Brasil,

Inflação abaixo do centro da meta com IPCA de 0,21%, em abril

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Universidade Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Inflação abaixo do centro da meta com IPCA de 0,21%, em abril

Com a divulgação do IPCA-15 pelo IBGE, confirma-se a convergência da inflação para o centro da meta, já que a inflação acumulada de 12 meses é de 4,41%. Dois grupos impactaram positivamente a inflação: O primeiro foi alimentação e bebidas, com destaque de alta para o preço do tomate, batata e leite. No segundo grupo, que agrega saúde e cuidados pessoais, o destaque para a alta foi em relação aos preços dos medicamentos.

Para o professor do mestrado em Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, “a acomodação da inflação mostra que a elevação da taxa de juros, no passado, resultou na retomada do controle dos preços, ainda que às custas de uma forte recessão, e o momento atual é de forte reversão da política monetária, ou seja, o Banco Central do Brasil continuará o processo de redução da taxa de juros tendo em vista a queda da inflação para permitir a retomada do crescimento econômico.” Para o economista, que prevê uma taxa de juros situada entre 8% e 8,5% até o fim do ano na ausência de mudanças bruscas nos cenários interno e externo, a queda no custo do capital impulsionará investimentos do setor privado e o consumo das famílias, de modo que “teremos um cenário econômico completamente diferente do atual, em que a recessão terá, definitivamente, ficado para trás.”

Investimentos
O economista chama a atenção para quem tem investimentos e busca maximizar a rentabilidade. Com a Taxa Selic em 8,5%, que é a expectativa já para o fim de 2017, passa a valer a remuneração variável da poupança, que corresponde a 70% da Selic mais a variação da TR. Segundo Vartanian, “nesse cenário, é ainda mais importante que o investidor busque alternativas interessantes em termos de rentabilidade, como os Títulos do Tesouro Direto e os CDBs de bancos que oferecem rentabilidades próximas de 100% do CDI”. Vale destacar que praticamente todos os investimentos que dependem da Taxa Selic acompanharão a queda da taxa de juros em termos de rentabilidade.

Pedro Raffy Vartanian é professor doutor do Mestrado Profissional em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar