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Faixas especiais auxiliam entradas e saídas de veículos da rodovia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wilson Vieira
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Espaço adicional na malha permite acelerar e desacelerar em segurança

Entrar ou sair de uma rodovia, principalmente em trechos urbanos de movimentação intensa, exige atenção redobrada do motorista. Respeitar os limites de velocidade indicado ao adentrar pelas faixas de aceleração e desaceleração da rodovia garante que as manobras sejam executadas em segurança e em harmonia entre fluxo urbano e o da rodovia, orienta a Concessionária Auto Raposo Tavares – CART em parceria com a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP e a Polícia Militar Rodoviária – PMRv.

No trecho urbano de Bauru, a SP-225 – Rodovia João Baptista Cabral Rennó, administrada pela CART – Concessionária Auto Raposo Tavares, uma empresa do grupo Invepar, recebe anualmente cerca de 6 mil veículos. A entrada ou saída para a rodovia acontecem pelas vias marginais, ruas laterais ou Rodovias no entorno, especialmente nos horários de pico, na manhã e no final do dia,

As faixas de aceleração e desaceleração se fazem aliadas por serem instrumentos na sinalização viária que favorecem a segurança de todos na confluência entre o tráfego nos ciclos rodoviário e urbano. Elas são indicadas por uma pintura de marcas de canalização zebrada na cor branca no solo dos acostamentos, as quais regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis, e ficam próximas às saídas e entradas da rodovia. A principal função é permitir ao motorista espaço suficiente para acelerar ou diminuir a velocidade do veículo, sempre com segurança.

Como funciona?

Para utilização com segurança da faixa de aceleração, o condutor deve sinalizar utilizando a seta do veículo, aumentar a velocidade gradativamente, compatível com as dos demais veículos que já estão na rodovia, verifique nos retrovisores a melhor oportunidade para adentrar à rodovia e tome seu lugar na pista da direita e continue sua viagem com segurança. Isso contribui para evitar colisões traseiras e laterais entre um veículo mais lento e outro que venha rápido. A faixa de aceleração oferece espaço suficiente para a manobra de entrada na rodovia com segurança. Importante ressaltar que a preferência de trânsito é do veículo que está trafegando pela rodovia.

Também pintada às margens da rodovia, a faixa de desaceleração possibilita ao motorista reduzir gradativamente a velocidade empenhada na rodovia e acessar, com segurança, uma via marginal urbana de menor velocidade, até mesmo um acesso particular na área rural.

Para utilização com segurança da faixa de desaceleração, o condutor que estiver transitando na pista da direita da rodovia, deve sinalizar utilizando a seta do veículo, verificar nos retrovisores a distância do veículo logo atrás, reduzir a velocidade gradativamente adentrando à faixa de desaceleração, de forma que sua velocidade já esteja compatível com o acesso que queira adentrar. A faixa de desaceleração oferece espaço suficiente para a manobra de saída da rodovia com segurança.

A utilização correta das faixas de aceleração e desaceleração, pintadas no solo contribui com a redução na incidência de veículos entrando ou saindo da rodovia em alta velocidade. “Atropelamentos, colisões laterais e colisões traseiras, por exemplo, podem ser prevenidos se houver a conscientização para o uso adequado das faixas de aceleração e desaceleração. A sinalização de uma rodovia é resultado de estudos profundos de engenharia e tem apenas um objetivo: a segurança de todos nós”, reforça o Gerente de Operações da CART, Luís Santos.

Desrespeitar a trafegabilidade, seja nestes recursos de aceleração e desaceleração ou na pista de rolamento das rodovias, configura infração grave. Estacionar no acostamento e sobre a faixa zebrada das vias de trânsito rápido também é passível de enquadramento no artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97). A multa é de R$ 195,23 e o condutor perde cinco pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

Sobre a CART

A CART, uma empresa do grupo Invepar, administra as rodovias SP-225 - João Baptista Cabral Rennó, SP-327 - Orlando Quagliato e SP-270 - Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Presidente Epitácio e Bauru, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais. Em 2019, a empresa ganhou a 1ª colocação na categoria Segurança Rodoviária e está entre as 10 melhores Concessionárias de Rodovias do Estado de SP, de acordo com o ranking divulgado pela ARTESP - Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo, órgão que regulamenta e fiscaliza o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. As rodovias da CART contribuem para a expansão do comércio, indústria, do agronegócio, do turismo e da prestação de serviços nos municípios cortados pelo Corredor Raposo Tavares. Monitorada e 100% duplicada, a concessão confere segurança e agilidade no trânsito de cargas, conectando o Oeste Paulista com os principais pontos de escoamento da produção do Brasil.


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