cinta apenas na linha de produção de requeijão e fomos aumentando gradativamente a sua presença. Desde setembro, expandimos seu uso para outras linhas de produtos refrigerados, que reúnem hoje um total de 184 itens, e pretendemos ir além na sua aplicação, o que torna a produção mais sustentável", enfatiza o gerente industrial da Piá, Adriano Lopes Rodrigues.

Produzida com 100% de poliamida, a cinta consiste na combinação de tecnologia de fechos de contato, especialmente desenvolvida para aplicação no ambiente logístico, como câmaras frias, centros de distribuição, armazenagem, transporte e deslocamento, de forma prática, profissional e segura.

"Além da economia, outros benefícios no uso na cinta são que ela permite ganho de tempo no processo de embalagem, não atrapalha na refrigeração da carga, é reutilizável, reduz impactos ambientais negativos, melhora a eficiência energética, é versátil e aumenta a segurança da carga e a ergonomia no trabalho dos funcionários", explica Sydney Savi, fundador da LOGISTIKBAND®.

Ele conta que a cinta resiste até 1000 newtons de tração, conforme laudo do laboratório Senai, e tem comprovadamente de 500 a 750 ciclos de duração.

Savi destaca que o diferencial de seu produto reside na costura dos pontos de fixação da cinta, cujo fechamento é feito por meio de velcro. "Uma máquina totalmente computadorizada, com uniformidade no desenho, costura os pontos individualmente, garantindo tecnologicamente uma performance semelhante às aplicadas em cintos de segurança de automóveis e aviões", ressalta o empresário, responsável pelo desenvolvimento do produto.

O uso da cinta atinge hoje 78,26% das operações da unidade de produtos resfriados dos laticínios Piá, 144 dos 184 itens ativos, incluindo as fábricas de doce de leite e frutas fracionadas, e a previsão é de chegar a 85%, segundo o gerente industrial da cooperativa.

LogistikBand agora integra a família da marca Blubelt

A LogistikBand, que dá nome à cinta para fixação de cargas sobre pallets, agora em 2020 passa a fazer parte de uma marca maior, a Blubelt Soluções Industriais. O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, 26.635.538/0001-66) segue sendo o mesmo assim como a composição societária da M. C. H. SAVI - ME.

Para mais informações sobre o funcionamento da cinta, acesse: https://youtu.be/zPLAVQQl5Jw

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar