Menos fumaça, mais vida

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg

Na semana do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, programas das associadas à FenaSaúde contribuem para a redução do número de fumantes no país

Nesta semana, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29) – um marco na luta da sociedade contra os males do fumo. Nessa frente de atuação, o setor de Saúde Suplementar mostra resultados positivos na prevenção e minimização dos riscos à saúde de todos os beneficiários - aproximadamente ¼ da população brasileira. Segundo o Vigitel Brasil 2015, elaborado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, revelou que o percentual de pessoas que se declararam fumantes ficou em 7,2%, abaixo dos 12,4% identificados em 2008 – uma queda de 42%. Proporcionalmente, os homens ainda fumam mais do que as mulheres, sem contar as pessoas não fumantes que estão expostas à fumaça de produtos de tabaco no ambiente domiciliar e profissional.

Essa redução do número de fumantes beneficiários de planos de saúde é trabalho direto, entre outras ações, da atuação das operadoras de planos de saúde, que promovem campanhas educativas e cuidado à saúde. Nesse cenário, as associadas à FenaSaúde têm uma série de projetos que combatem o tabagismo.

A Bradesco Saúde possui o “Juntos pela Saúde” – amplo conjunto de soluções e serviços, disponibilizado para os clientes dos planos empresariais –, que tem o objetivo de realizar ações de identificação de riscos, promoção da saúde e prevenção de doenças para os segurados. O programa “Abandono do Tabagismo”, que faz parte do “Juntos pela Saúde”, foi criado em 2012 e está habilitado para empresas de todo o Brasil.

Dos participantes do programa, 48% pararam de fumar, enquanto 43% tiveram uma redução considerável na quantidade de cigarros consumidos por dia. Ou seja, 91% dos funcionários dessas empresas foram beneficiados com o programa “Abandono do Tabagismo”. O número de segurados e de empresas são dados estratégicos para a Bradesco Saúde, por isso não são revelados os números absolutos.

O programa prevê palestra motivacional para o quadro de funcionários, consultas médicas individuais com cada participante na própria empresa, definição de metas individuais e acompanhamento mensal. Quando há necessidade, inclui-se tratamento medicamentoso para mitigar os efeitos da dependência da nicotina.

Características do programa da Bradesco Saúde de combate ao tabagismo:

Workshop de apresentação;

Consulta inicial com médico Pneumologista e Psiquiatra;

Solicitação de exames para avaliação inicial: Espirometria, RX de tórax, Teste ergométrico e Exames de Sangue;

06 consultas individuais (1 / mês) com médico Pneumologista e Psiquiatra;

Entrega de kit com informativo em saúde referente aos benefícios de Abandono do Tabagismo;

Acompanhamento/monitoramento semanal através de email/telefone entre os participantes e o médico;

Possibilidade de Prescrição de medicamento.

É importante lembrar que o fumante pode sofrer com Doenças Pulmonares de Obstrução Crônica, entre elas o enfisema pulmonar e a bronquite crônica, além, é claro, da perda de qualidade de vida. Essa luta de combate ao fumo é das associadas da FenaSaúde e de toda a sociedade.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros