Brasil,

Seu negócio está crescendo baseado em alavancagem financeira ou operacional?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Biaggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Não está fácil se sustentar no mercado hoje em dia, por conta da demanda inconstante e elevado custo do crédito. Alavancar o negócio tornou-se tarefa para poucos, ainda mais a alavancagem do tipo operacional - caracterizada por excelente produtividade por conta da demanda dos clientes.

Complicado é se o negócio se alavancou baseado em tomada de crédito. Aqueles que optaram pelo caminho da alavancagem financeira, tomando dinheiro em bancos, estão seguramente tendo dificuldades para honrar seus compromissos e aumentando o endividamento. O fato é que a alavancagem operacional (baseada na produtividade) não tem acompanhado o aumento dos encargos financeiros.

O mundo dos negócios, sobretudo as franquias, demonstram a partir dos seus inúmeros exemplos que muitos empresários construíram a sua empresa uma única vez e em 10 anos, em média, ficaram ricos.

Criar um negócio, fazê-lo crescer e então passar o resto da vida colhendo os resultados dessa criação. Isso se chama alavancagem em negócios, ou, de maneira simples e prática, fazer uma vez e receber por isso pelo resto da vida.

Portanto, precisamos entender muito bem o sentido de alavancagem e saber como aplicar em qualquer tipo de negócio, não importa qual seja o ramo de atividade. Como resultado, inevitavelmente, o negócio poderá enriquecer o seu dono no prazo de 10 anos, exatamente como acontece com muitas franquias. Muita gente constrói um negócio e tem o sonho de enriquecer rapidamente, no prazo de 2 a 5 anos. Os seus proprietários apenas esquecem que enriquecer exige aprendizagem e atitude para então construir equipes, definir o mercado alvo, criar relacionamento com os seus prospects, conquistar e manter clientes e então colher resultados. A questão é que alavancar o negócio dentro de um conceito prático e definitivo,é fazer uma única vez, de forma organizada e sistematizada, para então receber por isso durante muito tempo.

E não vamos aqui confundir o conceito clássico de alavancagem financeira e operacional com o que pretendemos transmitir de modo aplicado ao desenvolvimento de negócios. Em finanças, alavancagem é palavra genérica para qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade a partir do endividamento (tomando dinheiro emprestado). Já a alavancagem operacional ocorre quando um crescimento qualquer em vendas provoca um crescimento muito maior no lucro bruto. Nesse caso, o efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido.

Dentre todos os conceitos, vamos aqui focar na definição matemática de alavancagem – dividir para multiplicar o resultado final. Henry Ford aplicou muito bem essa definição quando dividiu o trabalho na linha de montagem de sua fábrica de automóveis para multiplicar os resultados; assim como o McDonald’s nos ensina até hoje o que é “dividir para multiplicar” com o seu modelo bem sucedido e copiado no mundo todo.

Se pegarmos todas as definições de alavancagem, das clássicas às mais práticas (sistema McDonald’s), podemos traduzir exatamente para o sentido que nos remete à idéia do “faça uma única vez e ganhe com isso pelo resto da vida”. Na prática, para um dono de negócio, significa criar, testar, medir, sistematizar, treinar equipes, revisar o processo periodicamente, analisar seus indicadores de produtividade e resultados, reeditar as estratégias campeãs e duplicar o seu modelo de empresa na forma de filiais ou franquias. Em resumo, é quando o empresário alcança a sua liberdade e encontra diante de si a opção de investir no próprio negócio ou partir para novas atividades.

Cabe aí destacarmos que a alavancagem do negócio remete necessariamente para o conceito mais inovador de negócio de êxito: uma empresa comercial, rentável e que funcione sem o seu dono. Daí a liberdade do empresário que entendeu o que é alavancar o seu negócio e fazê-lo funcionar sem a sua presença. Não estamos diante de uma utopia, ou um sonho. É possível criar ou transformar qualquer negócio para que ele seja rentável e funcione sem o seu dono.

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar