Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Profissionais falam sobre a importância do uso do Analytics por empresas do varejo, destaca Rodrigo Terpins

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria Rodrigo Terpins
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

De acordo com o diretor executivo de conhecimento do Grupo Padrão, Jacques Meir, “o analytics aparece hoje como uma ferramenta muito mais preparada para substituir de vez a intuição do empreendedor e ajudar nas tomadas de decisões das empresas”

Com o surgimento de novas tecnologias e o acesso cada vez maior a elas, o mercado do varejo tem se transformado. Os clientes de anos atrás não são mais os mesmos da atualidade - eles estão mais dinâmicos, mais interativos e “exigem” das empresas que elas não só os conheçam, mas também analisem o seu comportamento durante toda a cadeia de compra e, assim, possam oferecer a melhor experiência de consumo possível. Para satisfazê-los cada vez mais e garantir a sobrevivência no mercado, as empresas, no entanto, podem contar com algumas ferramentas de coleta e monitoramento de dados – umas delas é o Analytics, que no início de outubro, dia 4, tornou-se tema de uma mesa redonda com os principais varejistas do Brasil. Quem destaca o assunto é o empresário do ramo, Rodrigo Terpins.

O evento - com discussão intitulada “O analytics como vetor de transformação e inovação do varejo” – realizado pela revista NOVAREJO em parceria com a Unisys, empresa mundial de serviços e soluções de Tecnologia da Informação, envolveu especialistas de diversas áreas. O diretor executivo de conhecimento do Grupo Padrão - empresa com foco no público corporativo - Jacques Meir, por exemplo, reforçou que é fundamental o mercado discutir a análise de dados no atual momento do varejo brasileiro.

“Durante décadas a gestão do varejo brasileiro foi feito por meio de dedo. E foi 100% assim até surgirem os dados, o CRM e outras tecnologias criadas com a promessa de ser mais assertivas e conhecedoras do cliente, mas nada disso aconteceu até então”, salientou Meir. “O analytics aparece hoje como uma ferramenta muito mais preparada para substituir de vez a intuição do empreendedor e ajudar nas tomadas de decisões das empresas”, completou o diretor executivo.

Rodrigo Terpins acentua o alerta feito pelo vice-presidente da Vertical Commercial para América Latina da Unisys, André Almeida, de que apesar dos primeiros sinais de retomada econômica, os recursos para melhorias internas ainda não ganharam a força que tinham nos anos de pré-crise. Almeida acredita que mesmo em épocas de investimentos prioritários, a inovação não deve ficar em segundo plano. Para o executivo é preciso entender que os dados do passado não correspondem mais ao pensamento do cliente atual e o do futuro – muito mais ágil e veloz – e é preciso também investir em tecnologias que ajudem as empresas a sobreviverem nas próximas décadas.

A Amazon é um dos maiores exemplos de varejistas que usa analytics em suas estratégias, pontua Rodrigo Terpins. Com a ferramenta, a empresa norte-americana consegue usar dados coletados para oferecer as melhores opções de produtos para seus clientes e, com isso, melhorar a satisfação dos seus consumidores – além da assertividade das vendas e da produtividade de seus processos, reporta o empresário.

Mas nem sempre é fácil a implementação desse tipo de ferramenta. O departamento de TI da Ri Happy, gigante em vendas de brinquedos, por exemplo, demorou meses para implementar o serviço, visto que, no início recebeu pouco apoio dos demais setores, reproduz o empresário Rodrigo Terpins. “O analytics começou a pegar na Ri Happy quando o nosso diretor de operação viu valor nos dados”, ressaltou o CIO da companhia, Eloi Assis – que completou que, hoje, a empresa possui uma central que coleta, analisa os dados e dá inputs diariamente aos gerentes das lojas em tempo real.

Rodrigo Terpins reporta, no entanto, que o principal case de varejo digital no Brasil é a Magazine Luiza, que possui e-commerce no ar há quase 20 anos. “Hoje, estamos em processo de levar essa digitalização para as mãos dos nossos funcionários. Eles conseguem saber o que os nossos clientes que estão na loja buscaram pelo nosso aplicativo, assim oferecem uma venda mais assertiva”, cotou a gerente de atendimento ao cliente da empresa, Beatriz Menezes.

Por sua vez, o executivo de vendas, Renato Silva, deu a dica para quem quer começar a usar a coleta de dados para implementar a tecnologia - “A transparência é muito importante para mostrar aos seus clientes o porquê você está coletando esses dados e aos seus funcionários a importância deles estarem construindo os cadastros. Vendas são muito importantes, mas explicar a importância de análise de dados hoje em dia é primordial”.

Website: http://www.terpins.com.br


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar