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Motores BMW Boxer – um século de uma história visionária e potente

Motores BMW Boxer – um século de uma história visionária e potente

- Conheça a história da BMW R 32, o modelo de 1923 que foi precursor das motocicletas com motor Boxer;

- Confira ainda: na década de 60, um time de entusiastas enfrentou dificuldades, mas apresentou o design moderno da lendária BMW /5 junto à engenharia avançada de um motor Boxer.

A BMW faz ótimas motocicletas e ninguém duvida disso. Mas, que os motores Boxer têm uma grande parte naquilo que se vê hoje em dia nas ruas, talvez não seja do conhecimento de todos. Essa é uma história que se conecta com a trajetória pessoal do jovem e talentoso engenheiro Martin Stolle, figura responsável pela entrada da fabricante no mundo das motocicletas. Martin trabalhava para a marca britânica Douglas, que assim como outras empresas do ramo, estava proibida de produzir motores aeronáuticos após a Primeira Guerra Mundial. O fato deu origem à necessidade de criar um produto para garantir o futuro da companhia. A solução veio em forma de uma ideia brilhante de Martin: ele projetou um motor de dois cilindros e 500 cc, refrigerado a ar, com câmaras de combustão opostas horizontalmente. Esse arranjo de motor já era conhecido como Boxer, no qual os pistões sempre operam “um contra o outro” – o que se parece com os competidores de boxe em uma luta. No entanto, a criação potente impressionou os aficionados devido ao seu excelente desempenho – algo que continua a excitar os fãs de motocicletas BMW movidas por motores Boxer até hoje.

Em 1920, a produção do novo motor foi iniciada. Naquela época, Stolle tinha apenas 34 anos e seu design do motor Boxer era baseado em bom funcionamento e confiabilidade. Em seu projeto inicial, ele decidiu gerar 6,5 hp a 4.500 rpm. A nova unidade de potência foi fornecida a vários fabricantes de motocicletas sob a designação de vendas “Bayern-Kleinmotor” (Pequeno Motor da Baviera). As motocicletas mais bem-sucedidas foram fabricadas pela Nürnberger Victoria-Werke, cujo modelo KR1 equipado com “Bayern-Kleinmotor” da BMW atraiu um grande número de compradores. Mais de mil exemplares do primeiro motor Boxer da BMW foram instalados somente neste modelo.

Dois anos após o lançamento das vendas para o novo ‘best-seller’ da BMW, Martin Stolle seguiu os passos do seu motor e trocou de emprego. Em Munique, seu legado não era apenas um conceito inovador de motor, mas uma inspiração pioneira para o futuro da BMW, afinal, a fabricante estava destinada a avançar sobre duas rodas. O desenvolvimento de uma motocicleta completa já havia começado e, em setembro de 1923, a BMW R 32 – alimentada por um motor Boxer - foi apresentada.

Dando um salto no tempo – até a década de 60 – o cenário era bastante desafiador para o setor na medida em que a ascensão financeira possibilitou o acesso à maior potência, dando vazão aos rumores de um possível “fim” das motocicletas. Mas, a década viu surgir outro clássico da BMW Motorrad, claro, com a potência de um motor Boxer. Em paralelo, nos bastidores da fábrica da BMW surgia um tímido grupo de entusiastas das duas rodas, que não via as motocicletas apenas como mais um meio de transporte econômico. Após certa resistência enfrentada pelo diretor técnico Werner Bönsch – o qual lutou pela inserção de um motor Boxer – um protótipo inicial foi finalizado e enviado para testes off-road. E já no ano seguinte, surgiu o modelo de testes que lançaria as bases para a BMW /5, posto à prova em terrenos acidentados. Apesar disso, ainda estava longe do status final.

O modelo recém-chegado já abandonava linhas conservadoras das motocicletas anteriores e a BMW /5 chegava pelas mãos de engenheiros que eram os próprios motociclistas – o que traduzia a paixão pelas duas rodas em todos os detalhes. Assim, em 1975, a fábrica de Berlim já alcançava a marca de 100 mil unidades despachadas para clientes do mundo todo. Dessa forma, os modelos BMW R 50 /5, BMW R 60 /5 e BMW R 75 /5 despertaram um novo espírito e resumiram a liberdade sob duas rodas.

E os modelos da década de 60 estão mais vivos do que nunca! A edição especial BMW R nineT /5 comemora o cinquentenário da série /5 de maneira impressionante, trazendo elementos especiais de design que remetem às motos lendárias que entraram em cena no meio de uma época tumultuada, aliando tecnologia e qualidade atuais.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse: www.bmw-motorrad.com.br

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.520.000 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2018 foi de aproximadamente 9,815 bilhões de euros com receitas de 97,480 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2018, o BMW Group tem uma força de trabalho de 134.682 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.



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