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Confira quais práticas podem reduzir o custo do plano de saúde nas empresas

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Medicina preventiva, combinada com uma gestão da saúde da empresa, auxilia na redução média de 30% nos custos assistenciais para as empresas

Como grande parte dos custos relacionados à saúde suplementar são financiados pelas empresas, já que os planos empresariais respondem por cerca de 65% do total de planos de saúde no país, todo o quadro funcional da organização, mesmo aqueles que seguem um estilo de vida saudável, são impactados por maus hábitos de certos colaboradores. Portanto, para as empresas, a adesão aos programas de qualidade de vida e prevenção é opção viável para a redução dos custos com o benefício. Segundo Marcelo Alves, diretor da Célebre Corretora, empresa do segmento de planos de saúde e seguros no país, essa iniciativa faz bem para a saúde da empresa e do funcionário, já que programas baseados em incentivos causam mudanças no comportamento dos trabalhadores e impactam positivamente nos negócios da empresa.

“Os exames, em geral, são mais baratos na comparação com os tratamentos e é nesse foco que a prevenção consegue reduzir os custos com procedimentos ambulatoriais”, afirma Alves. No entanto, de acordo com ele, muitas pessoas só procuram um profissional da saúde quando o quadro da doença já está mais avançado, o que gera gastos altos por parte dos convênios. Com a promoção da saúde, é possível conscientizar seus usuários sobre a importância da prevenção de doenças.

“Além de controlar os custos dos planos de saúde, as ações de prevenção contribuem para a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, e consequentemente, no aumento da produtividade e redução do abstencionismo nas organizações”, pontua.

Exemplos de ações de prevenção

Para o especialista, devido ao fato da população brasileira estar envelhecendo mais rápido na comparação com a média mundial, surgem novas necessidades de investimentos para aperfeiçoar os métodos e ações de prevenção que visam o cuidado com a saúde dos trabalhadores. “Programas de vacinação, incentivo à prática de atividades físicas, palestras sobre alimentação saudável e prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), são algumas das ações que as empresas podem colocar em prática”, exemplifica Alves.

Medicina preventiva e gestão da saúde da empresa

Portanto, a medicina preventiva, combinada com uma gestão da saúde da empresa, que abarca a avaliação do perfil dos funcionários, mapeamento da utilização do benefício, entre outras ações, são práticas válidas, que auxiliam na redução média de 30% nos custos assistenciais para as empresas, além de promover melhoria de qualidade de vida do quadro funcional.

No entanto, de acordo com o executivo, apenas uma parcela pequena das empresas está fazendo algo no sentido da prevenção e gestão do plano de saúde. “A maioria das companhias não tem nenhum programa estruturado na área e estão mais expostas ao crescimento dos gastos com saúde e os impactos negativos deste benefício em seus resultados”.

Incentivo ao uso racional do benefício

Alves ainda pontua que é preciso estimular o uso racional do plano de saúde para que a sinistralidade não aumente em demasia. “O número excessivo de consultas, exames e terapias realizados por parte dos beneficiários, os quais muitas vezes se mostram desnecessários, é o fator que mais eleva os gastos com o plano. Só esse desperdício causa impacto de 30% no preço do benefício".

O executivo também lembra que muitos exames, principalmente os de rotina, possuem prazo prolongado de validade. “No caso de em nova consulta, o médico solicitar algum exame que já foi realizado em um curto ou médio espaço de tempo, não há a necessidade de repeti-lo”.

Portanto, é fundamental deixar a questão sobre o uso consciente bem clara para o quadro de colaboradores, pois o aumento da sinistralidade do benefício é algo que impacta a todos e não só a quem utilizou o plano de maneira irracional. “Com essas e outras medidas bem desenhadas, a empresa conseguirá manter os custos dentro de uma margem preestabelecida, e, ainda, oferecer um benefício que atenda às necessidades dos colaboradores com excelência”, conclui.

Sobre a Célebre Corretora de saúde

Com 20 anos de história e sediada em São Paulo (SP), a Célebre Corretora de saúde é uma das principais empresas do segmento de planos de saúde e seguros no país. A companhia disponibiliza uma variada e extensa gama de produtos em seu portfólio, como planos de assistência médica, odontológica, de seguro de vida, entre outros. Atualmente, conta com mais de 100 corretores cadastrados que oferecem aos seus clientes planos das principais operadoras de saúde do mercado

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