Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leonardo Simões
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Por que a Automação de Marketing é essencial para o crescimento da sua empresa

Dados comprovam que fazer do Marketing Digital um aliado tem gerado grandes resultados para empresas no Brasil e no mundo. Com apenas 6 meses de automação de marketing empresas relataram um crescimento de até 25% em suas receitas, o que prova mais uma vez que apostar nessa nova ferramenta é fundamental, pois além de segmentar seu público, ela gera mais resultados com menor investimento, se comparado às mídias tradicionais.

“Um fator que faz a demanda por estratégias de automação de marketing crescer entre as empresas é a economia de tempo e facilidade na análise de dadosLocal: São Paulo, SP

Cada vez mais as empresas estão utilizando estratégias de Automação de Marketing Digital no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pela agência AG3, em média, 50% das empresas atualmente utilizam plataformas de automação de marketing.

Esse cenário mostra que as empresas estão em busca de soluções que melhorem a produtividade e permitam com que elas realizem diversas ações de forma personalizada, escalável, eficientes e ajudando os profissionais de marketing a otimizar seus esforços de comunicação para se concentrar em seus clientes mais valiosos.

Segundo Leonardo Simões, CEO da Agência AG3 um fator que faz a demanda por estratégias de automação de marketing crescer entre as empresas é a economia de tempo e facilidade na análise de dados.

A redução do tempo gasto na elaboração de relatórios e análises, proporciona mais tempo para a estratégia e foco nas interações dos clientes. Uma ferramenta que permite às equipes rever, analisar e atuar em dados de clientes e marketing de forma contínua e em tempo real se torna extremamente valiosa.

Como o objetivo de toda empresa é gerar oportunidades de negócio e aumentar o resultado em vendas, aderir às estratégias de automação de marketing se torna essencial pois o poder de compra não está mais concentrado no vendedor, mas sim no comprador, ele tem fontes diversas de pesquisa na web, gosta de perguntar e verificar a experiência de outros usuários e quando realiza suas compras, geralmente fornece informações que dizem respeito a ele.

A empresa deve absorver todas essas informações com precisão e agilidade, e além disso, estabelecer um relacionamento com o potencial cliente pois empresas que cultivam relacionamentos profundos, pessoais e significativos obtêm mais confiança dos clientes e formam relações comerciais mais duradouras. Esses relacionamentos aumentam a fidelidade da marca. É justamente neste processo que a automação de marketing se torna uma grande aliada.

Entender o que o público procura e desenvolver um diálogo com ele é o primeiro passo para criar relacionamento com clientes e a forma mais atual e eficaz de realizar essa ação é utilizando a Automação do Marketing Digital.

Primeiramente é preciso criar conteúdos relevantes para a marca, que podem ser disponibilizados através de landing pages e divulgados no site, blog ou redes sociais da empresa, fornecendo eBooks, infográficos, vídeos e outros materiais exclusivos que irão atrair o usuário e levá-lo a disponibilizar suas informações de contato como nome e e-mail para que ele possa ter acesso ao conteúdo oferecido.

Por exemplo, se a empresa vende Aquecedor Solar pode-se criar um ebook em pdf com um tema interessante como: 10 dicas para economizar energia, e disponibilizá-lo em uma landing page na qual o usuário só terá acesso se ele digitar o seu nome e e-mail. Inclusive uma das dicas poderá falar sobre a instalação de um aquecedor solar.

A partir do momento que o usuário insere as informações dele, ele mostra interesse pela empresa, se tornando assim um lead (potencial cliente).

Com isso além da empresa mostrar que entende do assunto fará com que os dados do potencial cliente seja cadastrado na ferramenta de automação de marketing, a partir daí ele começa a ser “nutrido” por e-mail com assuntos e informações importantes, como dicas, promoções, novos produtos, eventos, etc. até que um desses e-mails possa resultar em uma conversão, ou seja, uma venda.

Em uma ferramenta de automação de marketing é possível criar campanhas com uma série de e-mails marketing que serão enviados sequencialmente e em dias e horas alternadas para os leads cadastrados e a cada ação do lead pode direcioná-lo para outras campanhas. Por exemplo, se em um e-mail com promoções de computadores o lead clicar mais em notebooks, ele poderá começar a receber mais e-mails sobre notebooks. Outro exemplo se a ferramenta detectar que um lead sempre clica nas promoções mas nunca realiza uma compra o sistema pode enviá-lo um e-mail com um cupom de desconto para incentivá-lo. Todas estas estratégias e e-mails podem ser criados e cadastrados na própria ferramenta de automação.

É fundamental pensar na jornada de compra do potencial cliente e prever quais caminhos ele vai percorrer e assim planejar sua automação de acordo com cada etapa, para influenciá-lo em cada uma delas. Para criar o fluxo de automação de marketing digital perfeito, é necessário pensar como o consumidor e estudar seus passos em cada etapa do funil de vendas da empresa.

A automação de marketing traz muitos benefícios para as empresas que fazem uso dessa estratégia, a principal delas é a otimização dos processos, o que antes poderia levar muito tempo e demandar de uma grande equipe para realizar determinadas tarefas, agora é possível centralizar em uma única plataforma e deixar a equipe focada em análise de resultados e elaboração de estratégias. Além de economizar tempo, economiza dinheiro e potencializa os resultados.

As plataformas de automação de marketing também possibilitam a mensuração de todos os dados e detalhes da campanha, assim é possível verificar o que está funcionando e o que não está, direcionando e intensificando as estratégias que garantiram um bom retorno para a empresa, além disso a segmentação é outro fator que faz da automação de marketing essencial, pois é possível criar campanhas extremamente segmentadas e com foco no target que realmente tem interesse no que a empresa tem a oferecer.

SOBRE A AG3

Fundada em 2010, a AG3 é uma agência especializada em Marketing Digital com atuação em todo o Brasil.

Para mais informações, acesse: www.ag3digital.com.br

Website: http://www.ag3digital.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar