Brasil,

MOBILIDADE PARA TODOS - Acessibilidade também influência na empregabilidade das pessoas com deficiência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anderson Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Consciente Construtora mostra, durante Congresso Goiano de Gestão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados pelo INSS, como a construção civil pode contribuir para aumentar a inclusão e acessibilidade. Evento acontece entre os dias 28 e 29/11, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia

Se no caótico sistema de transporte dos grandes centros urbanos chegar ao trabalho já é um enorme desafio, imagine para quem tem mobilidade reduzida? No Brasil, segundo dados do IBGE, 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência e desse total apenas 1% trabalha formalmente. Isso acontece mesmo existindo uma legislação que estabelece que as empresas com 100 ou mais empregados devam ter de 2% a 5% das vagas destinadas a funcionários reabilitados ou com deficiência.

São muitos os entraves para que portadores de necessidades especiais (PNEs) sejam incluídos no mercado de trabalho e a falta de mobilidade urbana para esse público é um deles. São soluções para esses problemas que a Consciente Construtora e Incorporadora pretende mostrar durante o 2º Congresso Goiano de Gestão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados pelo INSS, que será realizado nesta terça e quarta-feira (28 e 29/11), no Centro de Convenções de Goiânia. A empresa estará presente no evento mostrando projetos urbanísticos fundamentados na acessibilidade e sustentabilidade.

Calçada

Um dos projetos desenvolvidos pela construtora é a Calçada Consciente, que ganhou reconhecimento da ONU pelo bom exemplo. Pioneira, a iniciativa foi desenvolvida no ano de 2009, antes de a acessibilidade tornar-se obrigatória nos passeios da capital. “O projeto, inclusive, embasou o decreto que criou a Lei das Calçadas em Goiânia”, conta o engenheiro da Consciente, Humberto Dutra. De acordo com ele, a calçada não possui qualquer desnível ou degrau no seu perímetro facilitando o deslocamento em cadeira de rodas ou para quem tem mobilidade reduzida.

“As larguras são as recomendadas pela legislação, assim como a inclinação máxima, definidas para que um cadeirante consiga se locomover sozinho. Além disso, foi instalado piso tátil e antiderrapante, para orientação dos deficientes visuais e prevenção de tropeços e quedas”, explica.

Outro projeto de destaque da Consciente é o da Praça Conceito Consciente, revitalizada em 2012 no Setor Marista, graças a uma parceria entre a construtora e a Prefeitura de Goiânia. O espaço recebeu a Calçada Consciente e foi equipado com pisos drenantes e antiderrapantes. “Implantamos também um caminho sensorial, que recebeu espécies de plantas do cerrado. Elas podem ser tocadas e cheiradas pelos visitantes. Deficientes visuais têm à sua disposição piso tátil e placas em braile para receberem informações sobre as espécies”, detalha o engenheiro Humberto Dutra.

Quebra barreiras

De acordo com a coordenadora-geral do Fórum Goiano de inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados no INSS (Fimtpoder), Patrícia Ramos, o propósito do evento também é quebrar barreiras culturais. “Queremos mostrar a gestores e profissionais de RH que essas pessoas são capazes de produzir. Elas têm condições, precisam apenas de recursos que possibilitem sua interação com o contexto do trabalho, como as tecnologias assistivas, como bengalas, softwares que permitem a leitura para cegos e elevadores/rampas para deslocamento de cadeirantes”.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar