Brasil,

Etanol e dias frios: saiba como evitar problemas para ligar o carro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Quintanilha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Etanol e dias frios: saiba como evitar problemas para ligar o carro

Preço do biocombustível é mais vantajoso nos postos, mas pode gerar dificuldades na partida em baixas temperaturas


Checar se os componentes da ignição e do sistema auxiliar de partida estão funcionando adequadamente é fundamental para evitar contratempos

Com o preço mais competitivo do que o da gasolina nas últimas semanas, o etanol tem sido a primeira opção de muitos motoristas na hora de abastecer. Porém, a chegada dos dias frios pode fazer com que essa escolha signifique mais transtorno na hora de ligar o carro, especialmente para veículos sem manutenção. Para evitar o problema, é necessário que os sistemas auxiliares de partida a frio estejam com a revisão em dia, assim como os com os componentes da ignição.

De acordo com o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, velas de ignição desgastadas também podem causar dificuldades na partida, por isso, é importante que os motoristas façam a checagem do componente periodicamente. “Para que o sistema auxiliar de partida funcione de maneira adequada é preciso que o sistema de ignição esteja em ordem”, explica o especialista.

Em veículos mais modernos, os sistemas auxiliares de partida tem a função de aquecer o combustível quando a temperatura do motor é inferior a 14ºC e o abastecimento ocorreu com etanol. Como esse sistema precisa de grande potência para funcionar, forçar seu uso com a vela desgastada pode causar problemas na bateria e provocar a sua falha. O mesmo ocorre nos carros que possuem reservatório para gasolina, também chamado de “tanquinho”.

“Neste caso, uma dica importante é que o dono do carro faça a limpeza do reservatório e substituição da gasolina com a chegada das temperaturas mais baixas, para garantir o bom funcionamento do sistema”, comenta Hiromori Mori.

A NGK recomenda que a vela de ignição seja inspecionada conforme orientação do manual do veículo, a cada 10 mil quilômetros ou anualmente. Também é importante checar as condições dos cabos – responsáveis por conduzir a alta tensão produzida pela bobina até as velas – sempre que o sistema passar por revisão.

Sobre a NGK

A NGK, referência mundial nos setores automotivo, cerâmico e de revestimentos porcelanizados, completou 57 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2016. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Cerâmicas Técnicas) e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de mais de 1.200 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes. Mais informações em www.ngkntk.com.br. A página também disponibiliza dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar