Brasil,

Direto da BeefExpo 2017: Que carne o consumidor deseja?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com a palavra, Roberto Barcellos, um dos maiores especialistas em carne de qualidade do Brasil

Nem sempre os consumidores encontram a carne que desejam em termos de qualidade, incluindo suculência, maciez e sabor. Por que isso acontece? “Por uma série de fatores, que passam pelo método de criação do gado até a escolha dos cortes nos frigoríficos”, explica Roberto Barcellos, um dos maiores especialistas brasileiros em carne bovina, que participa da BeefExpo 2017, que vai até amanhã (08.06), no Centro de Eventos Pró-Magno, em São Paulo.

O Brasil produz atualmente em torno de 9,5 milhões de toneladas de carne por ano. Desse total, cerca de 20% (1,8 milhão de toneladas são exportados. Os demais 7,5 milhões de toneladas são consumidos no mercado interno. “O brasileiro é um apaixonado por carne. São mais de 36 kg/hab/ano. Já foram mais de 40 kg, mas a crise econômica recente diminuiu o consumo.

Mais recentemente, o brasileiro começou a se interessar por carne de qualidade. Essa situação está levando as fazendas pecuárias a investirem em melhor genética, nutrição, sanidade e gestão para colocar à disposição do mercado uma carne mais suculenta e saborosa”, analisa Roberto Barcellos.

“Num determinado momento, os pecuaristas estavam produzindo uma carne, mas o consumidor queria outra. Assim, a conta não fecha. A utilização de genética superior é um exemplo da necessidade dessa mudança. Hoje, temos em torno a média de 70% nos rendimentos de desossa no Brasil. Um animal superior, consegue rendimento de 80% na desossa, e esses 10% de diferença chega a oferecer cerca de 2% de lucro/mês ao pecuarista”, ressalta Barcellos, lembrando que esse benefício é expandido para toda a cadeia, chegando ao consumidor, “que pode encontrar cortes saborosos e, assim, passar a confiar mais nas marcas”.

Nesse cenário, o maior desafio da pecuária brasileira atualmente é produzir carne de qualidade. “Queremos carne de qualidade, isso não há dúvida. Porém, custa caro produzir animais com essas características. O que fazer? Focar em determinadas características, como marmoreio, fator genético explorado via nutrição. Se o animal tem potencial e aptidão ele expressa essa qualidade. Caso contrário, é melhor buscar outra opção genética”, analisa Barcellos.

O especialista também chama a atenção para os diferentes perfis de consumidores: “Hoje, convivemos com o consumo do dia a dia (necessidade) e o consumo no fim de semana (prazer pela qualidade). Temos de produzir animais que atendam esses dois mercados. As oportunidades estão aí. O Brasil é um país produtor, o brasileiro gosta de carne. Os pecuaristas precisam analisar o seu negócio e avaliar se estão atendendo à demanda existente não da maneira como ele acha que deve atender, mas satisfazendo os clientes finais”.

Mais informações sobre a BeefExpo 2017: www.beefexpo.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar