Relacionamento Intrapessoal x Interpessoal no ambiente de trabalho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sidney Gonçalves - Dino

Construir relacionamentos no local de trabalho é uma questão bem importante em uma carreira de sucesso. Tanto o relacionamento intrapessoal quanto o relacionamento interpessoal.

Embora você vá para a empresa todos os dias para cumprir com suas obrigações no trabalho, com certeza essa será uma experiência muito mais agradável e produtiva se você souber lidar com sua equipe ou departamento.

Por isso elaboramos aqui um breve guia sobre a importância dos relacionamentos no ambiente corporativo – e como transformar isso em uma habilidade positiva para sua carreira e sua vida. Siga na leitura com a gente!

Por que é importante ter bons relacionamentos no trabalho?

As pessoas são naturalmente criaturas sociais: anseiam por amizades e interações positivas tanto quanto necessidades fisiológicas, exemplo alimentação.

Então quanto mais bem-sucedidos forem os seus relacionamentos, mais feliz e produtivo você será.

Boas relações de trabalho trazem ainda vários outros benefícios: a rotina é mais agradável, isso possibilita ao profissional ser mais inovador e criativo – e as ideias de pessoas que sabem se relacionar tendem a ser mais bem aceitas.

Além do mais, bons relacionamentos trazem mais produtividade: em vez de gastar tempo e energia superando os problemas associados aos relacionamentos negativos, você pode se concentrar nas oportunidades.

Bons relacionamentos também são necessários para o desenvolvimento de carreiras. Afinal, se o seu chefe não confia em você, é improvável que seu nome seja considerado para uma nova posição.

No geral, todos nós queremos trabalhar com pessoas com quem nos damos bem. Quando bem desenvolvidas, as habilidades interpessoais e intrapessoais ajudam a aumentar a produtividade e a abordagem junto à equipe para atingir os objetivos organizacionais.

Veja a seguir as definições sobre relacionamento interpessoal e intrapessoal – e como eles são importantes para o seu futuro.

Definição de Relacionamento Interpessoal

O relacionamento interpessoal refere-se à relação com o próximo.

É a habilidade através da qual nos relacionamos bem com as pessoas que interagimos.

É através dela que conseguimos entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas.

Todo relacionamento interpessoal envolve três fatores: o ambiente, o eu e o outro. Isso significa que para desenvolver a habilidade de se relacionar com o outro, precisamos:

Entender o que o ambiente nos exige e oferece;

Autoconhecimento (nossas tendências comportamentais, reações frente às situações);

Procurar observar e entender o outro (seus comportamentos, motivações, estilos de comunicação, entre outros).

O Assessment é uma boa forma de desenvolver suas habilidades em relacionamento interpessoal, já que ele funciona como uma espécie de check up do seu perfil, para assim ampliar sua observação do outro.

Definição de Relacionamento Intrapessoal

Também conhecido como inteligência intrapessoal, é o tipo de relação que você estabelece consigo mesmo e com seus próprios sentimentos e aspirações.

Sua premissa é baseada no autoconhecimento, no domínio próprio e a forma como o indivíduo se motiva continuamente – e como tudo isso permeia nossa vida pessoal e profissional.

Quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a felicidade e todos os seus objetivos – em todos os espectros de sua vida.

É justamente a prática do autoconhecimento que nos ajuda a lidar com as mais diversas situações da melhor forma possível. Sem frustrações, sem descontrole ou sentimentos ruins, apenas buscando as melhores soluções.

Habilidades que envolvem o relacionamento

É importante deixar claro que tanto as habilidades interpessoais quanto as intrapessoais desempenham um papel importante na carreira, pois ambos são altamente valorizados no ambiente corporativo.

E podem significar a diferença na hora de optar por um profissional que vai assumir uma nova posição.

E a questão chave para conseguir gerenciar os relacionamentos é ampliar o seu autoconhecimento e desenvolver as competências necessárias – uma tarefa que fica mais fácil com a ajuda do Assessment e do Coaching.

Estas ferramentas podem ajudar a criar ou desenvolver uma série de habilidades necessárias para ampliar seu autoconhecimento, melhorar sua forma de se relacionar e até contribuir para a sua evolução profissional, como:

Capacidade de lidar com diferentes cenários, pessoas e desafios
Ganho de produtividade e performance
Comunicação assertiva
Foco e motivação
Planejamento e feedbacks mais eficazes
Liderança e trabalho em equipe

Sobre a JJ Assessoria

Somos uma empresa focada no desenvolvimento pessoal e profissional. Empoderamos as pessoas através de programas de Coaching, Assessment, Mentoring e Counseling, Desenvolvemos programas personalizados de Treinamento & Desenvolvimento e aplicamos metodologias pragmáticas para os processos de Seleção, Hunting, Outplacement e Apoio ao RH da sua empresa.
Nossos escritórios estão estrategicamente presentes em diversas cidades do país, isto nos permite atender todo o território nacional de forma personalizada e presencial.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros