Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como utilizar o consórcio para se tornar independente financeiramente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  DSOP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O consórcio pode ser um excelente meio para se tornar independente financeiramente, ou seja, não depender da Previdência Social para sobreviver ou precisar continuar trabalhando mesmo após aposentado. Contudo, por falta de educação financeira, muitas pessoas não conseguem ao menos pagar todas as parcelas do consórcio.

Para quem pretende comprar uma casa, carro ou mesmo adquirir um serviço – como viagens, tratamentos cirúrgicos, entre outros – mas não se planejou com antecedência para pagar com próprios recursos, o consórcio é uma boa pedida para pagar menos juros do que se fizesse empréstimos ou financiamentos.

O que poucos sabem, contudo, é que o valor aplicado em consórcios não precisa necessariamente ser usado para o objetivo predeterminado. Ao ser contemplado, é possível aplicar o valor na administradora do consórcio, destinando a quantia para um fundos de investimentos vinculado ao contemplado, sendo beneficado pelas correções, e seguir pagando as prestações.

Dessa forma é possível obter grande rentabilidade e, no final do consórcio, retirar todo o valor se desejar ou destinar para outro fundo. Há também a possibilidade de vender a carta de crédito por um bom preço, obtendo lucro, contudo o rendimento esperado com a aplicação na administradora do consórcio é significativamente maior.

Observe que não estamos falando de um retorno imediato, obtido rapidamente. Pelo contrário, trata-se de um investimento de longo prazo, muito indicado para garantir a independência financeira.Afinal de contas, depender apenas da Previdência Social para se aposentar com segurança já não é mais uma possibilidade plausível.

Trata-se realmente de um bom negócio, contudo o grande problema é que muitas pessoas assumem a responsabilidade de pagar mensalmente as parcelas do consórcio, mas não conseguem pagar até o final. Vale ressaltar que esta é uma modalidade muito procurada por quem não tem disciplina, pois não permite o saque antes da contemplação, seja por meio de lances ou sorteios.

É preciso ter educação financeira para entrar no consórcio e seguir pagando as parcelas até o final. Portanto, é necessário conhecer a sua verdadeira situação, por meio de um diagnóstico financeiro, e verificar quais gastos pode reduzir (ou eliminar) para investir no consórcio e em seu futuro.

Se tratando de um sonho de longo prazo tão importante – garantir a sustentabilidade e independência financeira – não se deve deixar para amanhã o que poderia ter começado ontem: mude seus hábitos e comportamentos e comece a poupar. O mais importante nesta jornada é dar o primeiro passo.

Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar