Brasil,

5 erros fatais para a imagem do seu negócio no mercado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrielle Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Evite passar por situações desagradáveis e preserve a imagem do seu negócio.

“Fechar um contrato que obrigue o consumidor a assumir uma fidelidade por um período pré-determinado gera uma situação desconfortável para ele.Local: Curitiba, Paraná

Quando se abre uma empresa, além de se preocupar com uma boa gestão, você, empreendedor deve também se posicionar muito bem perante os clientes e a concorrência. Isso é fundamental para a imagem do seu negócio.

Você sabe quais pontos que merecem atenção?

Alguns deslizes são fatais. Selecionamos os cinco erros principais que ainda encontramos no universo empresarial.

Você não vai acreditar que algumas situações colocadas aqui ainda se repitam, mas o alerta é sempre válido. Confira!

Erro nº 1 - Difamar a concorrência

Prestar atenção no que ocorre ao redor do seu negócio é um hábito necessário no cenário empresarial.

Mas isso não quer dizer que você deve também difamar o concorrente.

Infelizmente, seja por falta de instrução, ou por acreditar que deve adotar uma posição mais agressiva, muitos empreendedores ainda apostam nesse tipo de postura.

Lidar com a concorrência não é uma tarefa complicado. É preciso ter em mente que:

- Todo mercado tem concorrência, caso contrário, não haveria chances de crescimento para nenhum negócio. Afinal, você se esforçaria para se destacar, se não tivesse ninguém para competir?;

- Analisar a concorrência é entender o que funciona, ou não, e aprender com as decisões que são tomadas no mercado;

- Um concorrente não é um inimigo. Inclusive, em um mercado competitivo, empresas que mostram diferenciais variados acabam por agradar diversos segmentos de público e isso se torna saudável para a economia como um todo.

Quer um exemplo de como a difamação pode ser prejudicial?

O Sistema Vitto, empresa de tecnologia especializada em desenvolver sites e aplicativos de delivery e gestão operacional para restaurantes, presenciou o relato de um cliente que fez contato com um concorrente do mercado. Ele ficou tão assustado com a maneira como foi atendido, que imediatamente optou por não contratar o serviço. Segundo ele a atendente demonstrou irritação ao ouvir a marca "Vitto" e então passou a difamar o sistema.

O cliente, que pediu para não ser identificado, fez um breve relato da situação aos colaboradores da empresa de tecnologia:

"[Ela] disse que o suporte não funciona, que no Vitto não é possível receber pedidos via telefone, que o cardápio do sistema não possibilitava trabalhar com produtos no formato montagem e que a Vitto cobrava valores adicionais por número de cadastros de clientes, ou por número de pedidos."

Essa situação mostra uma grande lição: ao difamar um concorrente você estará apenas prejudicando a própria imagem por manter uma conduta antiética.

Não cometa esse erro.

Erro nº 2 - Contratos por fidelidade

Seu cliente comprará de você por confiar em sua marca e se sentir satisfeito com a qualidade do serviço, ou produto oferecido.

Fechar um contrato que obrigue o consumidor a assumir uma fidelidade por um período pré-determinado gera uma situação desconfortável para ele, já que a liberdade de escolha fica limitada.

Essa é uma medida injusta. Essa ação era muito comum em operadoras de celular, você se lembra? Com o tempo - e a insatisfação dos clientes - essa modalidade está cada vez mais escassa nos contratos.

Confie na imagem que sua marca passa e mostre ao seu público que ele tem liberdade para decidir se quer ou não seguir com seus serviços.

Quando há qualidade e compromisso, essa decisão se torna fácil e espontânea.

Erro nº 3 - Falta de originalidade

Esse erro parece óbvio, mas ele segue vivo no mundo dos negócios. E ele ocorre por um pensamento muito comum:

"Preciso ser melhor que meu concorrente"

Você precisa mesmo? Ao invés de ser melhor em algo que já é oferecido no mercado, que tal fazer diferente?

Ser original é o que vai fazer o olho do consumidor brilhar. Vamos usar como exemplo o próprio mercado de Delivery de comida.

Atualmente o consumidor final conta com inúmeras possibilidades de pedido online. A base e o objetivo dos sistemas oferecidos no mercado são os mesmos. Um deles tornar essa atividade prática e rápida, correto?

Qual fator de influência tem mais chances de conquistar o cliente:

a) Aquele sistema que oferece exatamente as mesmas funções que o concorrente, mas com alguns ajustes faz a execução do pedido em menor tempo, ou seja, "mesmo objetivo, melhor desempenho"?

b)Ou o sistema que além de ser melhor em termos de desempenho ainda oferece funcionalidades diversificadas e que se ajustam às necessidades de um público-alvo específico?

Pense como o próprio consumidor e a resposta virá. A originalidade, na maioria das vezes, é o segredo do sucesso do negócio.

Erro nº 4 - Prometer o que não pode cumprir

Esse é um erro clássico, que está muito presente na cultura do país em diversos segmentos, inclusive.

Para evitá-lo, a regra é clara.

Sempre se certifique que os serviços oferecidos realmente poderão ser executados, ou que os produtos divulgados atenderão determinado volume de vendas.

Alguns empreendedores acabam tropeçando nesse erro pela falta de uma pesquisa prévia mais detalhada. É um cuidado simples e que fará toda diferença na imagem do negócio, já que essa é uma das atitudes que reforçam o compromisso da marca com o cliente.

Erro nº 5 - Oferecer ao cliente algo que você mesmo não gostaria de ter

Teste, você mesmo, tudo o que oferece.

Se você se preocupa com a qualidade do seu produto, não há outra saída a não ser conferir de perto o que está sendo feito e experimentar quantas vezes for preciso até que fique perfeito para venda.

É comum ver empreendimentos prejudicarem a própria imagem por ter um gestor ausente no processo de produção. A alta demanda realmente pode atrapalhar a rotina, mas é preciso criar soluções para aperfeiçoar os testes de qualidade.

Sirva uma comida que você mesmo apreciaria. Venda um software que você utiliza em seu negócio.

Se você prestar atenção a esses detalhes com certeza a imagem do seu negócio já será muito mais positiva tanto para os clientes, quanto para os concorrentes.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar