4 insights de CEOs sobre por que IA é sobre pessoas, não máquinas
Papel da liderança fortalecido com o uso da IA e tecnologia como ferramenta para decisões mais certeiras são algumas dos citados por especialistas
A Inteligência Artificial (IA) vive um momento de adoção acelerada nas empresas e, junto com ela, cresce a percepção de que seu valor real depende de como as pessoas a incorporam no dia a dia de trabalho. Uma pesquisa da Jitterbit em parceria com a Censuswide mostra que 96% dos trabalhadores de escritório nos EUA e no Reino Unido enxergam a IA como uma oportunidade para aprimorar funções, especialmente por reduzir tarefas repetitivas e abrir espaço para atividades mais estratégicas e criativas.
Nesse contexto, líderes vêm reforçando que a virada não é técnica, e sim cultural: quando a IA melhora decisões e eficiência, ela tende a fortalecer o que é humano, colaboração, aprendizado coletivo e moral do time. Além disso, um estudo global do MIT Sloan Management Review com a BCG aponta que mais de 75% dos gestores que tiveram ganhos de decisão e eficiência com IA também relataram melhora em aspectos de cultura de equipe, como aprendizado coletivo, moral e colaboração.
Com isso, 4 CEOs compartilham insights que mostram por que a IA é, antes de tudo, sobre pessoas. Confira abaixo!
O papel da liderança se fortalece com a adoção da IA
Para Laís Macedo, presidente do Future Is Now, hub de networking voltado para líderes da nova economia, o avanço da IA traz insights valiosos sobre o papel da liderança nas organizações. “A tecnologia acelera processos, mas, ao mesmo tempo, reforça a importância de competências humanas como comunicação, empatia e clareza nas relações profissionais”. Segundo ela, a adoção da ferramenta convida líderes a investirem ainda mais em propósito, qualidade das conversas e construção de ambientes de confiança. “Quanto mais tecnologia entra no fluxo de trabalho, mais relevante se torna a presença humana qualificada: líderes capazes de orientar, escutar, dar contexto e fortalecer a cultura. A IA não substitui esse papel — ela o valoriza ainda mais”, reforça.
IA gera valor quando cabe na rotina das pessoas
Para Davi Holanda, CEO e cofundador do Jota, assistente financeiro e pessoal com inteligência artificial conversacional que funciona diretamente no WhatsApp, o principal insight foi entender que tecnologia sofisticada, por si só, não garante adoção. “Percebemos que a IA precisa conversar no ritmo da vida real das pessoas. O valor está na proximidade, na linguagem simples e na capacidade de reduzir fricções do dia a dia”. Para ele, quando a tecnologia respeita contexto, rotina e comportamento, deixa de ser apenas ferramenta e passa a ser apoio real. “Mais do que performance técnica, o valor está em ser útil para quem usa”, provoca.
IA potencializa pessoas, não substitui
De acordo com Fernando Wolff, CEO da Tech for Humans, o avanço da IA em 2026 reforça que a tecnologia não substitui profissionais, mas amplia suas capacidades. “Agentes autônomos podem assumir tarefas complexas e repetitivas, mas o valor real surge quando liberam as pessoas para se concentrarem em estratégia, criatividade e tomada de decisão”, explica. Segundo ele, a adoção de IA exige que líderes e equipes ajustem processos, mas também que invistam em habilidades humanas, como análise crítica e colaboração. “A IA não diminui a relevância das pessoas no negócio, ela potencializa”, conclui.
IA como ferramenta para decisões mais humanas nas empresas
Para Franciane Fenólio, CHRO da Hera.Build, a inteligência artificial só gera valor real quando está a serviço das pessoas. Segundo a executiva, mais do que automação, a IA permite decisões mais conscientes ao transformar dados em inteligência capaz de reduzir sobrecargas, melhorar a comunicação e identificar gargalos que impactam diretamente o bem-estar e a saúde mental dos times. “IA sobre pessoas significa usar tecnologia para criar rotinas mais saudáveis, lideranças mais preparadas e ambientes de trabalho mais colaborativos”, afirma, reforçando que o diferencial competitivo das empresas estará menos na tecnologia em si e mais na maturidade cultural para utilizá-la como apoio à inteligência humana.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário