Brasil,

'Cliente oculto' aponta custo real de mão de obra em funilaria

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel Navarro
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Diferença entre preço de mercado e o pago pelas seguradoras à oficinas indica que remuneração é insuficiente para reparação adequada dos veículos segurados e terceiros; pesquisa foi realizada pela Junior FEA-RP

O núcleo Oficinas do Bem, do Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto e do Sebrae, que reúne empresas de funilaria e pintura automotiva, encomendou uma pesquisa inédita para a Empresa Junior FEA-RP com o objetivo de desvendar o custo médio da mão de obra do setor em Ribeirão Preto.

Segundo o estudo, o valor médio cobrado na cidade é de R$ 94,44 por hora. Para isso, a consultoria visitou 18 das principais oficinas da cidade utilizando uma pesquisa de cliente oculto, com uma metodologia que avaliou, além do preço, qualidade do serviço e a segurança do cliente em confiar seu carro no estabelecimento.

“O consumidor tem o direito de saber os custos envolvidos na reparação de seu veículo, uma vez que isso impacta diretamente na qualidade dos serviços e peças”, explica o empresário Ronaldo Alves Pereira, que participa do núcleo Oficinas do Bem.

“A pesquisa vai ajudar a estabelecer a precificação dos serviços de reparo automotivo, já que as seguradoras e locadoras seguem apenas a diretriz da redução de custo, sem avaliar o impacto na qualidade do serviço”, aponta o empresário, que complementa “Conhecer esses valores é uma arma do consumidor para exercer seu direito de escolher onde vai realizar a reparação de seu veículo, sem ser pressionado e direcionado pelas seguradoras”.

Com o resultado da pesquisa, foi possível constatar que as seguradoras pagam metade do valor de mercado, pressionando para baixo a qualidade dos serviços. “Não é difícil concluir que o consumidor tem muita chance de ter seu carro mal reparado quando envolve uma seguradora de automóvel. E isso significa que, além de alta desvalorização do bem, as seguradoras geram risco enorme para segurança das pessoas no trânsito”, afirma Angelo Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria Comércio para Excelência da Reparação Automotiva (ABRAESA). “É fundamental que o consumidor busque sempre sua oficina de confiança. É um direito que ele tem”, finaliza Ângelo Coelho.

Diante do desrespeito à liberdade de escolha do consumidor por meio da imposição de rede credenciada e do uso de peças não genuínas sem o conhecimento do consumidor, para viabilizar economicamente o reparo com os valores pagos pelas seguradoras, o Procon de Ribeirão Preto acompanha de perto a relação entre seguradoras, oficinas e o consumidor.

“A seguradora não presta informação muito clara sobre o direto de escolha e utiliza de poder econômico para impor aos reparadores custos que não são economicamente viáveis”, explica Feres Najm, coordenador do Procon de Ribeirão Preto. Segundo Najm, ao impor seus custos abaixo do mercado, as seguradoras fazem com que o prestador se submeta a uma relação de credenciamento que faz com que ele realize reparos de baixa qualidade e utilize peças não genuínas.

“O consumidor tem o direito de escolha ferido pois a seguradora entende como preço de mercado o preço de mercado que ela impõe aos credenciados e não o preço real do setor de reparação automotiva com um todo”, completa o coordenador do Procon.

Metodologia

A pesquisa inédita no Brasil foi realizada pela empresa Junior FEA-RP sob supervisão do professor doutor Paulo Miranda, em 18 das principais oficinas do mercado reparador da cidade, excluindo concessionárias de veículos e pequenas empresas. Duplas de consultores visitaram os estabelecimentos orçando a substituição da porta dianteira esquerda sempre de um mesmo carro, modelo HB20X 1.6 123cv Flex, cor prata e ano de 2016. No orçamento, a peça seria fornecida pelo cliente. A metodologia utilizada para contabilizar a quantidade de horas necessárias foi a mesma aplicada pelas seguradoras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar