Brasil,

Guia de Boas Práticas: como combater desperdícios e reduzir custos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Superintendente da FenaSaúde debate ações para evitar gastos desnecessários e incrementar resultados em saúde

O relatório “O Financiamento da Cobertura Universal”, da Organização Mundial da Saúde (OMS), revela que de 20% a 40% de todos os gastos em saúde são desperdiçados por ineficiência. Esse é um dos dados disponíveis no “Guia de Boas Práticas para Evitar Desperdícios em Saúde”, elaborado pelos especialistas da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).

A publicação traz orientações que visam à melhoria da sustentabilidade do setor e destaca práticas que aumentam os custos desnecessariamente, como postergar a alta do paciente para aumentar a permanência hospitalar e garantir a ocupação do leito; indicar tratamentos mais caros quando outros mais baratos entregam o mesmo resultado assistencial; solicitar exames desnecessários e a utilização, muitas vezes desnecessária, de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) no ato cirúrgico.

Segundo Sandro Leal, superintendente de Regulação da FenaSaúde, aprimorar a qualidade e reduzir desperdícios são temas que estão na ordem do dia de operadoras e prestadores de serviço, cada vez mais alinhados nessas questões. Por essa razão e com o objetivo de debater soluções para evitar desperdícios e incrementar os resultados em saúde, Sandro Leal abriu o debate “Combate ao Desperdício e Redução dos Custos da Má Gestão – Ganhos do Setor”, promovido pelo Instituto Latino Americano de Gestão em Saúde (Inlags), nesta terça-feira, 5, no Rio de Janeiro.

O evento reuniu gestores de operadoras de planos de saúde, de hospitais e clínicas, e profissionais da área da saúde, além de gestores de RH das empresas contratantes no setor de saúde.

De acordo com o superintendente da FenaSaúde, o encontro foi uma oportunidade para o sistema de Saúde Suplementar debater as diversas fontes de desperdícios mapeadas, que se iniciam com a forma atual de remuneração dos profissionais de saúde. “Hoje, o modelo de pagamento muitas vezes incentiva a superprodução, quando deveria estimular resultados. São inúmeras distorções que fazem com que se gaste demais, e o beneficiário pague mais do que deveria para ter acesso ao sistema de saúde. Essa mudança de paradigma, colocando a qualidade do tratamento e a segurança clínica no centro das discussões, tendo o paciente como elo principal do sistema de saúde, permitirá a saída desse modelo baseado em gastos excessivos. A Saúde Suplementar pode passar para uma posição que privilegie o acesso à saúde e o cuidado com o paciente, tendo uma economia de recursos condizentes com a capacidade de pagamento da população”.

Confira aqui (http://fenasaude.org.br/fenasaude/publicacoes/guias-cartilhas/guia-de-boas-praticas-para-evitar-desperdicios-em-saude.html) o “Guia de Boas Práticas para Evitar Desperdícios em Saúde”


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar