Brasil,

Hospital da baixada fluminense é o primeiro do Brasil a receber selo de excelência no diagnóstico e tratamento de sepse

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Hospital de Clínicas Mário Lioni, em Duque de Caxias, destaca-se por índices de mortalidade bem menores do que a média nacional

O Hospital de Clínicas Mário Lioni, localizado em Duque de Caxias, na baixada fluminense, recebeu nesta quinta-feira, 4 de maio, a certificação de Excelência por Distinção na Identificação Precoce e no Tratamento da Sepse, do Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS) e da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo, concedido pela primeira vez no Brasil, foi entregue durante o XIV Fórum Internacional de Sepse, em São Paulo. Popularmente conhecida como infecção generalizada, a sepse é a principal causa nacional de morte de pacientes internados em unidades de terapia intensiva. Segundo o ILAS, a letalidade da doença está em torno de 55% nas UTIs – no Mário Lioni, uma série de medidas de controle aplicadas reduziu esse índice a 13% em 2016.

Apesar de recorrente – no Brasil, são registrados cerca de 400 mil casos por ano – uma pesquisa do Instituto Datafolha apontou que 86% dos 2.100 entrevistados nunca ouviu falar da doença. Esse fato e a dificuldade do diagnóstico são alguns dos fatores que levam à alta letalidade, avalia Pablo Quesado, diretor médico do Hospital de Clínicas Mário Lioni. “Alguns sintomas da sepse, como falta de disposição, sede, calafrios e baixa produção de urina, são comuns também a outras doenças – por isso, muitas pessoas demoram a se dirigir ao pronto-socorro. A agilidade no diagnóstico e no início da administração de medicamentos é essencial para o sucesso do tratamento”, explica o médico.

Para ajudar a disseminar o conhecimento sobre a doença, o hospital exibe em suas salas de espera um vídeo que explica, de forma didática, como a sepse se desenvolve. “A sepse surge sempre de um foco principal de infecção. O organismo, ao tentar combatê-la, acaba respondendo com uma inflamação que pode comprometer o seu funcionamento. Se não tratado a tempo, o sistema circulatório pode ser afetado, levando à disfunção de órgãos, ao choque séptico e, até mesmo, à falência múltipla dos órgãos e, consequentemente, à morte”, esclarece Quesado.

Para alcançar níveis de controle que são referência no país, o Hospital de Clínicas Mário Lioni investiu em uma série de medidas que vão desde o treinamento de seu corpo clínico à definição de novos protocolos de tratamento, estabelecendo o tempo de uma hora entre o diagnóstico e o início da intervenção. Nesse período, são realizados exames clínicos e laboratoriais, análise dos resultados, controle e monitoramento da pressão arterial e dos níveis de ácido lático, administração de medicamentos e hidratação, entre outros procedimentos. Isso permite que a equipe de saúde multidisciplinar acompanhe detalhadamente a evolução do quadro do paciente, com maior controle sobre o desfecho.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar