Brasil,

Veloe convida especialista em direção segura Cesar Urnhani e dá dicas para viajar tranquilo neste carnaval

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Guarnieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Piloto e consultor em direção eficiente ensina como preparar o carro e recomenda Veloe para ganhar tempo nos pedágios

Muitas famílias, casais e grupos de amigos aproveitam para pegar a estrada e curtir o carnaval. A pausa no trabalho permite que as pessoas saiam da rotina e aproveitem as viagens para baixar a carga de estresse e recarregar as energias. Para que não ocorram imprevistos neste período, é preciso planejamento e cuidados específicos com o carro. Em parceria com a Veloe, unidade de negócios da Alelo para pagamento automático de pedágios e estacionamentos, o piloto profissional e consultor em direção eficiente, Cesar Urnhani, elaborou uma lista com oito dicas para uma viagem segura, confortável e prática. Confira:

Planejamento

Planejar o trajeto é importantíssimo. Hoje existe o GPS para traçar a melhor rota e desviar dos congestionamentos. E a Veloe permite economizar tempo nos pedágios, que tendem a reduzir bastante a velocidade dos carros e o fluxo do trânsito de forma geral. Use para evitar as filas de automóveis e passar automaticamente pelas cancelas.

Descanso

Não pegue estrada cansado. Tenha uma boa noite de sono na véspera da viagem e quando estiver pilotando respeite suas limitações. Se usa óculos, prefira viagens diurnas. Lembre-se de parar de duas em duas horas para ir ao banheiro, comer e se reestabelecer. Não tenha pressa, apenas curta a estrada!

Revisão do carro

Os pneus devem estar calibrados e em boas condições, incluindo o estepe. Atenção a bolhas e fissuras, pois são danos que podem causar um furo. Os fluidos também merecem atenção especial: cheque se o reservatório de água do para-brisa está abastecido e se os fluidos de freio e do radiador estão em boas condições. Além do volume, observe a coloração – um tom amarronzado significa que precisam ser trocados. Confira os freios, a suspensão e faça o alinhamento e o balanceamento do automóvel.

Cinto de segurança

A cada 10 pessoas que andam de carro, quatro não usam o cinto de segurança. Uma frenagem brusca a 40 km/h já pode causar acidentes graves. Cinto de segurança é obrigatório e pode salvar vidas, portanto, precisa ser usado sempre.

Distância entre os veículos

Não ande colado no carro da frente para ter tempo de reação caso haja necessidade de frenagem brusca. Tem um truque para calcular a distância ideal: tendo como referência um objeto parado, um poste, por exemplo, conte dois segundos de distância para o carro da frente, independentemente da velocidade da via. É o tempo hábil necessário para desacelerar com segurança.

Economia de combustível

Para economizar combustível, evite rodar acima de 2.500 rpm. Use rotações mais altas apenas quando for preciso realizar uma ultrapassagem. Com a rotação mais baixa, o ruído interno diminui, o que aumenta o conforto durante a viagem. Para maximizar a economia, tenha Veloe e evite o para e anda perto do pedágio - ao desacelerar progressivamente para passar da cabine, sem que o carro pare totalmente, você exige menos do motor e poupa combustível.

Chuva

Diminua a velocidade na chuva: a direção preventiva reduz 95% dos acidentes. Certifique-se de que o para-brisa está funcionando antes da viagem e recorra ao ar condicionado para desembaçar os vidros.

Acostamento

Para evitar risco de acidente e multas desnecessárias, utilize acostamentos apenas em situações de emergência, e lembre-se de sinalizar com o triângulo, que deve ser posicionado a 100 passos do carro em uma via que permite velocidade máxima de 100 km/h, 120 passos se a velocidade permitida for de 120 km/h e assim por diante. Caso se depare com um acidente, não reduza a velocidade apenas para observar a ocorrência. Essa atitude aumenta a lentidão e as chances de novos acidentes.

*Todas as dicas podem ser creditadas a Cesar Urnhani, piloto de testes da indústria automobilística, consultor em direção defensiva e professor de pilotagem.

Sobre a Veloe

Veloe traz inovações em meios de pagamento para uso em pedágios, estacionamentos e em breve, postos de combustíveis e demais soluções de mobilidade urbana, com experiência digital e totalmente integrada a um aplicativo de fácil utilização, criada pelo Banco do Brasil e Bradesco por meio de sua controlada Alelo. Com foco no cliente e DNA digital e inovador, Veloe permite a utilização de um adesivo colado no para brisa do veículo, para pagamento com o objetivo de descomplicar o caminho das pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar