Antes da noite, o Pacto Antenupcial
Nada contra o matrimônio, muito pelo contrário, o Pacto Antenupcial é uma das formas de preestabelecer critérios ao casamento entre os nubentes, e está presente em nossa legislação.
Para muitos juristas, autores de obras respeitadas, o referido Pacto apresenta-se entre o direito familiar e o direito das obrigações, afinal esse meio de acordar alguns requisitos a serem cumpridos após a celebração do casamento.
O pacto ainda se utiliza para escolha do regime matrimonial, o qual deve ser estipulado entre as partes, trazendo assim benefícios, e precavendo futuras situações desagradáveis ao casal, como podendo os cônjuges ter participação no patrimônio um do outro, ainda que estes tenham optado pelo regime de comunhão parcial de bens. E em caso da escolha da separação total de bens, não fica mais obrigatória a contribuição proporcional às despesas, isto claro tendo de estar claro no referido pacto.
Todavia, ainda que o matrimônio não concretize-se, as cláusulas pactuadas entre os propensos noivos têm de ser respeitadas, conforme dita o texto legal:
Art. 1.564. Quando o casamento for anulado por culpa de um dos cônjuges, este incorrerá:
II - na obrigação de cumprir as promessas que lhe fez no contrato antenupcial.
Este documento deve ser lavrado em escritura pública, ou seja, é instrumento que deve ser confeccionado junto a um cartório, para que então tenha sua total e plena eficácia.
Em síntese, o pacto antenupcial é um instrumento fundamental, ainda que não obrigatório, para o bom convívio, na prevenção de futuras discussões no judiciário em caso de dissolução matrimonial. Sendo assim, considero tal documento essencial para constituição familiar.
João Paulo Mondardo Rocha, Advogado OAB/SC 50.432, colaborador do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário