Resiliência é a palavra de ordem

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sincor - SP

Os mais recentes dados divulgados pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), referentes ao mercado controlado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), atestam mais uma vez a resiliência do segmento. Até julho de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o setor de seguros cresceu 4%, registrando mais de R$ 138 bilhões em arrecadação nos sete meses deste ano.

Em editorial da Carta do Seguro, o presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano, avalia esse desempenho a partir de dois momentos. “O primeiro, entre janeiro e março, de sucessivo crescimento (a taxa 2016/2015 foi de 9,3%) até atingir 11,6%; e o segundo, de abril até julho, de reduções mensais de taxas, tendo o aumento se estabilizado em 7,7% nos últimos dois meses.”

O resultado até julho poderia, contudo, ser ainda mais positivo, de aumento e 9%, se excluídas as receitas do seguro obrigatório DPVAT, que sofreu ajuste negativo nos prêmios, conforme determinação do governo federal. “Sem o DPVAT, a receita estabelece um acréscimo de R$ 4,6 bilhões”, comenta o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP), Alexandre Camillo. Segundo ele, apesar de todos os pontos favoráveis, permanece a necessidade de reformas no País, condição básica para a continuidade desse cenário em médio e longo prazo. “De qualquer maneira, hoje há mais otimismo na economia, quando comparado ao retrato de 2016”, diz.

Destaques
O grande destaque em arrecadação foi o ramo de crédito e garantia que, com desempenho de R$ 2.254,0 bilhões até julho de 2017, evoluiu 38,8% em relação ao igual período de 2016. Na sequencia, destaca-se o bom resultado dos planos tradicionais, com crescimento de 16,5%; e o rural que, impulsionado pelas boas safras de 2017, apresentou evolução de 13,7% na comparação entre os primeiros setes meses deste ano e de 2016. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ano deve ser encerrado com uma safra de grãos de 240,9 milhões de toneladas, o que significaria aumento de 30,4% em relação a 2016.

No acumulado, cobertura de pessoas aumentou 6,5% em arrecadação, registrando R$ 85.412,3 bilhões em julho. O ramo apresenta potencial de crescimento, por sua ainda baixa abrangência. Aura Rebelo, diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros, avalia que a contratação de seguro de vida, por exemplo, não costuma fazer parte do planejamento financeiro dos brasileiros, muito menos de seus sonhos de consumo. “O tema permanece em um terreno ainda desconhecido para a maioria das pessoas. A penetração do produto ainda é inferior a 10% da população, segundo dados do setor”, afirma a executiva, que pontua ainda que os seguros de vida contratados voluntariamente representam somente 0,1% do PIB brasileiro.

Essa realidade, contudo, tende a se alterar em razão de incertezas da economia, da redução do poder de consumo e, ainda, das mudanças nas regras de aposentadoria, que podem impactar os benefícios concedidos em caso de morte do contribuinte. “Nesse contexto, é imprescindível entender o seguro de vida como um dos mais importantes instrumentos de planejamento financeiro, pois seu principal objetivo é dar suporte financeiro a uma pessoa, família ou negócio, em caso de falecimento ou incapacidade temporária de um provedor importante. Mais do que tudo, se interessar, pesquisar e escolher um bom seguro de vida é um ato de amor próprio e amor ao próximo”, defende Aura. No segmento de seguros de pessoas, os prêmios da Icatu atingiram R$ 743 milhões no primeiro semestre deste ano, crescimento de 15% na comparação com o mesmo intervalo de 2016.

Sub-ramo de planos de riscos em cobertura de pessoas, o seguro de viagens foi outro com ótimo resultado. De janeiro a julho deste ano, a modalidade registrou R$ 317,3 bilhões em prêmios, 55,5% mais que o total conquistado no mesmo período de 2016. A alta pode ser creditada pelas mudanças instituídas no ano passado, que determinaram um numero maior de coberturas obrigatórias para viagens internacionais, a exemplo de regresso sanitário, despesas médicas e traslado médico.

Segmentos

O mais importante nos ramos elementares e um dos mais conhecidos do setor, o seguro de carro cresceu 6,4% entre julho de 2017 e 2016, com premio que evoluíram de R$ 18.017,9 bilhões para R$ 19.173,5 bilhões. Entre as razoes para o desempenho estão a retomada do credito e, acompanhando a inflação, a queda das taxas de juros.

Na Tokio marine Seguradora, que registrou um desempenho positivo no primeiro semestre deste ano, com crescimento de 13% em relação aos mesmos meses de 2016, o grande destaque foi o ramo de automóvel: no segmento, a empresa evoluiu 28,1%, número muito superior ao do mercado no mesmo período. “Nesse momento de recuperação econômica, procuramos oferecer aos nossos corretores e assessorias mais opções para a realização de negócios. Investimos em produtos, serviços e canais de vendas, sempre privilegiando a ‘venda consultiva’ por meio dos mais de 25 mil corretores que operam conosco. Em período como esse, é preciso ficar atento às múltiplas oportunidades de proteger o patrimônio dos clientes”, afirma o presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara.

Outros desempenhos de destaque da empresa na primeira metade do ano foram registrados nos seguros de responsabilidade civil geral, com crescimento de 78,6%, e nas carteiras de garantia (25,7%); D&O (17,4%); empresarial (11,5%) e transporte consolidado (9,2%). “Com 13,4% de participação de mercado, a Tokio Marine é hoje também a maior seguradora de riscos de engenharia do País”, comemora Ferrara.

-----------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros