Brasil,

O escândalo da carne e a governança corporativa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcel Trinta
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

- Por Rafael Klug*

Representando cerca de 30% do agronegócio brasileiro, que por sua vez participou com 21% do PIB no exercício de 2016, segundo dados do IBGE/CEPEA, a pecuária é um setor extremamente relevante para a economia. Entretanto, o segmento sofreu um forte golpe quando substâncias cancerígenas para maquiar o aspecto físico de alimentos vencidos e estragados e mistura de outros materiais em alguns lotes de frango para aumentar o peso dos produtos foram práticas recentemente denunciadas pela polícia, em poucos frigoríficos no país. A divulgação do episódio causou um impacto em todo o setor, gerando também reflexos na economia nacional. De acordo com pesquisa do Datafolha, 30% dos paulistanos que comem carne dizem ter reduzido o consumo do alimento após a divulgação da operação Carne Fraca.

Ao observarmos o ocorrido, fica muito claro que aspectos primários de uma boa governança corporativa não foram seguidos por essas empresas, o que ocasionou uma crise de imagem gigantesca que atingiu todo o setor. Se analisarmos toda a cadeia produtiva, as empresas brasileiras do setor seguem inúmeras normas de controle zootécnico para garantir a qualidade do produto. Tais regras fizeram com que o Brasil se tornasse um dos maiores exportadores de carne do mundo. As boas práticas se iniciam com melhoramento genético, passando por pastagem, sanidade animal, nutrição, até criação e rastreabilidade. Todas essas etapas acontecem apenas na propriedade rural. Após essa primeira fase, já na agroindústria, ainda existem controles de qualidade reconhecidos mundialmente no que diz respeito ao transporte, abate, processamento e distribuição para comercialização.

Além disso, a lei que rege a fiscalização de produtos de origem animal exige, para que as mercadorias possam ser comercializadas e exportadas, a certificação SIF (Serviço de Inspeção Federal) que é obtida através de uma série de requisitos técnicos e de higiene que deve ser cumprida. Dentre os parâmetros estão a vistoria regular de todo o processo feita por fiscais que ficam alocados nos frigoríficos. Estes profissionais acompanham etapas como o abate e processamento. Entretanto, a fiscalização não se dá apenas na esfera federal. Há ainda o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), exigidos para a comercialização das carnes nos estados e municípios, respectivamente.

Diante do exposto, vale perguntar: se o setor de agronegócio possui inúmeras práticas, o que aconteceu para gerar essa crise? A resposta é simples: a falta de uma boa governança em determinados frigoríficos foi fundamental para que controles internos não fossem seguidos.

De acordo com a pesquisa sobre Comitês de Auditoria, realizada pelo ACI Institute em parceria com o Board Leadership Center da KPMG, apenas 9% dos Comitês de Auditoria no Brasil consideram maduro e robusto o sistema de gerenciamento de risco implantado. Quando observamos os dados mundialmente, há um aumento no percentual, chegando a 38%. Esse cenário se torna mais preocupante quando 42% (global) informam que o sistema de gerenciamento de riscos existe, mas requer melhorias substanciais (48% no Brasil), 15% (global) afirmam que ele ainda se encontra em fase de desenvolvimento (37% no Brasil) e para 5% (global) o sistema não existe (6% no Brasil). O levantamento envolveu mais de 800 membros e coordenadores de comitês de auditoria e conselheiros de administração de 42 países pesquisados, incluindo o Brasil.

A operação Carne Fraca realizada pela Polícia Federal é um exemplo de que falhas internas nessas empresas podem desencadear uma sucessão de fatos negativos, não só para os investigados, mas também para todo o setor de atuação e, em última instância, para a população. Em um cenário global de instabilidades econômica, política e financeira, o maior desafio dos líderes empresariais tem sido se manter competitivos e inovadores, sem deixar de tomar decisões estratégicas, que incluem boas práticas de governança, e conduzir os negócios de modo sustentável.

*Rafael Klug é sócio da KPMG no Brasil

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 174.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, somos aproximadamente 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.

Twitter: http://www.twitter.com/@kpmgbrasil
Site: kpmg.com/BR
Linkedin: www.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebook: facebook.com/KPMGBrasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar