Brasil,

Caminhões do futuro são conectados e ecológicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Euracy Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Caminhões do futuro são conectados e ecológicos

Automação, digitalização e redução de dióxido de carbono são apontados na conferência da DEKRA como tendências para os próximos anos

A Terceira Conferência de Perspectivas de Veículos Comerciais da DEKRA, em Berlim, contou com profissionais das áreas de política, indústria, pesquisa e transporte para discutir o potencial de tecnologias inovadoras para telemática e veículos comerciais. As discussões abordaram questões como: segurança ativa, direção automatizada, conexão em rede inteligente, mobilidade eletrônica, redução de CO2, digitalização e telemática.

Com o avanço tecnológico na indústria de veículos comerciais na última década, os caminhões mudaram a imagem negativa que tinham como sendo veículos barulhentos, poluentes e causadores de acidentes. Porém, mesmo com um considerado progresso, a indústria de veículos comerciais ainda enfrenta desafios que podem definir processos e decisões de investimento nas empresas de transporte e logística nos próximos anos. Um exemplo disso diz respeito aos sistemas automatizados de direção, digitalização, conexão em rede ou sistemas de tração alternativos.

As principais forças desse setor automotivo ficaram claras durante os dois dias de conferência. Uma plateia com cerca de 300 convidados e renomados palestrantes de diversas áreas de atuação discutiram a necessidade de ação para a otimização sustentável com eficiência, clima e segurança no trânsito. “Nossa Conferência deste ano analisa as megatendências que definirão amplamente o transporte rodoviário de mercadorias nos próximos anos”, ressalta em seu discurso de abertura o Diretor Administrativo da DEKRA, Automobil GmbH, Jann Fehlauer.

Redução de CO2 e proteção em acidentes de curva à direita

No que diz respeito à mudança climática, os participantes concordaram que todos deveriam se unir para alcançar as ambiciosas metas da União Europeia. De acordo com as resoluções da Comissão da UE, os caminhões devem reduzir suas emissões de CO2 em 15% até 2025 e em até 30% até 2030.

A segurança rodoviária de veículos comerciais também foi tema abordado na conferência. O fato de o assistente de curva poder aumentar significativamente a segurança dos usuários desprotegidos nas estradas foi respaldado pelos comentários a respeito da solução da Mercedes-Benz Trucks e as soluções de retrofit, disponibilizadas por empresas como a Luis Technology, a Wüllhorst Fahrzeugbau e a Edeka Südbayern.

Dieter Schoch, da Daimler AG, aproveitou a oportunidade para anunciar que a Mercedes-Benz começou recentemente a oferecer o assistente de curva disponível de fábrica desde 2016 como uma solução de retrofit para vários modelos das séries Actros, Arocs ou Econic. Schoch também prometeu que a quinta geração do Assistente de Freio Ativo com detecção de pedestres será instalada em todos os novos caminhões Actros e Arocs na Europa como padrão a partir de janeiro de 2020.

Telemática inteligente

No congresso, especialistas e profissionais da indústria e de pesquisa também analisaram a situação atual e os desenvolvimentos em andamento nos sistemas telemáticos de veículos e reboques, tendo como destaque os benefícios para as empresas de logística e transporte, controle e economia.

A telemática foi apontada pelo reitor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual Cooperativa de Baden-Wuerttemberg, Heinz-Leo Dudek, como a pioneira na digitalização de transporte e logística. Segundo Dudek, a digitalização no setor de transportes já atingiu um estágio muito avançado, mas que, se tratando de big data, por exemplo, na forma de plataformas de computação digital, ainda não foi suficientemente compreendida.

Direção automatizada: desafios para inspeções veiculares

Considerando que quase 90% dos acidentes de trânsito são causados por erro humano, os sistemas de assistência ao motorista e as funções de direção automatizada oferecem potencial de segurança, prevenindo erros humanos ou reduzindo suas consequências.

“É preciso garantir neste contexto que os sistemas sejam testados de forma abrangente no decorrer de seu desenvolvimento e no contexto de aprovação de tipo. Além disso, os sistemas precisariam funcionar de forma confiável durante todo o ciclo de vida do veículo, assim é possível testá-los em inspeções constantes” enfatiza Jann Fehlauer.

A segurança do veículo deve ser garantida durante todo o ciclo de vida e, na era digital, isso só pode ser feito com base no acesso direto e independente aos dados relevantes de inspeção e funções de diagnóstico no veículo.

Sobre a DEKRA

A DEKRA atua no campo da segurança há mais de 90 anos, empregando atualmente mais de 46 mil pessoas em aproximadamente 60 países nos seis continentes. Fundada em 1925, em Berlim, como Deutscher Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein e.V., é hoje uma das principais organizações especializadas do mundo.

Como especialista qualificada em serviços independentes, a organização trabalha para a segurança na estrada, no trabalho e em casa. Esses serviços variam de inspeção de veículos e avaliações de peritos a serviços de sinistros, inspeções industriais e de construções, consultoria de segurança, testes e certificação de produtos e sistemas, bem como na capacitação de capital humano para o mercado de trabalho global. A visão para o 100º aniversário da empresa, em 2025, é de que a DEKRA será o parceiro global para um mundo seguro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar