Brasil,

Mente de Colmeia - Como aumentar a produtividade da sua equipe pela técnica da Mente de Colmeia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriano Simões
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Adriano Simões Adriano Simões

Por: Adriano Simões

Um dos maiores desafios dos gestores é alcançar com sua equipe a melhor produtividade possível. Ferramentas motivacionais, técnicas pedagógicas, metas e benefícios são propostas usuais nas empresas. Mas, segundo estudos sobre a tendência à organização espontânea presente no Universo realizados pelo matemático Steven Strogatz, da Universidade de Cornell, nos EUA, e de diversos institutos de pesquisa americanos, como o Laboratório de Massachusetts, existe uma força de restauração já presente em todos nós, que é uma das fontes de nossas interações sociais e pode ser a chave para resolver essa questão da performance dos grupos.

Essa chave é a força da sincronização, já citada por diversos filósofos e estudiosos, como o psiquiatra Carl Jung em seu livro sobre o tema. Ela pode ser definida em seres vivos quando dois ou mais indivíduos praticam uma mesma ação num mesmo sentido, por exemplo, duas pessoas dançando em harmonia ao ritmo de uma valsa. E a grande novidade é que, para entendermos de forma mais clara e aprendermos a usá-la como uma técnica, a resposta está na observação e análise da Natureza, e a ferramenta se encontra nos agrupamentos de animais.

As abelhas, por exemplo, quando vão escolher um novo local para uma colmeia, saem em busca de um espaço ideal, e então passam dias em conjunto se comunicando por movimentos denominados pelos cientistas como “dança das abelhas”, que indicam as vantagens de cada local por cada indivíduo. É a análise de riscos delas, e, de acordo com a pesquisa de Thomas Seeley e colaboradores, também da Universidade de Cornell, o processo de tomada de decisão delas em conjunto é similar ao funcionamento de um sistema neurológico complexo como nosso cérebro, sendo cada abelha proporcional a um neurônio.

Trabalhando em conjunto e avaliando as alternativas, elas convergem para uma decisão em sincronia entre todos os indivíduos que dá certo em 80% dos casos para o melhor local da nova colmeia. Esse sistema de análise em grupo destes animais que se valem da sincronização, produzindo resultados coletivos melhores do que o individual, foi denominado de Mente de Colmeia. Esse tipo de interação está presente também em diversos outros grupos de animais, como peixes, pássaros, lobos e búfalos. Basta uma rápida busca no Google para assistir esse fenômeno.

A questão é: será que o ser humano não teria como aprender com esse tipo de interação social para melhorar seus resultados? Tem gente que está provando que sim. Intuitivamente, já fazemos isso em sites de pesquisa de viagem, por exemplo. Não só quando fazemos compras coletivas, mas também quando selecionamos por preço, quantidade de estrelas ou quando fazemos comentários e analisamos as avaliações dos outros. Esse tipo de pesquisa é mais produtivo e faz você pular etapas operacionais, porque cada um faz o seu gerenciamento e ajuda o outro a fazer o dele. Geração de sincronia total.

A explicação básica do efeito positivo desta técnica está na Matemática. Enquanto nessa ciência exata 1 + 1 é igual a 2, nos indivíduos, quando junta 1 com o outro 1, se pensarmos em termos de produtividade, a resposta é infinitas possibilidades, tanto para o lado positivo, como aumento exponencial da produtividade, quanto para o negativo, como queda no rendimento da equipe. Exemplos simples de Mente de Colmeia:

1. Imagine você tendo que mudar uma mesa de reuniões daquelas bem grandes de lugar. Você irá conseguir sozinho? Dificilmente. E num grupo de seis pessoas? Facilmente. Isso é Mente de Colmeia! O uso da força de sincronização praticando a mesma ação, no mesmo sentido, com a melhor solução possível, com base na soma de todos os conhecimentos e ações individuais.

2. Uma empresa americana chamada Unanimous AI, baseada na Mente de Colmeia, desenvolveu um aplicativo de pesquisa no qual os usuários definem suas escolhas juntos e simultaneamente. E ele foi testado na premiação do Oscar de 2015. A pergunta “quem vai ganhar o Oscar?” foi feita da forma clássica para 48 pessoas aleatoriamente. De 15 Oscars, a pesquisa obteve 6 acertos, ou seja, 40% de acerto. Fizeram, então, um subgrupo escolhendo sete pessoas aleatoriamente das 48, e colocaram elas para decidirem, em conjunto, usando o aplicativo pelo método de Mente de Colmeia, sem se conhecerem ou se verem. Eles tinham um minuto para decidir a melhor opção. E a pesquisa obteve 11 acertos, isto é, 73% de acertos. Por quê?

Porque diferente do método de pesquisa clássica, no qual cada indivíduo responde sozinho às questões, e sendo assim não tem com quem sincronizar, o modelo de pesquisa da Unanimous, baseado na Mente de Colmeia, é um modelo de pesquisa que busca a resposta em grupo, e assim permite que a sincronização atue.

3. Imagine você tendo que escolher entre uma nota de 2 reais e uma outra de 100 reais. Qual escolheria? A resposta óbvia, pensando em seu próprio benefício, seria a de 100 reais. Agora imagine que você está em um grupo de 100 pessoas e só existem 10 notas de 100 reais, sendo que, se mais de 10 pessoas escolherem a nota de 100 reais, ninguém vai ganhá-la. E agora, qual você escolheria? Essa questão remete você a um pensamento coletivo. Você migra da sua individualidade para a coletividade do grupo. A sincronização faz emergir no grupo um comportamento de dialógo para determinar qual seria a melhor forma de partilha. Porém, a força da sincronização é boa sempre?

A resposta é não. Um cão ou uma pessoa com problema de epilepsia, por exemplo, só entram em crise porque, devido a um distúrbio, milhões de células nervosas entram em sincronia e descarregam energia juntas, em sequência, levando à convulsão. Existe um outro fenômeno que, inspirado no coletivo de elefantes, é chamado de Efeito Manada. É o lado perigoso do uso da sincronização. Animais e pessoas podem sair correndo no mesmo sentido, simplesmente porque viram todo mundo correndo também. Isso pode ter o lado bom, como fugir do perigo, mas não é muito inteligente. É quando acontecem, por exemplo, aqueles acidentes de pessoas sendo feridas em tumultos de multidões. Sincronização via Efeito Manada é quando todos pratica uma mesma ação, no mesmo sentido, com o pensamento apenas no individual, e não no coletivo, como na Mente de Colmeia.

Trazendo isso para o nosso trabalho: por que vou organizar esta mesa, se ninguém organiza? Por que vou chegar no horário, se ninguém chega? Por que vou agir diferente, se todo mundo age assim? Pessoas no trabalho podem preferir ficar conversando sobre assuntos do cotidiano ou interagindo em redes sociais, apenas pelo prazer que a sincronização de estar em grupo na mesma sintonia, na mesma vibe, traz. Sincronização libera oxitocina no seu cérebro, que é o hormônio do prazer. Sincronizar por afinidade é importante se não atrapalhar no rendimento, na produção da empresa.

A sincronização pelo Efeito Manada te puxa, é verdade, mas o seu sucesso depende também do seu bom senso. A sincronização é um meio, e não um fim. Como tudo na vida, é preciso entender e saber usar na medida certa. Então, a pergunta de ouro é: como usá-la para obter melhores resultados? Para ser mais produtivo? Para gerir melhor a sua equipe? Por mais que o Efeito Manada, de agir por impulso coletivo, tenha o seu valor (fugir do perigo), a Mente de Colmeia é o caminho. E é simples sincronizar pela Mente de Colmeia. Afinal, se até os animais conseguem, nós também temos como aprender.

Exemplos da atuação da força da sincronização no nosso cotidiano:

1. A lâmpada do escritório não está acendendo.

- Efeito Manada? Ninguém trabalha sem luz

- Mente de Colmeia? Vamos trabalhar juntos: um segura a cadeira cadeira enquanto o outro sobe para avaliar a lâmpada. Enquanto isso, um terceiro vai analisando qual é a loja de lâmpada mais próxima, e um quarto está buscando um eletricista.

2. A internet está lenta.

- Efeito Manada? Ninguém tem nada a ver com isso. Vamos esperar melhorar.

- Mente de Colmeia? Vamos ver o que dá para ir adiantando nos outros serviços ou pelo smartphone.

3. A meta não foi atingida.

- Efeito Manada? A culpa é de todos. Logo, fica mais difícil responsabilizar alguém.

- Mente de Colmeia? Organizar melhor o planejamento. O segredo para aumentar a produtividade por esta técnica é buscar usar a sincronização, fazendo a migração do Efeito Manada para a Mente de Colmeia e, assim, mostrando as vantagens desse sistema. Daí a importância da missão e postura da empresa para definir e enfatizar o propósito da execução de um trabalho a todos os colaboradores, de modo que sintam os benefícios e adotem a ideia. O marketing multinível aplicado por algumas empresas, por exemplo, é inspirado nesse sistema.

E aprender com os padrões da Natureza que já usam essa força há milhares de anos pode ser o caminho para seu sucesso de forma clara e acessível, com baixos custos.

  • Adriano Simões trabalha com Gestão de Liderança e Aumento da Produtividade de indivíduos e equipes.

É escritor e parceiro da Revista Gestão RH e Blog Quero Mais Tempo de Christian Barbosa, atua na área de pesquisa sobre Inteligência Coletiva, analisando os padrões de comportamento de grupos de animais na Natureza e correlacionando com o perfil dos colaboradores e líderes dentro da hierarquia das empresas.

Autor do Livro: Como Construir Seus Sonhos, também contribui na área da educação com um projeto de Mentoria Profissional para adolescentes deficientes visuais.

Visite o site : www.adrianosimoes.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar