Brasil,

Programas Para Evitar Síndrome De Esgotamento No Trabalho E Antistress Crescem Nas Empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Paschoal
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Programas Para Evitar Síndrome De Esgotamento No Trabalho E Antistress Crescem Nas Empresas

Iniciativas para desencorajar jornadas além da carga horária são algumas das ações voltadas para assegurar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal;

48% das companhias que participaram da pesquisa no Brasil oferecem alternativas para combater o stress e a ansiedade no ambiente corporativo;

17% das empresas respondentes implementaram programas para evitar síndrome por esgotamento no trabalho, conhecida como burn-out, no último ano.

Alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho se tornou um dos principais desafios dos profissionais do século 21. Para as empresas, o tema é importante porque a sustentabilidade e a lucratividade do negócio dependem muito do engajamento e apoio dos colaboradores em relação à cultura organizacional.

Entre líderes de RH, o tema é abordado como um dos pilares para se destacar no mercado. Para isso, é preciso que a estratégia de pessoas vá além de oferecer salários competitivos ou oportunidades de crescimento e desenvolvimento, mas foque também em questões que envolvam a promoção da saúde e da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Em pesquisa recente, o Top Employers Institute Brasil, empresa de certificação global que reconhece a excelência nas condições de trabalho criadas pelas organizações, avaliou o que mais de 1.200 empregadores nacionais e internacionais oferecem como soluções de bem-estar.

O conceito é amplo, portanto, o estudo focou em quesitos como prevenção, apoio durante afastamento por motivo de doença e programas de apoio e estímulo à vida saudável.

Quando o assunto é trabalho além da carga horária, apesar de a legislação delimitar criteriosamente os limites de jornada de trabalho, um grupo de empresas está indo além e implantando programas que desencorajam os funcionários a permanecerem mais do que o necessário no escritório.

No Brasil, 62% das organizações que participaram da pesquisa possuem iniciativas neste sentido. O número é 10% maior em relação à média global e 20% maior em relação a outras empresas presentes na América Latina.

Por outro lado, as companhias nacionais ainda estão atrás no cuidado com o stress e a ansiedade corporativa. Apenas 48% disseram aplicar programas preventivos, enquanto a média no mundo é de 78%.

O crescente número de profissionais procurando por programas de recuperação por esgotamento no trabalho (burn-out) coloca o tema ainda mais em evidência. Segundo o relatório, o número de empresas no Brasil que contam com algum programa de prevenção ao burn-out chegou a 17%, enquanto a média global para esta mesma iniciativa é de 34%.

Em relação a programas de apoio e estímulo a atividades físicas, as empresas que participaram afirmaram oferecer opções de esporte no local de trabalho, parceria ou subsídio para academias, programas antitabagismo, programas para perda de peso e de informação nutricional.

“A maioria dos Top Employers no Brasil ainda está avançando em questões de bem-estar e qualidade de vida no trabalho”, afirmou Gustavo Tavares, Country Manager da Top Employers Institute Brasil. “A pressão constante por resultados e a redução nos tamanhos das equipes estão entre os principais responsáveis pelos casos de burn-out em nosso país, refletindo o momento econômico que estamos vivendo”.

Sobre o Top Employers Institute

O Top Employers Institute é uma das principais referências globais em certificações de processos de gestão de pessoas e employer branding. Com sede em Amsterdã, na Holanda, trata-se de uma certificação concedida apenas às organizações que atingem os mais altos padrões de excelência em condições de carreira. No Brasil desde 2011, o selo Top Employers é conferido anualmente para as melhores empregadoras do país.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar