Brasil,

Perspectivas do Mercado de Seguro de Pessoas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  c q c s
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Atualmente, pouco mais de 6% da população brasileira tem um Seguro de Vida. Considerada essa massa de segurados e conforme estudo da FenaPrevi, 18% dos integrantes das Classes A e B contam com a garantia desse produto. Em relação às pessoas classificadas no âmbito da Classe C, esse número significa 6% e, nas Classes D e E 2%.Apesar desse baixíssimo índice de penetração do produto, projeções de mercado para os ramos de Seguros de Pessoas (que abrange 12 diferentes ramos, excluído o VGBL), estimam um crescimento na produção de aproximadamente 50% ao longo dos próximos 5 anos.

Em relação ao ano de 2015, as projeções de crescimento sobre 2014 apontam elevação 8,7%, que embora abaixo da casa dos dois dígitos (que tem sido a marca do mercado segurador em geral), ainda é uma demonstração positiva da capacidade de expansão das vendas do produto. De acordo com levantamento da FenaPrevi, o valor de prêmios diretos no segmento foi de R$ 6 bilhões no primeiro semestre, indicando elevação de 12,99% sobre o mesmo intervalo do ano anterior.

Analisados os ramos de Seguros de Pessoas em nosso mercado, temos que durante 2015 o Seguro Prestamista tem apresentado a melhor performance de vendas, seguido pelo Auxílio Funeral e Seguro Viagem.

Para efeito de comparação, nos EUA os Seguros de Vida (que fazem grande sucesso em meio à população), segundo estudos, representam 9,5% do PIB (contra 1,4% no Brasil). Especificamente e corroborando o baixo consumo brasileiro do produto, a arrecadação do Seguro de Vida Individual, conforme pesquisa da EPGE/FGV, demonstra que enquanto o consumo nos EUA chega a 0,85% do PIB, no Brasil esse número é de 0,12%.Essa grande diferença de contratação desse seguro entre aqui e outros lugares do mundo (como Europa, Japão e EUA), parcialmente pode ser justificada pelos elevados impostos sobre heranças (que por aqui tem seu custo total em torno dos 10%).Lá, assim como aqui, Seguros de Vida não integram o patrimônio das pessoas físicas (não entrando em inventário), consequentemente, não recebem carga de impostos sobre heranças. Desta forma, podem ser utilizados como um útil instrumento financeiro para atender necessidades imediatas para procedimentos com heranças.

Em termos mundiais (e por aqui em certa medida), algumas situações tem potencial para contribuir positivamente para a elevação dos volumes de prêmios no segmento de produtos de riscos pessoais, como por exemplo, a ascensão econômica das classes de base, a elevação dos níveis educacionais da população e o aumento e/ou manutenção da quantidade de pessoas em atividade laboral.

Independentemente das situações econômica e demográfica, paulatinamente vem se sedimentando o entendimento de que o Seguro de Pessoas, dado à necessidade de sua contratação de longo prazo para atingir os objetivos de proteção a que se destina e precisam ser oferecidos para que os consumidores efetivamente os “comprem”, ou seja, que entendam o produto como uma necessidade básica em seus planejamentos pessoais e/ou familiares, dando manutenção à sua vigência de forma continuada.

Além disto, a criação de produtos que agreguem benefícios de percepção mais imediata aos segurados, como por exemplo, serviços veiculares, residenciais, pessoais e sorteios (de títulos de capitalização), estimulam sua aquisição e a manutenção dos contratos.

Ainda, é importante não esquecer que os consumidores, ano a ano, vêm aumentando seu entendimento sobre os temas de seguros, exigindo progressivamente que as seguradoras exercitem sua criatividade e que os participantes da força de vendas tornem-se mais especializados.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar