Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Risco de Colapso no Transporte de Passageiros em Minas Gerais

Risco de Colapso no Transporte de Passageiros em Minas Gerais

Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas Gerais (FETRAM) alerta que sem ajuda do poder público o serviço vai parar dia 7 de abril

Medidas para evitar a contaminação e transmissão pelo covid-19 (coronavírus), suspendeu aulas, fechou comércio e indústria, bares e restaurantes, colocando toda a população em quarentena para evitar a disseminação do coronavírus. Mesmo com as restrições, o serviço de transporte de passageiros por ônibus continua funcionando, sendo o principal meio de transporte para levar a maioria da população aos hospitais, farmácias e supermercados, e de trabalhadores que estão fora da quarentena por exercer serviços essenciais, como motoristas, profissionais de manutenção e limpeza das garagens, coletores de lixo, funcionários da saúde, policiais militares e bombeiros, policiais civis e guardas municipais. entre outras profissões.

O reflexo das medidas chegou rápido ao transporte público de passageiros com forte queda na receita e demanda. Segundo o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas Gerais, (FETRAM), Rubens Lessa, a situação do setor é dramática e pode entrar em colapso nos próximos dias, se recursos do poder público não chegar a tempo. “Nas empresas que prestam o serviço urbano e metropolitano, por exemplo, a queda chegou a 70%. Isso significa que as despesas financeiras das empresas ficaram muito acima do custo de operação. (50% da receita é para pagar a folha de pagamento e 25% para a compra de óleo diesel). O reflexo já é sentido em algumas empresas que estão sem condições financeiras para arcar com compromissos com seus funcionários e fornecedores”, explica.

Segundo Lessa, a pandemia vem afetando também toda a operação das empresas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Várias prefeituras com a intenção de se proteger da disseminação do vírus, proibiram totalmente o acesso total das empresas às suas rodoviárias, outras restringiram parcialmente a circulação, o que resultou em uma grande redução no número de viagens com perda de receita. Importante ressaltar que com o isolamento de algumas cidades, as empresas vão deixar de entregar grande parte de itens básicos de saúde como medicamentos e produtos médico-hospitalares.

Ele destaca que mesmo com a crise e com apenas pequenos cortes na oferta de viagens, as empresas continuam cumprindo a determinação das prefeituras e do Governo do Estado de transportar passageiros apenas sentados, o que acabou limitando a ocupação dos veículos em 50%, e indiretamente vem onerando ainda mais a operação.

“Toda essa situação é muito preocupante. Precisamos urgentemente de uma ação imediata do poder público, que traga recursos para as empresas poderem continuar prestando o serviço. Caso contrário, teremos um colapso do sistema nos próximos dias.”, conclui Lessa.

Em todo estado de Estado de Minas Gerais, o setor emprega cerca de 100 mil trabalhadores.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS